Vendas pelo WhatsApp: saiba se é possível e quais são as limitações

Confira dicas valiosas sobre como administrar e impulsionar as vendas pelo WhatsApp, gerando ótimos resultados em uma estratégia de sucesso na rede social.

Vendas pelo WhatsApp é um tópico muito abordado atualmente, principalmente depois que surgiram WhatsApp Business e WhatsApp Business API, recursos específicos para empresas que permitem atuação profissional na rede. 

Mas, afinal, é possível vender pelo WhatsApp? O aplicativo permite ações promocionais em sua rede? Como funcionam as diretrizes?

Sanar essas dúvidas é muito importante, principalmente quando nos referimos ao WhatsApp, uma rede social gigante que está entre as mais utilizadas do mundo, além de ser um dos meios de comunicação mais eficientes. 

São essas perguntas que responderemos neste post, onde você poderá saber mais sobre o que é possível e restrito de fazer em relação a vendas no WhatsApp, além de informações muito importantes para não ir contra as diretrizes do aplicativo.

O que o próprio WhatsApp tem a dizer sobre vendas em sua plataforma?

Atualmente, a empresa ainda não permite que ações promocionais sejam feitas em sua plataforma. 

Um dos grandes diferenciais da rede social sempre foi o fato de ela não possuir anúncios e impossibilitar que empresas façam propagandas por mensagem sem permissão ou spams, visando proporcionar a melhor experiência para os usuários da rede.

Mas a situação está mudando aos poucos. Com o advento do WhatsApp Business e do WhatsApp Business API, a empresa permitiu que outras marcas começassem a fazer atendimentos e gerenciar o relacionamento com clientes através da plataforma, mas sempre restringiu vendas e ações promocionais. 

Mas não acaba por aqui. Apesar de não ser possível efetuar vendas diretas pelo canal ou divulgar a empresa, há algumas estratégias que você pode aplicar na rede e que, em longo prazo, podem até colaborar com o aumento das vendas. 

O que fazer no WhatsApp para apoiar meu negócio?

Neste tópico, você entenderá mais a fundo três estratégias responsivas frente às diretrizes da plataforma fundamentais para fazer WhatsApp Marketing.

Fidelização de clientes

A primeira delas é trabalhar com a fidelização de clientes, ou seja, incentivar consumidores que já realizaram negócios com sua empresa a desenvolver preferência pela marca e retornar outras vezes, se tornando clientes recorrentes. 

Fidelizar os clientes é uma das metas mais importantes para grandes empresas, já que clientes fidelizados costumam ser responsáveis por grande parte da renda do negócio, além de trazer maior previsibilidade de receita. 

Através do WhatsApp, é possível colaborar com a fidelização ao manter um fluxo de comunicação constante e trabalhar na rede como um canal de suporte e relacionamento com o cliente. 

Como exemplo podemos citar a Loggi, uma empresa que de entrega que conquistou muito espaço no mercado, e grande parte disso se deu pela comunicação que ela mantém com seus clientes via WhatsApp, sempre mantendo-os atualizados. 

Prospecção de clientes

Outra estratégia muito relevante para quem trabalha no WhatsApp é buscar a prospecção de clientes. Isto é, a partir de uma base de leads, trabalhar para qualificá-los, através do relacionamento e da comunicação. 

É importante ressaltar que o WhatsApp é uma ótima rede social para concretizar mais proximidade com os clientes e se relacionar com eles. 

Mas é importante tomar cuidado para não ferir as diretrizes da plataforma: você só pode contatar seus leads se eles derem consentimento e o contato não for de cunho promocional.

Atendimento ao cliente

Já não é segredo que o atendimento via WhatsApp é muito vantajoso para as empresas. Grandes marcas já utilizam a plataforma para realizar o atendimento a seus clientes e obtiveram bons resultados até o momento. 

Para um atendimento eficiente e rápido, é importante o uso do WhatsApp Business API, que permite o estabelecimento de comunicação com diversos clientes ao mesmo tempo e integração com sistemas da empresa, como CRMs, ERPs, ferramentas de atendimento, entre outros..

Graças ao uso de chatbot, também é possível utilizar respostas automáticas e personalizadas em etapas da jornada de atendimento. Esse processo é extremamente vantajoso para a empresa, pois ela disponibiliza aos usuários um canal fácil e prático para contato e pode respondê-los prontamente. 

WhatsApp Business e WhatsApp Business API: entenda a diferença entre os dois e suas principais funcionalidades

Se você quer iniciar uma estratégia pelo WhatsApp, qualquer que seja, precisa conhecer os dois recursos para empresas da rede social: WhatsApp Business e WhatsApp Business API. 

O WhatsApp Business consiste em um app com as mesmas funcionalidades do WhatsApp e algumas exclusivas para empresas. O app permite a elas criar um perfil comercial na rede, onde podem inserir informações como horários de atendimento e endereço. 

Além disso, através do app, é possível acompanhar métricas referentes à atuação da marca no WhatsApp, entre outros recursos, sendo ideal para pequenas empresas e microempreendedores.

Já o WhatsApp Business API foi criado para auxiliar médias e grandes empresas a atuar de forma mais ampla na rede, com muitos contatos ao mesmo tempo e, com o uso de chatbots, automatizar algumas etapas do processo. 

Esse recurso é extremamente vantajoso para as empresas que almejam expandir sua atuação no WhatsApp e gerenciar seus contatos com maior eficácia. 

Além disso, é possível efetuar o envio de notificações automáticas para os usuários com informações referentes à empresa, como novidades e atualizações em produtos/serviços. 

Tudo isso colabora significativamente para a construção de um bom relacionamento com os clientes. 

Entre as principais atividades que o WhatsApp Business API permite a seus contratantes, estão: 

  • Gerar engajamento com os usuários;
  • Divulgar novidades, atualizações e comunicados referentes à marca e seus produtos/serviços;
  • Acompanhar relatórios de suas conversas com os clientes;
  • Cadastrar clientes de forma automática, via chatbot;
  • Prospectar clientes;
  • Estabelecer um relacionamento mais profundo com seus leads;
  • Registrar informações fornecidas pelo cliente.

Enfim, há um grande leque de oportunidades que você pode explorar com o API do WhatsApp, podendo aplicar as estratégias citadas no tópico anterior para obter ótimos resultados!

Aproveite que está no post para dar uma olhada na página da ZenAPI, uma plataforma completa, provedora oficial do WhatsApp Business API para seu negócio. 

Escrito por

Bianca

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.