Case Marisol: Uso do SMS como canal de comunicação interna

Uma das mais tradiconais indústrias do Brasil usa o SMS para se comunicar com as equipes de produção e consegue efetividade na comunicação interna com 50% de economia.

Sobre a Marisol

A Marisol é uma das maiores indústrias nacionais no segmento de vestuário para meninos e meninas de 0 a 12 anos. A empresa, que completa 48 anos em 2012, iniciou suas atividades com chapéus de praia, e hoje é marca consolidada de roupas e calçados infantis e adultos. Reconhecida no mercado em que atua, possui cinco unidades industriais no Brasil.

Além da marca Marisol, é responsável pela produção das marcas Lilica Ripilica, Tigor Tigre, Rosa Chá, Mineral e Mineral Kids, Babysol, Pakalolo e Criativa.

Cenário

A indústria é um setor de mercado que cresce e se desenvolve por meio da produção, e geralmente essa é a equipe que menos interage com a comunicação interna.

Na Marisol da região nordeste, várias informações relâmpago precisam ser repassadas para os supervisores de produção, que não possuem acesso a e-mails e à comunicação por meio de computador – uma característica comum a todo o setor da indústria. Toda a comunicação interna da Marisol era repassada para as secretárias que ficavam na produção, responsáveis por comunicar os recados aos 70 supervisores dos 1.500 funcionários do setor, dando margem para informações equivocadas geradas pelo boca a boca.

Solução encontrada

Preocupada com a situação da comunicação interna, a unidade nordeste da Marisol resolveu apostar em, como eles dizem, uma proposta moderna, prática e rápida para solucionar os problemas: o SMS. Com ele, a necessidade de uma comunicação mais imediata e direta, sem o risco de informações distorcidas, passou a ser resolvida.

O primeiro envio de SMS teve como alvo os líderes, e os resultados da ação – todos os supervisores leram a mensagem – comprovaram a eficiência do SMS como uma forte ferramenta de comunicação interna.

Iara Leorne, da área de Desenvolvimento da seção de Recursos Humanos da Marisol diz que, “logo no começo era uma surpresa, as pessoas comentavam que haviam recebido uma mensagem da Marisol. Os colaboradores encararam, desde então, esse recusro como de grande necessidade para eles próprios, tanto que me procuravam a qualquer alteração do número de celular para que continuassem a receber as mensagens“, explica.

A Marisol, desde o início, procurou um fornecedor que tivesse conexão com todas as operadoras, para que a flexibilidade nos envios estivesse garantida, além de um sistema de envio facilitado. E foi justamente por isso que escolheu a Zenvia, empresa líder em mensagens móveis no país. O Zenvia Connect Gerenciador Web, sistema utilizado pela Marisol, é simples e prático, possibilitando o fácil gerenciamento de campanhas e de contatos, o que é comprovado por Iara: “Eu criei os grupos de contatos por departamentos no próprio sistema, como o de calçados, da gerência, de confecção e secretárias. Quando eu preciso enviar SMS para determinado público, seleciono apenas o grupo específico e acabo não envolvendo todos sem necessidade em uma comunicação“.

Resultados

O SMS atendeu à necessidade de rapidez e assertividade da informação, além de estabelecer aquilo que a Marisol buscava: um elo com a equipe de produção. Para Iara, “possuir uma comunicação diferenciada e personalizada é a grande dificuldade de muitas indústrias. O SMS deu agilidade à informação; por meio dessa ferramenta, conseguimos criar um elo que antes não tínhamos“.

Além desses benefícios, havia várias situações de eventos na empresa nas quais era necessário produzir convites e entregá-los pessoalmente, o que implicava no custo de impressão. Com o envio de SMS, Iara revela: “Hoje eu consigo enviar 10 comunicações por mês para cerca de 70 lideranças pela metade do custo que tinha para me comunicar antes, e com uma maior eficiência“.

O SMS passou a ser um aliado para comunicar qualquer informação, sendo também a ser uma ferramenta de motivação.”

Iara Leorne, área de Desenvolvimento da seção de Recursos Humanos da Marisol

Escrito por

Zenvia