[Partners] Como usar soluções integradas para atrair e fidelizar clientes

Muitas ferramentas na gestão empresarial pode atrapalhar em vez de ajudar. Então, por que não considerar soluções integradas? Entenda!

Uma gestão organizacional estratégica envolve ter as ferramentas ideais, que auxiliem tanto no gerenciamento dos dados da empresa, quanto das demandas de clientes, certo? Ainda, quando essas ferramentas se encontram unificadas, permitem maior praticidade e menor chance de erros.

Tendo isso em vista, fica fácil entender por que é grande a procura por parte das empresas em usar soluções integradas. Segundo uma pesquisa de análise de mercado, 43% dos entrevistados preferem trabalhar com uma única solução com oferta única e abordagem multiplataforma.

Mas por que, de fato, usar soluções integradas? E como elas podem auxiliar na atração e na fidelização de clientes? Leia este post e descubra.

Por que usar soluções integradas?

É certo que a tecnologia facilitou o andamento de diversos processos nas empresas. Desde armazenamento e gestão da documentação até o marketing e a aquisição de novos clientes, as ferramentas auxiliam a reduzir custos, dar agilidade a demandas e aumentar os lucros.

No entanto, considerar que o simples uso de cada uma delas tem fim em si mesmo significa ignorar que, integradas, poderiam trazer ainda melhores resultados para a organização. Isso porque, dependendo dos tipos e do objetivo das soluções, usá-las separadamente pode diminuir a eficiência das equipes.

Nesse sentido, uma gestão estratégica deve considerar as possibilidades e benefícios de utilizá-las em conjunto, por meio da integração de APIs. Como exemplos de softwares que permitem integrações, pode-se citar plataformas de Business Intelligence, Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP) e soluções de comunicação, como de voz, SMS, WhatsApp e Web Chat.

Não se pode deixar de considerar, ainda, as possibilidades de integrar seus próprios softwares aos de outras empresas, por meio de uma Aliança Estratégica. Essa também é uma forma de aumentar o alcance da marca e trazer bons retornos fazendo parcerias.

Como as soluções integradas ajudam a atrair e a fidelizar clientes?

Para entender como as soluções integradas colaboram na atração e na retenção de clientes, é preciso compreender seus benefícios para as empresas. A seguir, explicamos alguns deles.

Gestão de dados e de processos eficiente

Sistemas integrados de gestão organizacional permitem melhor gerenciamento dos dados à medida que os reúnem e cruzam em um só lugar, de fácil consulta pelos colaboradores envolvidos. Isso promove a eliminação na sua redundância e na simplificação de fluxos de informações. Assim, tem-se menores chances de erros e redução de custos na empresa.

Além dos processos operacionais, ganham também outros setores da empresa, como o Marketing com a integração de CRMs e canais de comunicação, por exemplo. Isso torna o planejamento, a realização e análise de resultados de campanhas de aquisição de leads ainda mais eficiente.

Aceleração da produtividade

Quando falamos em unificação de sistema de dados, maior eficiência nos processos e redução de erros, já podemos imaginar que o resultado disso é a aceleração da produtividade.

Isso porque soluções integradas permitem diminuir atividades manuais e facilitam o trabalho da gestão das empresas, que pode se tornar ainda mais estratégica.

Agilidade do atendimento ao público

Mencionamos os benefícios de integrações quando relacionadas ao Marketing. Pois, elas também podem exercer fortes e benéficas influências em serviços de atendimento ao público.

Já pensou, por exemplo, em oferecer a possibilidade de que clientes de empresas SaaS realizem ligações telefônicas no próprio software? Além disso, permitir que usem Web Chat integrado em seu site para se comunicarem com sua empresa é uma maneira de trazer maior agilidade na resolução das demandas de atendimento.

Consistência no atendimento

Mais do que atendimento rápido, a integração de soluções permite que ele seja consistente. Mas de que forma? Bom, ter dados organizados e reunidos em um só lugar facilita o gerenciamento dos atendimentos.

Por exemplo, WhatsApp integrado ao CRM torna possível a consulta de informações do cliente como dados cadastrais, histórico de atendimentos, procedimentos de trocas e cancelamentos, quantidade de contatos, entre outros.

Melhoria da experiência do usuário

Todas as vantagens de usar soluções integradas já citadas neste artigo têm a tendência de convergir em um importante propósito: melhorar a experiência do usuário, colocando o cliente como centro das ações.

Isso acontece tanto devido à maior organização interna e melhor gestão de processos, quanto pelas possibilidades que softwares de comunicação integrados podem trazer para a empresa. Soma-se à boa experiência o aumento das chances de fidelizar o cliente, aumentar o Life Time Value (LTV) e o ticket médio e, também, reduzir o churn.

Empresas que usam soluções integradas e, mais do que isso, as oferecem como benefícios para seus clientes têm maiores chances de sucesso. Para isso, é preciso identificar de que maneira elas podem contribuir para otimizar as atividades do negócio, trabalhar para uma integração adequada e, assim, a empresa como um todo poderá desfrutar das vantagens dessa estratégia.

Quer ver de perto como uma integração pode trazer ótimos resultados? Veja este exemplo da integração entre a plataforma de comunicação da Zenvia e o PipeRun.

Escrito por

Marcela Melo

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.