Um novo canal de comunicação interna: ChatBot

Hoje, nós profissionais de comunicação interna, nos deparamos com várias opções de tecnologia e muitas vezes pensamos : “Como posso utilizar esse recurso com colaboradores aqui na empresa?”. Eis que tenho utilizado chatbot em algumas ações internas e venho obtendo resultados muito bons.

Antes de continuarmos, caso não saiba o que é um chatbot, deixa eu te explicar rapidinho: nada mais é do que uma conversa guiada por um robô (bot) de bate-papo (chat). Porém, pelo tipo de linguagem utilizada você não perceberá que é um robô e sim achará que é uma pessoa conversando com você. Se quiser aprofundar os seus conhecimentos, acesse esse texto aqui.

Nosso desafio no dia a dia é garantir que a comunicação chegue com qualidade a todos os times. Utilizamos vários canais para isso acontecer, seja pelos líderes, intranet, newsletter, jornal mural, etc.

Mas, ao olharmos para o nosso público interno, sem segmentarmos, a sua grande maioria (que pode ser 100% dependendo do ramo da empresa) possui um smartphone. Pronto, é o que precisamos para que uma conversa aconteça por meio de um chatbot. Não é preciso que o colaborador baixe nenhum aplicativo específico para o seu aparelho, pois podemos iniciar uma conversa por SMS, por e-mail, por uma landing page, até mesmo por Facebook Messenger, entre outras possibilidades.

Vamos aos resultados do nosso chatbot de Comunicação Interna!

Atualização cadastral

Nosso time de operações de RH tinha a missão de atualizar os dados dos colaboradores para implementação do e-Social na empresa. Não pensamos duas vezes em usar o chatbot. Elaboramos uma conversa que validava os dados que tínhamos em nosso sistema de gestão de capital humano, o colaborador podia confirmar ou alterar os dados na hora. Todos os nossos times tiveram seus dados atualizados e de uma forma tranquila. Ao final da ação, um relatório foi gerado com as informações e submetido ao nosso sistema.

Lançamento de campanha

Ao lançarmos a nova identidade dos nossos valores, queríamos saber o quanto os colaboradores se identificavam com cada um deles. Para isso, utilizamos uma conversa rápida do nosso chatbot, carinhosamente chamado de ZenBot, para que respondessem algumas questões. Em tempo real, as respostas eram atualizadas na apresentação que a nossa diretora de Desenvolvimento Organizacional estava conduzindo. 78% dos colaboradores responderam as perguntas e o resultado foi positivo, pois pudemos conversar com eles durante a apresentação e, ainda, direcionar as abordagens da campanha.

Convenção

Para a convenção de 2017, um dos poucos momentos do ano que reunimos todos os colaboradores da empresa em um único local, tínhamos dois desafios: a personalização dos crachás e a organização do transporte para o local do evento.

Antes da conversa com o chatbot, os colaboradores escolheram o nome que o bot teria, especialmente, para esse evento. O nome escolhido foi Zenvete. Sim, o pessoal é bem criativo aqui na empresa.

Para trazer a personalidade de cada colaborador ao evento, queríamos que pudessem escolher como seria seu nome no crachá e qual cor e palavra-chave do evento mais se identificavam. Para isso, a Zenvete, conversou com as pessoas para conhecer essas escolhas e, com isso, personalizamos os crachás de cada um.

Já para organização do transporte, novamente a Zenvete conversou com cada um e identificou como preferia se deslocar – carro ou ônibus -, bem como em qual horário preferia retornar. As informações dessa conversa nos ajudou a organizar toda a logística de uma forma divertida e diferente com o uso do chatbot.

Nas duas abordagens, 100% dos participantes responderam ao chat.

Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o dia da mulher, queríamos saber as percepções dos colaboradores sobre essa data. Prontamente, o ZenBot, nosso chatbot, chamou os colaboradores para uma conversa. Nesse bate-papo, perguntamos o que mais orgulhava em uma mulher: 44% do nosso público interno deixou as suas percepções com nosso chatbot. Em 8 de março, publicamos em nossos canais de comunicação as frases de cada colaborador.

Todas essas conversas foram acionadas por um SMS, enviado ao número de celular do colaborador cadastrado em nosso sistema e direcionados para um chat web.

Há várias possibilidades nas quais um chatbot pode ajudar, muito, na comunicação interna. E, ainda, pode ganhar a personalidade da marca da sua empresa, com a linguagem usada, cores e ícones.

Sugiro que comece com uma ação pequena que ajude a resolver um ponto específico das ações de comunicação interna. Sinta como esse chatbot te ajudou e vá evoluindo!

Leia Também:

Chatbot sem NLP: Não tem inteligência?

Escrito por

Zenvia