blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
dia-mundial-do-consumidor-mobile-marketing-e-comportamentos-de-consumo.jpg

Dia Mundial do Consumidor: mobile marketing e comportamentos de consumo

No dia 15 de março é celebrado o Dia Mundial do Consumidor. A data foi criada no início da década de 1980 para divulgar e relembrar empresas e clientes de que o ato da compra é regido por leis que devem ser respeitadas.

Em tempos de mudanças constantes nas relações entre empresas e consumidores, em parte graças aos avanços tecnológicos que continuam transformando hábitos e formas de consumo, a data ajuda a reforçar quatro princípios básicos do cliente: direito à segurança, direito à informação, direito à escolha e direito a ser ouvido. Por isso, a comunicação com os cliente necessita ser preservada e estreitada. Reunimos neste post algumas dicas de como o mobile marketing pode ajudar neste processo de aproximação com os consumidores.

 

crie as melhores campanhas de marketing com sms

 

A nova era mobile marketing
O mundo tem mudado a uma velocidade cada vez maior. Parte dessas mudanças está ligada ao aumento de funções e usos de telefones celulares e tablets no dia a dia das pessoas.
Algumas estatísticas comprovam essas transformações. De acordo com o relatório da MM Mobile Report 2015, atualmente existem mais telefones celulares do que aparelhos de TV. Além disso, mais de 80% dos telespectadores assistem TV enquanto usam seus dispositivos mobile. E os gastos com publicidade para esse tipo de dispositivo, o chamado mobile marketing, já ultrapassam o volume de US$ 22 bilhões anuais.

O que esses números realmente significam? Que o mobile marketing não para de crescer. O mesmo relatório aponta que quatro entre cinco consumidores já utilizam o telefone celular ou tablets para realizar compras e 15% das vendas de varejo on-line em 2013 já foram realizadas por meio desses dispositivos móveis.

Direitos do Consumidor e SMS
Dentro desse amplo universo do mobile marketing, que envolve sites responsivos, aplicativos e publicidades em redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, o SMS Marketing cumpre um importante papel de divulgação de marcas e produtos. Ele atinge diversos públicos de maneira eficaz por ser compatível com todos os tipos de aparelhos celulares e ter altos índices de taxa de abertura (98%). O recurso ainda é de baixo custo, suas campanhas podem ser rastreáveis e é aceito pela audiência: um estudo da W2O Group indica que 52% dos usuários permitem envio de publicidade por meio de SMS.

Mas como todo canal de publicidade voltado para promoção de algum produto ou serviço, o SMS Marketing está sujeito às leis de defesa do consumidor. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Mobile Entertainment Forum (MEF) exigem que algumas regras sejam respeitadas pelas empresas que realizam o envio desse tipo de mensagem.

Por exemplo, é recomendado que as empresas deem a opção de descadastrar-se para quem recebe a mensagem (recurso conhecido como Opt-Out), além de respeitar os horários de envio (das 9h às 21h, em dias de semana, e das 10h às 16h, aos sábados). As companhias que usam o SMS Marketing ainda devem se identificar nas mensagens e respeitar o limite de até 140 caracteres.

Para realizar uma boa campanha via SMS Marketing, não basta as empresas apostarem em um bom conteúdo voltado para o público certo. É necessário também que elas respeitem sua audiência ao seguir atentamente os direitos do consumidor.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS