Tudo sobre estratégia de vendas + 9 dicas práticas

Saiba como elaborar uma estratégia de vendas de sucesso e acelerar o crescimento da sua empresa com apenas 9 dicas.

Uma boa estratégia de vendas pode dar um up nos lucros da empresa, atraindo novos clientes de maneira mais eficiente. 

Muitas vezes, os recursos destinados a ferramentas de captação de clientes e aumento de vendas estão sendo mal alocados, sendo desperdiçados em Leads desqualificados e falhando na fidelização de clientes

É importante que as estratégias de vendas sejam diversificadas, focando não apenas na captação de Leads e conquista de novos clientes, mas também na fidelização no aumento de vendas. 

Conheça agora estratégias de vendas para aumentar a curto e longo prazo as vendas do seu negócio!

Técnicas de venda e estratégia de venda são a mesma coisa? 

A resposta é não! O que conhecemos por técnicas de venda são métodos práticos e operacionais aplicados por vendedores no momento da venda – um exemplo é o SPIN selling. 

Boas técnicas podem auxiliar no aumento das vendas, porém não de maneira consistente e somente a curto prazo. Isso porque um vendedor pode sair da empresa e ser substituído por outro que não possui as mesmas técnicas, por exemplo. 

Por outro lado, a estratégia para vender mais, por tratar de maneira geral de ferramentas, técnicas e recursos que serão utilizados com este objetivo, é mais consistente e funciona a longo prazo. 

O propósito destas estratégias é alterar a metodologia interna de todas as áreas da empresa que influenciam na venda, e não só o comportamento de alguns vendedores em particular.

Definição de estratégia de vendas

Estratégia de vendas é um conjunto de processos e ações criado pelos gestores de uma empresa com o objetivo de gerar mais vendas e aumentar receita. 

Isso é feito a partir de um estudo de mercado, visão estratégica e conhecimento aprofundado em vendas. 

Para chegar a esses resultados, é preciso realizar um extenso e aprofundado estudo combinando elementos como objetivo do seu negócio, nicho de mercado, perfil do cliente etc.

Etapas da estratégia de vendas 

Agora que você já sabe o conceito de estratégia de vendas, descubra como colocar em prática essas ações para aumentar as vendas e otimizar seu processo comercial.

Confira agora passos simples sobre como implementar uma estratégia para vendas em seu negócio!

Defina os objetivos da estratégia 

Simples, porém essencial, a definição de objetivos é importante, pois determina o rumo a ser tomado pela estratégia e permite que, futuramente, uma avaliação sobre os resultados seja feita. Dessa forma, é possível determinar se a estratégia foi, de fato, eficaz, alcançando as metas traçadas ou se ainda deve ser melhorada. 

Portanto, pegue um papel e uma caneta e separe um tempinho com seus colaboradores para refletir sobre onde a empresa quer chegar no futuro. 

Defina o investimento em marketing e vendas 

Com base nos objetivos traçados, a empresa poderá determinar quanto deve ser investido em estratégia de vendas, de forma a caber no orçamento.

Defina os canais de venda  

É importante que a empresa faça um planejamento estratégico, para definir quais são os canais de venda mais adequados para alcançar seu público. Esse canal pode ser próprio, de distribuidores ou parceiros.

Analise o ambiente externo e interno  

Através de uma cuidadosa análise interna da empresa e de seus concorrentes, é possível determinar qual é sua vantagem competitiva e investir nela!

Defina políticas de preços  

É importante que a empresa tenha bem definidas as políticas de descontos e créditos que pode oferecer aos clientes. Tendo isso em mente, o próximo passo é garantir que estas políticas estejam claramente disponíveis para colaboradores e consumidores. 

9 Dicas práticas para uma estratégia de vendas de sucesso

Confira agora algumas dicas de estratégias que podem ajudar a aumentar as suas vendas!

1. Tenha uma ferramenta de automação de marketing  

Ferramentas de automação de marketing, como SMS e WhatsApp API, permitem que seu cliente seja atendido de maneira personalizada e eficaz. Elas podem ser utilizadas em toda a jornada de vendas, desde o pré-venda – gerando leads qualificados – até o pós-venda – oferecendo assistência rápida e eficiente. 

Uma dica interessante é investir em plataformas de atendimento multicanal, como o Zenvia Chat, que permite integrar diversos canais de comunicação em um só lugar. Dessa forma, é possível gerenciar o atendimento de forma simples e prática.

2. Faça storytelling 

O storytelling conta a história por trás dos produtos e serviços da empresa, mostrando o porquê de seus valores e especificações. Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante cativar as pessoas, através de histórias envolventes, que farão sua marca ser lembrada e diferenciada. 

3. Invista em SEO  

Esta é uma estratégia de marketing para atrair clientes bastante eficiente quando se trata do meio on-line. Isso porque o SEO permite que seus conteúdos tenham mais alcance, posicionando-os melhor nas ferramentas de buscas mais utilizadas por consumidores. Afinal, não adianta ter bons conteúdos se estes não alcançam sua audiência. 

Aumentar suas vendas depende de diversos fatores internos e externos. Mas, através de boas estratégias de vendas, é possível chamar a atenção de mais consumidores e trazer cada vez mais credibilidade à empresa, refletindo no aumento dos lucros.

Pensando em outros canais, também é possível fazer uma estratégia para vendas pelo WhatsApp. É um fator muito importante conhecer o seu público e utilizar os canais de sua preferência para estar presente. 

4. Conheça bem o seu negócio e o seu público-alvo

O primeiro passo para construir uma estratégia de vendas bem sucedida é conhecer bem o seu negócio e o seu possível cliente.

Quando você sabe para quem está vendendo fica muito mais fácil direcionar seus esforços e melhorias para atender as necessidades do consumidor.

Por isso, além de conhecer bem seu negócio e todos os benefícios que ele pode entregar ao seu cliente, você também deve entender quem é o seu público-alvo.

Esteja ciente do perfil desse grupo de pessoas, do que elas gostam de fazer, o que elas normalmente compram, como buscam informações, como se comunicam e etc… 

Dessa maneira, fica mais fácil criar uma estratégia bem definida e personalizada para o seu público alvo ideal, atingindo assim melhores resultados

5. Investigue a concorrência

Quando você está criando sua estratégia de vendas, conhecer bem o seu negócio e o seu cliente não é suficiente. É necessário ir além e entender o que a concorrência está fazendo.

Por tanto, é necessário fazer uma análise profunda da sua concorrência.

Mapeie os seus principais concorrentes, se você tem um negócio local, comece buscando os concorrentes mais próximos, se sua loja é online, procure marcas que o seu público-alvo possivelmente se interessaria (por isso, a importância de entender quem é o seu público-alvo).

Observe o site, a qualidade do produto que eles oferecem, os preços que estão cobrando, o atendimento nas vendas, o atendimento pós-venda, a comunicação nas redes sociais, o espaço local, a divulgação no marketing e etc… 

Conferindo esses pontos, você pode entender o que o concorrente faz melhor do que você, e como adaptar suas estratégias de vendas para se diferenciar e ficar mais competitivo.

Você pode usar esse conhecimento também para criar estratégias de marketing de um modo geral, aproveitando as fraquezas de seus concorrentes para explorar os seus pontos fortes.

6. Crie um funil de vendas 

Um funil de vendas nada mais é do que um filtro com várias etapas em que o lead (pessoas que demonstraram interesse em adquirir o seu produto ou serviço) precisa passar até de fato tornar-se cliente da sua empresa.

Essas etapas são definidas como: topo, meio e fundo do funil.

  • Topo de funil: essa primeira etapa é quando o lead começa a interagir e conhecer a sua marca, mas de forma sútil, sem muito interesse em compra.
  • Meio do funil: nessa etapa, o lead interessado avançou uma fase na jornada de compra e já considera o seu negócio como uma solução para o problema que ele precisa resolver.
  • Fundo do funil: aqui o lead está mais preparado para se tornar cliente, ele já conhece todos os benefícios da sua solução e está buscando uma negociação para de fato finalizar a compra. 

Pensar nessas etapas é fundamental para entender o progresso do lead na jornada de compra e conseguir oferecer tudo aquilo que ele precisa antes de concretizar uma venda.

7. Treine a sua equipe

De nada adianta ter um ótimo produto para comercializar e não ter uma equipe preparada para atender bem o seu cliente.

Lembre-se que o bom atendimento é a porta de entrada para novos clientes!

Investir na capacitação dos atendentes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. 

Essa etapa é muito importante para construir um relacionamento duradouro com o cliente, além de contribuir para estabelecer o processo de compra ideal..

Um time sem capacitação constante é um time estagnado, por isso, a importância de incluir na estratégia de vendas uma visão de futuro pensando na evolução dos funcionários. 

8. Esteja presente nas redes sociais

Hoje, não basta apenas vender, é preciso vender socialmente também. As redes sociais como o Instagram e o WhatsApp funcionam não só para aumentar as vendas, mas também para cativar e fidelizar clientes.

Os consumidores buscam construir relações com as suas marcas favoritas nas redes sociais. Essa proximidade de público e empresa é ótima para gerar novas vendas e também novos fãs para as marcas.

A verdade é que a relação humanizada com os usuários nas redes sociais pode, sim, converter-se em retorno financeiro. Invista em uma comunicação personalizada para o seu público-alvo e esteja disponível nos canais que o seu cliente está. 

Para centralizar atendimentos em todos os canais, conte com a nossa plataforma multicanal. Clique aqui para conhecer a ZENVIA.

9. Invista no atendimento e satisfação do cliente

O atendimento ao cliente é essencial para conquistar consumidores que ainda estão em fase de decisão, refletindo sobre onde adquirir o produto/serviço. 

O atendimento personalizado, com certeza, será lembrado na hora da decisão e servirá como diferencial para sua empresa. 

Você sabia que conquistar novos clientes custa 6x mais caro do que manter seus clientes atuais?

Além disso, a maior parte das receitas de empresas vem dos clientes mais antigos. Isso porque eles já conhecem a sua solução e querem continuar trabalhando com a sua marca.

Pensando nisso, uma boa estratégia de vendas deve se preocupar também em como fidelizar clientes, e não só como adquirir novos. 

Invista em uma boa experiência para seus clientes, tenha um canal de atendimento centralizado e gere credibilidade e confiança utilizando a plataforma multicanal da ZENVIA. 

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 6 anos na área. Atualmente, analista de inbound marketing na ZENVIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.