Pilares do bom atendimento ao público + 3 dicas fundamentais

Confira os principais pilares e dicas do atendimento ao público e como aplicar as melhores práticas dentro do seu negócio!

Cuidar do atendimento ao público é uma tarefa que toda empresa precisa se dedicar. Isso porque o suporte oferecido aos consumidores é determinante nas relações comerciais, ajudando a aprimorar o que não está bom e a potencializar bons resultados. Além disso, o atendimento aos consumidores é um desafio institucional que constrói a imagem do negócio, um espelho corporativo perante o público. 

Conhecer os pilares de um bom atendimento ao público é um dos primeiros passos para começar a oferecer o contato que seus clientes precisam. Com base nisso, vale a pena entender mais sobre o conceito de atendimento e sua importância.

Conceito de atendimento ao público

O conceito de atendimento ao público é o alicerce fundamental de uma boa experiência com a marca e, portanto, da fidelização do cliente. 

Conceito é ideia, e a ideia do atendimento ao público é oferecer a melhor experiência ao consumidor, além de ajudar a resolver problemas e tirar dúvidas. Dessa forma, desenvolver essa competência dentro sua empresa, é uma ótima estratégia para manter o interesse popular no que você tem a oferecer.

Sem dúvidas, o bom atendimento é o que diferencia as marcas em um mercado tão competitivo quanto é hoje. Então, essa característica da empresa deixa de ser um diferencial para ser um requisito básico. Isto é, se você quer obter sucesso e continuar crescendo.

Por que o atendimento ao público é tão importante?

Essa forma de interação com os consumidores é algo prioritário, pois mostra boa vontade, eficiência e a disposição da empresa em solucionar e antecipar problemas. É superar as expectativas do cliente e, assim, surpreendê-lo. 

Ter qualidade no atendimento ao público é importante pois é considerado um dos fatores decisivos para fidelizar clientes à sua empresa e, assim, aumentar as chances de seu retorno. Além do mais, um cliente fidelizado pode fazer indicações da marca e dar feedbacks entusiasmados para as pessoas que estão ao seu redor. 

De acordo com dados do portal Statista, por exemplo, muitos clientes valorizam uma boa experiência de atendimento como o principal ponto ao realizar uma compra. Cerca de 33% dos consumidores dizem que, para eles, um dos mais importantes aspectos do atendimento ao público é ter seu problema resolvido em uma única interação, independente do tempo levado para solucionar o problema.

Principalmente online, reviews negativas são pontos chave no processo de decisão de novos consumidores. Uma pesquisa do MOZ constatou que, aproximadamente, 67% dos clientes são impactados quando leem comentários ruins sobre experiências de outras pessoas. Portanto, fazer o cliente se sentir querido e bem atendido é fundamental para que um negócio atinja o sucesso, pois assim há menos críticas e ressalvas sobre os serviços e produtos da empresa.

Pilares do bom atendimento ao cliente

Para garantir um bom relacionamento, tanto pessoalmente quanto online, é importante não só ter noções de atendimento ao cliente, mas também conhecer os pilares que estruturam um atendimento de qualidade.

Entender a demanda 

Para otimizar seu atendimento e agradar a seus consumidores é muito importante ouvir e entender o que o cliente está comunicando. Independentemente se for uma queixa ou apenas uma dúvida, é imprescindível que você se mostre presente ali e entenda atenciosamente a demanda para, assim, resolvê-la da forma mais eficiente possível.

Além disso, o entendimento da demanda ajuda o negócio a fazer um planejamento eficiente. Afinal, de nada adianta oferecer um atendimento de qualidade, quando há uma longa de lista de reclamações a serem atendidas. Por isso, tente sempre encontrar o melhor caminho e solucionar problemas com agilidade, sem ficar repassando para outras pessoas.  

Ter ciência dos benefícios

Deve-se entender que oferecer um bom atendimento ao público é uma via de mão dupla. Atender ao cliente com qualidade, além de ser agradável para ele, é importante para a empresa, pois a sua satisfação é essencial para o desenvolvimento de negócios.

Ao resolver os problemas e garantir uma boa experiência, você previne críticas e o fideliza, aumentando, assim, as chances de continuar este relacionamento e de sua marca ser recomendada para outras pessoas.

Praticar a personalização

Não é novidade que a personalização é um dos pontos fortes de qualquer estratégia. No atendimento ao público, isso não é diferente.

Os clientes procuram mais do que apenas frases prontas e ensaiadas – é preciso oferecer uma conversa mais humanizada, que deixe claro que a marca conhece a pessoa com quem está falando. 

Para colocar isso em prática, vale tentar prever o comportamento do seu cliente, como suas próximas perguntas e críticas. Assim, você pode ser proativo em suas respostas e conseguirá surpreender.  

Além disso, adotar a personalização em suas abordagem é crucial para a construção da marca. Afinal, o cliente assimilará aquele atendimento como uma característica da empresa. 

Adotar a automatização

Velocidade é de extrema importância quando se trata de atendimento. A longa espera é muito frustrante para o consumidor e, assim, evitá-la é fundamental. Por isso que em atendimento online, principalmente, a automatização é tão vantajosa.

Estar ali imediatamente faz toda a diferença para um cliente insatisfeito com algum aspecto de sua compra. Por isso, chatbots são ideais para otimizar a sua plataforma e assim atender de forma mais rápida. Quando o cliente perceber que suas dúvidas são respondidas na hora, ele ficará mais confortável para conversar com a marca e expor seu problema

Envio de sms também é uma estratégia ótima de impacto automático, já que é possível alcançar 100% dos usuários com mensagens curtas de até 160 caracteres. É um formato de interação com o cliente que vem crescendo apesar do desenvolvimento de outros canais de comunicação.

3 dicas fundamentais para um atendimento de qualidad

Para ter qualidade no atendimento ao público, é importante ter em mente alguns pontos sobre a abordagem ao cliente. Colocar algumas dicas em prática pode ser o pontapé inicial para oferecer um atendimento de qualidade e que atenda as preferências do seus consumidores.  

Dinamismo

Sempre tente ser rápido e dinâmico quando estiver atendendo a seus clientes. A longa espera pode ser um incrível incômodo então procure não agravar suas frustrações.
Compreensão

Fique atento aquilo que o cliente fala e busque compreender suas dúvidas e problemas de forma que ele se sinta bem acolhido.

Empatia

Seja empático com o público e entenda que, naquele momento, ele precisa de atenção, para, dessa forma, se sentir mais confortável e ter uma melhor experiência de consumo.

Saiba como conquistar a excelência no atendimento aos clientes

Agora que você já sabe os pilares do bom atendimento ao público, não deixe de conferir o nosso post sobre excelência no atendimento aos clientes. São diversas informações e dicas que vão ensiná-lo a atrair e fidelizar seus consumidores.

Não deixe, também, de conferir os conteúdos do blog da Zenvia e ficar por dentro de todas as novidades sobre marketing conversacional e mercado digital.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.