Semana do Consumidor 2022: 6 maneiras para atrair os clientes

Semana do Consumidor 2022: quer garantir ótimos resultados? Separamos 6 dicas que podem fazer uma grande diferença na sua estratégia!

A Semana do Consumidor está ligada ao Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março. Durante toda a semana, as lojas online e físicas podem fazer lançamentos de produtos de inúmeras categorias e oferecer descontos atrativos. É uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e potencializar o relacionamento com o público.

Por isso, os dias que ocorrem dentro dessa Semana do Consumidor em março podem servir para se aproximar de quem é muito especial para o sucesso do seu negócio: o consumidor.

Então, por que não aproveitar a ocasião para trazer os seus clientes para mais perto do negócio? Porém, antes disso, é importante compreender o conceito da data para depois começar a planejar as suas estratégias de vendas, logística e comunicação.

Para isso, fizemos uma lista com algumas sugestões que podem fazer uma grande diferença nos seus resultados.

Conheça 6 dicas para conquistar e fidelizar o público durante a Semana do Consumidor 2022

Quer garantir uma Semana do Consumidor de sucesso para o seu negócio? É preciso estar atento nos direitos do consumidor, na comunicação, entre outros pontos fundamentais. Confira as dicas que separamos!

  1. Respeite os direitos dos consumidores
  2. Invista em uma comunicação eficiente
  3. Ajude o cliente a realizar a compra
  4. Participe de causas sociais
  5. Fique de olho no consumidor 2.0
  6. Crie campanhas específicas da Semana do Consumidor

1. Respeite os direitos dos consumidores

Em um dos dias da Semana do Consumidor, é comemorado o Dia do Consumidor – data criada para salientar e comemorar os direitos e deveres de todos os consumidores.

Além dos descontos, um ponto de atenção fundamental é sempre respeitar os direitos do consumidor garantidos por lei. Lembrar o público dessas informações mostra que você leva os clientes a sério e aumenta a credibilidade da marca.

Portanto, é importante respeitar os direitos dos consumidores e fazer de tudo para que a sua empresa os cumpra à risca.

  • Acesso às informações cadastrais da empresa: CNPJ, endereço e telefone.
  • Direito de se arrepender da compra em até sete dias corridos, após o recebimento do produto, podendo ser devolvido à loja sem ônus se estiver em perfeito estado.
  • Rescisão de contrato caso o fornecedor não cumpra o prazo de entrega, com direito à restituição da quantia.
  • Direito à troca de produtos defeituosos no prazo de 90 dias, contados a partir do dia da compra.
  • Direito à nota fiscal da compra.

2. Invista em uma comunicação eficiente

Graças ao incentivo do varejo físico e online, muitos consumidores passaram a conhecer a Semana do Consumidor. Segundo a pesquisa do Google com a Hello Research, em 2018, 30% dos brasileiros conheciam a data e 56% das pessoas entrevistadas pretendiam comprar algo no Dia do Consumidor.

Por isso, é tão importante cuidar da comunicação não só apenas para lembrar os clientes das ofertas disponíveis, mas também para informá-los sobre o que é a data.

Estude de maneira detalhada os canais mais utilizados pelo seu público de interesse e marque presença em cada um deles por meio de interações rápidas e eficazes.

Também vale mostrar-se disposto diante de algum problema, independentemente do estágio de negociação de venda.

3. Ajude o cliente a realizar a compra

Durante o processo de compra, os clientes podem levantar dúvidas que precisam ser respondidas pelo negócio. Conteúdo inteligente, vídeos para esclarecer dúvidas de produtos e dar dicas de como usá-los são práticas excelentes para ajudar o consumidor a realizar a compra.

Por exemplo: o Portal da Lu, do Magazine Luiza, ajuda aqueles que estão no processo de decisão da compra. Nesse espaço virtual, é possível conferir vídeos, fotos, textos e conversar com a personagem, que usa um tom pessoal em suas falas.

Você também pode disponibilizar um FAQ abordando as dúvidas mais comuns da clientela. Se quiser algo mais dinâmico, vale utilizar chats automatizados para responder às perguntas mais frequentes antes da compra.

4. Participe de causas sociais

Se estiver de acordo com o posicionamento da empresa, o negócio pode adotar uma causa social durante a Semana do Consumidor.

Além de ajudar a vida de algumas pessoas, o marketing social colabora para que os clientes percebam os outros valores e preocupações da marca. Isso também ajuda a criar laços com quem possui valores parecidos com os da empresa.

Você pode trabalhar em causas sociais envolvendo saúde, meio ambiente, crianças, combate à fome, idosos, situações emergenciais (catástrofes) e educação.

5. Fique de olho no consumidor 2.0

O consumidor 2.0 é aquele que se informa antes de tomar uma decisão, já que está atento ao bombardeio excessivo de informações e às opções disponíveis no mercado. Por essa razão, é tão importante filtrar tudo que chega até ele.

Os clientes mais modernos não querem publicidade sem sentido ou algo sem personalização e relevância. Eles querem algo mais próximo e que represente seus valores.

É possível atender os consumidores 2.0 por meio de personalização de contato, soluções customizadas e atendimento diferenciado baseado nas necessidades de cada um.

6. Crie campanhas específicas da Semana do Consumidor

Criar campanhas específicas de marketing digital pode ser um diferencial para vender mais durante a Semana do Consumidor. O Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo.

Tanto o Google Ads como o Facebook Ads são grandes aliados para traçar algumas estratégias, como:

  • Focar nos produtos que têm mais potencial de vendas.
  • Testar anúncios com antecedência e descartar aqueles que não deram certo.
  • Criar campanhas que gerem leads antes da Semana do Consumidor, para depois enviar e-mails personalizados durante ou antes da data.
  • Criar anúncios de retargeting, ou seja, direcionado para aquelas pessoas que visitaram um produto e não fizeram a compra.

Seguir essas dicas pode ser fundamental para vender mais e se aproximar do público durante a Semana do Consumidor. Continue acompanhando nossos artigos e receba mais dicas como essas!

Escrito por

Janine Costa

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.