Customer Centric: Saiba como implementar essa estratégia na sua empresa

Customer Centric é uma estratégia que tem foco total no cliente. Quer saber mais? Conheça os benefícios e saiba como aplicar no seu negócio!

Com o empreendedorismo no Brasil em alta e a concorrência cada vez maior, se destacar é um grande desafio. O consumidor está mais seletivo e busca fazer negócios com empresas que lhe ofereçam um diferencial.

Neste contexto, a adoção de estratégias que têm foco no cliente e em sua satisfação está em crescimento e tem se mostrado eficiente. Customer centric nada mais é do que uma destas estratégias que têm se mostrado extremamente bem-sucedidas.

Neste artigo, falaremos sobre o que é customer centric, seus pilares e benefícios, além de, é claro, te ensinar como adotá-lo em sua empresa. Então, siga conosco e descubra mais!

Customer Centric: Conceito

Customer centric é um conceito que coloca o cliente no coração da empresa. Sua satisfação é fundamental para o sucesso; assim, as ações e os investimentos feitos pela instituição devem ser focados em oferecer uma excelente experiência ao cliente.

O objetivo é que ele esteja satisfeito com todas as etapas da venda – desde a abordagem inicial pelo time de pré-vendas até a assistência pós-compra pelo time de pós-vendas.

Um cliente satisfeito com toda a experiência de compras dará preferência em adquirir os produtos e serviços da sua marca no futuro e será menos suscetível à concorrência. Dessa forma, o principal benefício de aplicar estratégias de customer centric é o aumento da taxa de fidelização de clientes e o consequente aumento dos lucros.

Pilares do Customer Centric

Agora que você já sabe o que é, está na hora de aprender a aplicar esta estratégia, que está deixando de ser apenas um diferencial e se tornando uma necessidade de todas as empresas.

No entanto, sabemos que mudar todas as suas estratégias para focar nas necessidades e demandas do consumidor não é tarefa fácil. Por isso, aí vão algumas dicas de como implementar esta técnica!

Conheça o seu cliente

Para garantir que as suas estratégias irão agradar ao seu público, é necessário, primeiramente, entendê-lo.

Estudar o comportamento do seu cliente te auxiliará a entender suas demandas e necessidades. Assim, agradá-lo será muito mais fácil. Para esse processo, você pode definir as características dos perfis dos seus clientes e montar uma persona.

Invista em sua equipe

Uma equipe satisfeita e bem treinada refletirá em um bom relacionamento com o cliente. É importante que todos estejam alinhados com o objetivo central da empresa e se identifiquem com isso.

Colocar o cliente no centro envolve uma mudança de cultura empresarial; assim, é necessário que todos os funcionários estejam envolvidos e motivados no mesmo objetivo.

Aceite críticas construtivas

Para saber se o cliente está satisfeito, nada mais efetivo do que consultá-lo. Peça feedbacks ao seu consumidor e use-o para pensar em melhorias para sua estratégia.

A dica aqui é investir em pesquisas de satisfação, como a NPS, que ajudem a sua empresa a entender qual é a imagem que os clientes têm da marca. Com os resultados em mãos, será possível identificar oportunidades.

Acompanhe os resultados

Customer centric é uma técnica de longo prazo que considera que a experiência do cliente não termina na hora da venda. Por isso, é necessário proporcionar um bom atendimento também no pós-venda.

Ou seja, monitore seu desempenho com cada cliente e aposte em mudanças, caso necessário. O importante aqui é trabalhar para que cada vez mais clientes estejam satisfeitos com a sua empresa.

Agora que você já está pronto para transformar sua empresa em customer centric, conheça também a estratégia de customer success!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.