Vantagem Competitiva: Saiba como identificar a vantagem da sua empresa!

Vantagem Competitiva é o diferencial que destaca uma empresa frente aos concorrentes. Veja exemplos e saiba como identificar a sua!

A  vantagem competitiva é o diferencial da empresa, a razão pela qual consumidores escolhem adquirir os produtos ou serviços de uma organização entre tantas outras opções. Mais do que isso, é também o que faz com que exista venda recorrente.

Reconhecer as vantagens competitivas é fundamental para poder investir em campanhas de marketing que as coloque em destaque, além de poder aprimorá-las ainda mais. 

Suponha que o preço não esteja entre as vantagens competitivas de uma empresa, mas a qualidade do atendimento, sim. Dessa forma, suas campanhas e ações de marketing devem fugir de valores e focar na satisfação dos clientes com o bom atendimento

A Zenvia elaborou este conteúdo especial para que você saiba identificar as vantagens de seu negócio e possa aplicar as estratégias de marketing mais adequadas para conquistar clientes e vender mais!

Como identificar uma vantagem competitiva 

Existem vários tipos de vantagem competitiva, que podem ser particulares a cada segmento de negócio. Assim, para conhecer os pontos fortes da sua empresa, é necessário, além de olhar para os processos internos, olhar também para o mercado e analisar a concorrência. 

Uma ferramenta de gestão muito útil na hora de definir pontos fortes e fracos da empresa é a análise SWOT. Como o nome já determina – Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) –, a ferramenta provê uma análise completa do cenário externo e interno, trazendo conhecimento para a organização, que resultará em um  planejamento estratégico mais eficiente. 

Saiba como fazer uma análise SWOT em apenas três passos!

  1. Crie uma matriz 2×2 que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos;
  2. Comece pela análise interna, determinando forças e fraquezas, fatores controlados pela empresa e pouco afetados pelo ambiente externo;
  3. Faça uma análise do ambiente externo determinando suas oportunidades e ameaças. 

Assim, ao olhar para a matriz, você terá uma rápida visualização das vantagens competitivas da sua empresa no âmbito interno e externo. 

Tipos de vantagens competitivas

Michael Eugene Porter, professor da Universidade de Harvard, é o maior estudioso sobre o tema de estratégias competitivas. 

Ele descreve as principais vantagens competitivas do ponto de vista estratégico como sendo: custo, diferenciação e foco. 

Custo 

Este tipo de vantagem sobre a concorrência é o mais tradicional e pode ser desenvolvido através da maximização da produção, controle de tecnologia inovadora, pesquisa, etc.

Pode ser um grande diferencial, mas note que não é o único. Empresas que adotam a estratégia comparativa de custos colocam esse fator acima dos outros e, por isso, às vezes, perdem em qualidade e atendimento. Assim, se este não for seu forte, invista em outras estratégias, desviando o foco do consumidor sobre os preços. 

Diferenciação 

A diferenciação indica que a qualidade de um produto ou serviço e a excelência no atendimento oferecido pela empresa atraem o consumidor e podem até mesmo justificar preços acima da média. 

Neste sentido, o diferencial em relação aos concorrentes pode incluir diversos tipos de vantagens, como atendimento personalizado, qualidade de pós-venda, credibilidade, qualidade do produto/serviço, entre outras. 

Foco 

Esta estratégia visa o foco em uma segmentação específica do mercado não muito explorada. 

Assim, pode-se oferecer um produto ou serviço exclusivo a determinado público consumidor e ganhar o status de marca “única”.

Como aprimorar suas vantagens competitivas  

Agora que já sabemos identificar vantagens competitivas, vamos conhecer maneiras de aprimorá-las utilizando como exemplos algumas das vantagens mais comuns. 

Atendimento de qualidade

O atendimento ao cliente é uma estratégia de diferenciação e pode auxiliar na prospecção de novos consumidores, fidelização de clientes atuais e, por fim, no aumento de vendas. 

A tecnologia pode ser de grande auxílio no aprimoramento  desta vantagem estratégica. Ferramentas de automação de marketing para WhatsApp e SMS, por exemplo, permitem que a empresa faça um atendimento mais rápido e eficaz. 

Com a automatização é possível programar mensagens e atingir um número maior de pessoas ao mesmo tempo. Além disso, com o uso de chatbots a sua empresa fica disponível ao cliente 24h por dia.

Relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento com o cliente desde a pré-venda até o pós-venda também é uma ótima estratégia de diferenciação. A experiência do cliente é essencial para fidelizar consumidores e ganhar credibilidade. 

O marketing de relacionamento foi criado justamente com o objetivo de estruturar uma estratégia de comunicação eficiente que atenda melhor as necessidades do consumidor e estreite o relacionamento entre cliente e empresa. Sendo assim, é uma ótima estratégia para aprimorar esta vantagem competitiva.  

Estratégias de Pós-venda 

O pós-venda é uma etapa muitas vezes considerada trivial por muitas empresas. Portanto, a oferta de um pós-venda de qualidade pode ser um grande diferencial. 

Através de pesquisas de satisfação, a empresa mostra que está interessada na opinião do cliente sobre sua experiência e que se preocupa com a sua satisfação em relação ao produto adquirido.

Além disso, por meio de um pós-venda de qualidade, a empresa pode auxiliar o cliente em quaisquer problemas ou dificuldades que possam ser encontrados. 

Preços atrativos 

Preços atrativos são uma vantagem competitiva na medida em que dão destaque à empresa em meio à concorrência. 

Sendo assim, se este for o ponto forte do seu negócio, esteja sempre disposto a trabalhar por preços mais atrativos.

Algumas estratégias interessantes em relação ao preço são promover promoções sazonais, cupons de desconto para primeira compra, ofertas semanais limitadas, etc. 

Como mencionado, o  conceito de vantagem competitiva  está ligado à capacidade da empresa de se destacar entre a concorrência. Por isso, é essencial conhecer bem os seus concorrentes e também o seu público-alvo.

Portanto, não deixe de utilizar as nossas dicas para identificar as vantagens competitivas do seu negócio e começar a utilizá-las para deixar a concorrência para trás!

Escrito por

Zenvia