O que é endomarketing? Entenda conceitos, importância e dicas de ações para engajar colaboradores!

O que é endomarketing e como colocar em práticas ações voltadas para criação de um ambiente de trabalho saudável em sua empresa. Clique e saiba mais!

O endomarketing é uma estratégia que atrai colaboradores qualificados e ajuda a manter sua fidelidade, fortalecendo a base da organização.

Portanto, acompanhe nosso artigo e saiba como implementar esta estratégia que irá melhorar a imagem da organização entre os colaboradores!

O que é endomarketing?

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia que foca na percepção dos colaboradores sobre a empresa, visando melhorá-la. 

Campanhas de endomarketing visam promover a interação para fortalecer os laços entre colaboradores e alinhá-los à missão, metas e valores da organização. 

Diferentemente do marketing tradicional, em que as estratégias focam no bom atendimento ao cliente, no marketing interno o cliente é o próprio colaborador da empresa. Seu bem-estar e sua satisfação devem ser centrais. 

Agora que você já se familiarizou com a estratégia, conheça seus benefícios e saiba como adotá-la! 

Endomarketing x Comunicação Interna

Os conceitos de comunicação interna e endomarketing estão ligados. Ambos compartilham o mesmo público-alvo – os colaboradores – e alguns objetivos: melhorar o ambiente de trabalho, engajar colaboradores e diminuir sua rotatividade. 

Porém, enquanto as estratégias de comunicação interna nas organizações focam nas relações entre os colaboradores, o endomarketing tem como foco a relação empresa-colaborador. 

O objetivo máximo do endomarketing é melhorar a imagem da empresa perante os colaboradores, enquanto o da comunicação interna é otimizar seus diálogos, em prol do melhor funcionamento organizacional. 

Benefícios do endomarketing

As vantagens de adotar estratégias de endomarketing nas empresas são inúmeras. Conheça algumas!

Redução do turnover

O turnover é um índice que mede a rotatividade dos funcionários. Com campanhas de marketing interno, essa taxa será reduzida e a empresa economizará recursos e esforços que seriam gastos com a procura por novos colaboradores. 

Funcionários motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho terão menos motivos para buscar outras ocupações, podendo se desenvolver melhor na organização e acrescentar mais a seus cargos. 

Melhora na comunicação interna

A comunicação interna e o endomarketing estão intimamente ligados, apesar de serem conceitos diferentes, como vimos acima.

No entanto, através do endomarketing é possível atuar também na comunicação interna melhorando o clima organizacional, o alinhamento e a confiança entre os colaboradores e facilitando a comunicação fluida e eficaz entre eles. 

Melhora da produtividade

A melhora na produtividade é resultado tanto da boa comunicação, quanto do aumento da motivação e satisfação dos colaboradores e seu maior alinhamento com os objetivos da organização. 

A atitude positiva pode ser tão eficaz quanto horas extras no quesito produtividade, fazendo com que colaboradores sintam-se mais confortáveis e dispostos em seus serviços. 

Endomarketing na prática

Agora que você já entendeu a importância do endomarketing nas empresas, conheça algumas estratégias que irão ajudar em sua eficiência. 

Invista em comunicação

A comunicação interna nas empresas é fundamental para sua imagem e bom funcionamento. 

A comunicação falha pode levar a mal-entendidos, que, por sua vez, prejudicam o ambiente organizacional, deixando os colaboradores mais tensos e menos motivados.

Invista em plataformas de comunicação interna e ofereça mais espaços para seus colaboradores compartilharem suas opiniões e se manterem informados. Assim, eles se sentirão mais integrados com as metas da empresa e seu processo decisório.

Reconheça o bom trabalho

Mostre apoio e reconhecimento a seus colaboradores, oferecendo elogios e prêmios ao bom trabalho. 

Bônus salariais, cupons de descontos em restaurantes e ingressos para shows são algumas opções de benefícios que podem ser concedidos aos colaboradores com melhor desempenho.

Seja criativo, mas não deixe o bom desempenho passar despercebido. Assim, sua equipe estará mais motivada!

Fortaleça os relacionamentos

É importante que os colaboradores estejam alinhados à missão e aos valores da empresa para atuar em conjunto no alcance de seus objetivos. 

Assim, é importante que a empresa promova boas relações entre colaboradores. Isto pode ser feito através de happy hours, festas de fim de ano e eventos especiais, mas é necessário ir além de eventos pontuais, para que eles sintam-se integrados também no dia a dia. 

Designar mentores responsáveis pelo acolhimento de novos colaboradores, apresentando-os, deixando-os a par de eventos e até mesmo levando-os para almoçar pode ser uma estratégia muito efetiva. 

Além disso, é possível incentivar seus interesses pessoais através da formação de times de futebol ou clubes de leitura. As opções são inúmeras!

Ofereça treinamentos

Invista no futuro de seus colaboradores oferecendo treinos de capacitação e inovação.

Além de otimizar os serviços de sua empresa, você terá colaboradores mais satisfeitos e engajados em suas funções. 

Busque opiniões

Envolva o setor de RH da empresa e faça pesquisas de opinião para determinar a satisfação do colaborador.  

Assim, serão determinados os pontos de maior satisfação e dificuldade, que poderão ser estudados para tornar as ações de endomarketing mais eficazes e certeiras. 

A Net Promoter Score (NPS), por exemplo, é uma das metodologias de pesquisa mais utilizadas e pode ser uma boa opção para as empresas que desejam obter feedbacks.

Aproveite e confira nossos conteúdos sobre o que é NPS e como calcular NPS

Como aplicar o endomarketing?

Os três pilares que dividem as ações de endomarketing são os seguintes.

  • Estratégia: visa atingir uma meta específica predeterminada.
  • Motivação: visa a melhora do ambiente organizacional e a motivação dos colaboradores.
  • Apoio à gestão: visa alinhar o colaborador à missão, visão e valores da empresa. 

Assim, é preciso traçar uma linha divisória entre estas três abordagens e determinar as ações a serem tomadas em cada vertente. 

Para isso, é essencial a participação do time de RH, que se responsabilizará pelo contato direto com o colaborador para determinar suas necessidades e pontos de dificuldade e verificar se as estratégias estão sendo bem empregadas.

Ao aplicar o endomarketing, existem ferramentas e estratégias que podem ser muito úteis, como o marketing de relacionamento, que irá melhorar sua comunicação com os colaboradores e fortalecer suas relações – tarefa particularmente desafiadora em tempos de distanciamento social. 

Não deixe de conferir também nosso artigo com dicas sobre comunicação interna nas empresas.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.