Entenda a importância da comunicação corporativa em seu negócio

A comunicação corporativa é um conjunto de estratégias e ações que buscam melhorar a forma como uma empresa transmite sua imagem para seu público de interesse. Ou seja, como ela envia (e recebe) informações para clientes, fornecedores, investidores, funcionários e, até mesmo, para o governo e a opinião pública.

O objetivo amplo da comunicação corporativa, portanto, é assegurar que esses públicos entendam a importância e a confiabilidade de uma empresa, assim como a qualidade dos seus produtos, serviços e processos internos.

Neste post, vamos mostrar os tipos de comunicação corporativa, exemplificar benefícios de uma comunicação de excelência e mostrar quais passos são necessários para que sua empresa se relacione com todos os públicos de forma eficiente. Confira!

Quais são os tipos de comunicação corporativa?

A comunicação corporativa atua para atingir diferentes públicos, o que se desdobra em três categorias. Embora elas comunguem de alguns princípios e estratégias bem similares, elas também apresentam diferenças importantes, como mostramos a seguir.

Comunicação interna

Como aponta o nome, a comunicação interna é voltada para o público da própria empresa, ou seja, seus funcionários e prestadores de serviço, sejam eles próprios ou terceirizados. Aqui, o foco está em difundir a cultura e a política da companhia, ajudando a melhorar o ambiente interno, a motivação e a produtividade.

A comunicação interna é, também, muito importante para a transmissão de informações importantes para o dia a dia, como o reforço de ações de segurança, divulgação de resultados e apresentação de projetos internos. Alguns canais de comunicação interna são o jornal mural, a intranet, os treinamentos, os workshops e as palestras.

Comunicação externa ou mercadológica

A comunicação externa diz respeito às maneiras como a empresa se comunica com clientes e potenciais clientes. Dessa vez, o foco é divulgar produtos e serviços oferecidos pela organização de forma envolvente.

A comunicação externa, portanto, envolve estratégias e ações de marketing visando o aumento direto de vendas — como compra de espaço publicitário em veículos de comunicação ou campanhas em redes sociais — mas também o treinamento para o atendimento de clientes e o pós-venda.

Comunicação institucional

A comunicação institucional é a base de todas as outras comunicações, já que ela envolve a melhoria da imagem da empresa. Trata-se de transmitir os valores, a missão e a história da organização junto à imprensa, sociedade e ao próprio público interno.

As ações de comunicação institucional envolvem estratégias de relações-públicas e assessoria de imprensa, como o envio de press releases para veículos de comunicação. Com ela, a empresa constrói uma boa reputação junto à sociedade, abrindo espaço para uma melhor atração de compradores e investidores.

Quais são os benefícios da comunicação corporativa?

Como você já deve ter notado, a comunicação corporativa ajuda a empresa a passar uma imagem correta sobre si mesma para clientes, colaboradores e sociedade. Quando bem executada, ela gera os seguintes diferenciais competitivos.

Aumento da produtividade

Quando a comunicação interna é clara e eficiente, os funcionários conseguem entender e passam a adotar as políticas e a cultura da empresa com mais facilidade. Ou seja, cada equipe entende seu papel e importância na organização, aumentando a motivação geral.

A comunicação interna ainda ajuda a padronizar processos, bem como diminuir conflitos, tornando o ambiente de trabalho menos burocrático e estressante, ou seja, torna o ambiente adequado para que cada empregado consiga entregar o seu melhor.

Um bom exemplo vem da Marisol, uma das maiores indústrias de vestuários do Brasil. A empresa utiliza mensagens de SMS para agilizar a comunicação entre as equipes, principalmente com coordenadores de produção que não têm acesso a e-mails. Assim, mesmo instruções relâmpago podem ser atendidas com agilidade e qualidade.

Melhoria da imagem

Fidelizar clientes é um desafio cada vez maior e, por isso, não basta apenas ter bons produtos ou preços: é preciso que os consumidores confiem e indiquem sua empresa. Uma boa comunicação externa ajuda a melhorar a imagem da companhia junto ao público, mostrando que a organização tem responsabilidade social e ambiental, por exemplo.

Esse benefício é ainda mais importante em momentos de crise. A Petrobras, uma das maiores empresas brasileiras, precisou investir em uma estratégia agressiva de comunicação depois de ter sua imagem abalada por crises éticas e financeiras.

A solução encontrada foi um hotsite para o público interno e externo que divulgava ações de compliance e mudanças de gestão. A ideia foi utilizar uma linguagem clara e convidativa, reforçando a ideia de que a estatal estaria entrando em um novo e melhor momento.

Relacionamento com parceiros

A comunicação corporativa também é importante para melhorar a integração com diferentes parceiros, como fornecedores. Assim, a empresa consegue garantir o respeito das suas políticas e normas internas em toda cadeia de produção, otimizar a integração entre processos internos e externos e até compartilhar projetos amplos com terceiros.

A comunicação interna é importante quando uma empresa utiliza mão de obra terceirizada e precisa que seus parceiros se sintam integrados no dia a dia. A Vale, por exemplo, conta com uma enorme variedade de fornecedores para executar grandes obras.

Para assegurar que os funcionários terceirizados entendam a cultura da empresa e normas de segurança, são produzidos jornais internos específicos para esse público, bem como treinamentos e momentos de confraternização integrados.

Como melhorar a comunicação corporativa?

Para conseguir utilizar as vantagens estratégicas da comunicação corporativa, cada ação do setor deve ser pensado de forma estratégica e integrada. Assim, apesar das diferenças entre comunicação interna, externa e institucional, todas elas seguirão os mesmos princípios, garantindo que a imagem da empresa não seja contraditória ou incoerente.

Uma comunicação corporativa de excelência, portanto, precisa de três fatores

Planejamento adequado

Cada ação corporativa só é executada após um plano estratégico, e com a comunicação não deve ser diferente. Por isso, é importante que a empresa faça um diagnóstico dos seus canais e estratégias de comunicação e trace metas de melhoria, como um aumento de conversão de vendas ou diminuição do turnover interno.

Monitoria de resultados

As ações de comunicação também precisam ser monitoradas para que os gestores entendam sua efetividade. Um exemplo simples está na compra de banners na internet, um investimento cujo retorno pode ser medido por métricas como custo por clique ou aumento de conversão de vendas.

Com a monitoria constante dos processos de comunicação, a empresa consegue visualizar quais ações ou canais trouxeram resultados mais promissores e quais ainda precisam de ajustes. Assim, a monitoria é base para o próximo planejamento estratégico, formando um ciclo virtuoso.

Ferramentas corretas

A escolha de ferramentas adequadas para as ações de comunicação é um momento decisivo. Ela começa com a escolha dos próprios canais de comunicação que serão utilizados pela empresa. Vale a pena apostar em mídia tradicional para atingir um público mais amplo ou apostar em ações em redes sociais? A organização precisa de uma intranet?

Um bom exemplo de escolhas inteligentes de canal vem da marca de calçados New Balance. Para divulgar a inauguração de uma nova loja, a empresa apostou na criação de um aplicativo de realidade virtual. Os usuários, então, precisavam encontrar “prêmios” escondidos nos arredores da loja para ganharem um par de tênis grátis.

Vale lembrar que existem ferramentas criadas para atender as necessidades de comunicação: plataformas de CRM (Gestão de Relacionamento de Clientes) ajudam empresas a conhecerem melhor seus clientes, chatbots podem baratear os processos de atendimento e serviços de automação de marketing podem ser importantes aliadas na conquista de novos públicos.

Como falamos, escolher a ferramenta certa pode fazer a diferença na sua comunicação corporativa. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer a fundo uma dessas ferramentas? Então, leia nosso post Sistemas Conversacionais: entenda por que apostar em chatbots!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.