A importância da Comunicação Interna e dicas para aplicar a melhor estratégia na sua empresa

Seja no dia a dia ou crise, a comunicação interna é um elemento de extrema importância nas empresas. Entenda o que é, como aplicar e estratégias. Confira!

A comunicação interna é essencial para o bom funcionamento da empresa. Sem ela, não é possível coordenar tarefas, integrar colaboradores e pôr em prática a missão, a visão e os valores da organização eficazmente. 

No cenário de crise atual, em que muitas empresas vêm adotando o home office como regime de trabalho de parte ou totalidade dos funcionários, é ainda mais importante – e desafiante – manter uma comunicação boa e eficiente entre todos os colaboradores.  

Confira o conteúdo que a Zenvia preparou especialmente para você e aprenda estratégias para otimizar a comunicação interna nas empresas, superando os desafios impostos por tempos de crise e distanciamento social como o atual. 

O que é a Comunicação Interna

A comunicação interna é a transmissão de informações da organização, através de canais internos. Ela pode ser horizontal ou vertical. 

É horizontal quando o compartilhamento de informações se dá entre funcionários de um mesmo nível hierárquico e vertical quando compartilhadas entre liderança e subordinados. 

É importante que todos os colaboradores sejam incluídos e sintam-se à vontade em participar da comunicação interna. Para isso, é importante pensar que os colaboradores podem ser considerados “clientes” da equipe de Recursos Humanos, o RH, que tem como objetivo integrá-los e engajá-los nos objetivos da organização, promovendo a satisfação do cliente.

Vantagens de manter uma boa comunicação interna

A comunicação transparente e fluida entre todos os colaboradores e líderes da empresa é essencial para gerar benefícios para a empresa. Listamos algumas das vantagens de investir em uma boa comunicação interna.

  1. Aumentar o engajamento entre os colaboradores.
  2. Aumentar a produtividade dos processos.
  3. Diminuir a rotatividade de funcionários, que se sentem mais satisfeitos com a empresa.
  4. Favorecer a troca de conhecimento entre os colaboradores.
  5. Acrescentar maior credibilidade e transparência à comunicação empresarial.
  6. Otimizar o trabalho em equipe.
  7. Alinhar a visão, a missão e os valores da empresa com os colaboradores.

Assim, todos trabalham juntos para alcançar os mesmos objetivos!

Estratégias para melhorar a comunicação interna

Para que você possa promover uma boa comunicação interna em sua empresa, separamos algumas dicas. Com elas, será possível integrar os funcionários e garantir o funcionamento harmonioso da empresa!

Incentive as interações

Incentivar o diálogo e o convívio harmônico entre diretores, gerentes e funcionários é o primeiro passo para uma boa comunicação interna. É importante, pois permite que os colaboradores sintam-se à vontade para emitir suas opiniões e anseios – não só para os membros das equipes, mas também para seus próprios gestores.

Mostre que a porta da sala dos líderes está sempre aberta para novas ideias e conceitos e até mesmo para conhecer melhor os funcionários e suas demandas.

Alinhe os colaboradores

Após estimular e incentivar as interações, é preciso alinhar os colaboradores. Isso deve ser feito, sobretudo, por meio do reforço da cultura organizacional, do esclarecimento dos objetivos gerais e específicos e das expectativas da gerência sobre cada equipe e cada profissional.

Por isso, faça apresentações das principais metas, normas e políticas da organização e reforce-as ao longo de todo o trabalho, mantendo o diálogo com seus funcionários. 

Utilize o endomarketing

A comunicação interna e endomarketing estão intimamente ligados. 

Como foi dito anteriormente, os colaboradores podem ser vistos como “clientes” da equipe de RH, e nada melhor para conquistar e engajar seus clientes do que estratégias de marketing feitas especialmente para eles!

Assim como nas estratégias de customer experience, é essencial garantir que os colaboradores tenham uma boa experiência no ambiente corporativo, estando confortáveis para fazer sugestões, pedir assistência e se comunicar com transparência sobre os mais diversos assuntos. 

Planeje atividades interativas, valorize o desempenho pessoal e integre os colaboradores em processos criativos de planejamento e tomada de decisões. Assim, você terá um pessoal motivado e uma comunicação empática e sincera.  

Aposte em diferentes canais de comunicação

No cenário atual, mais do que nunca, a comunicação interna vem tomando novas formas rapidamente. Antes, majoritariamente feita pelo contato presencial, e agora, com o distanciamento social, se dá principalmente por videochamadas, mensagens de WhatsApp e envio de e-mails.

Sendo assim, é essencial se reinventar e adequar os meios de comunicação para as necessidades atuais, acentuando a importância de oferecer uma maior multiplicidade de canais de atendimento, que possam ser utilizados para facilitar a comunicação, tanto no próprio atendimento ao cliente, quanto entre colaboradores. 

Faça videochamadas curtas diariamente para acompanhar o desempenho e a motivação dos colaboradores, desenvolva atividades especiais como treinamentos à distância e ofereça ferramentas eficazes para manter a comunicação fluída.  

Existem inúmeras plataformas disponíveis para te auxiliar. Entre elas, o Zoom, o Microsoft Teams e o Google Meet permitem realizar chamadas de vídeo gratuitas – ideal para fazer reuniões semanais de follow up. Além disso, o Slack é uma ferramenta que funciona como um canal de comunicação por mensagens rápidas, o que é ideal para manter seu time integrado!

Como acompanhar os resultados das ações feitas

Não há dúvidas de que comunicação interna é essencial para o bom funcionamento e harmonia da empresa, porém muitas organizações focam somente na satisfação do cliente da empresa e esquecem a satisfação dos colaboradores. 

Para saber se as estratégias aplicadas pela empresa estão gerando os resultados esperados, é preciso acompanhar métricas e indicadores. Você pode aplicar pesquisas internas, medir o nível de engajamento dos colaboradores com as ações da empresa e acompanhar a taxa e os motivos de desligamentos dos funcionários.

Além disso, é possível realizar uma pesquisa de satisfação, através do NPS. Aproveite para conferir os nossos artigos sobre o que é NPS e como calcular NPS!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.