[Partners] 6 tendências de marketing para agências em 2021

O ano de 2021 já apresenta várias tendências de marketing, principalmente em relação às tecnologias comunicacionais. Fique por dentro!

É verdade que o ano de 2020 foi bastante desafiador para todos. Devido à pandemia do novo coronavírus, as pessoas precisaram adaptar um novo modo de vida devido ao isolamento social. Nesse sentido, home office, conversas por chamada de vídeo e mais tempo em casa fez parte do ano de muitas pessoas ao redor do mundo.

Com as empresas não foi diferente. Foi preciso modificar não apenas o modo de trabalho, como também a forma de se relacionar com o consumidor. A nova realidade fez surgir novas necessidades e também acelerou algumas transformações, como a digital. Dessa forma, agências também precisaram ficar de olho nas tendências de marketing que se consolidaram nesse período e que prometem se manter para 2021.

Foi pensando nisso que elaboramos este post. Continue a leitura para ficar por dentro de 6 quesitos que estarão em alta quando o assunto é comunicação digital e marketing e descubra como atender ainda melhor seus clientes na agência em 2021.

1. Integração on-line e off-line da experiência do cliente

A transformação digital é uma promessa que vem se consolidando há anos. As tecnologias de comunicação foram grandes responsáveis nesse processo e se mostraram ainda mais potentes no ano de 2020.

O fechamento do comércio físico e a necessidade do isolamento social reforçaram essa tendência. Ambos fizeram surgir ainda mais demandas referentes à integração do on-line com o off-line na experiência do cliente.

Empresas que ainda não atendiam de forma remota precisaram se adaptar. Dessa maneira, não faltaram demandas para as agências em relação não só à presença on-line das marcas, como também às formas de garantir que a distância não exercesse impacto negativo nos consumidores.

Mais do que nunca, foi necessário criar lojas virtuais, adequar o modelo de atendimento remoto e investir em estratégias para integrar os ambientes on-line e off-line. Com o retorno de alguns serviços presenciais como restaurantes, cardápios foram substituídos por QR codes, tendo em vista a segurança dos clientes. Essa é apenas uma das tendências de marketing e de projetos para agências que deverão se manter para 2021 e para os anos seguintes. 

2. Valorização de experiências em tempo real

A falta da presença física entre amigos e colegas de trabalho tornou ainda mais evidente nossa necessidade de nos relacionar pessoalmente. Por isso, experiências em tempo real, ainda que a distância, têm sido cada vez mais valorizadas pelo público.

Cada vez mais, as marcas perceberam que não bastava entreter sem garantir o engajamento real do público. Eventos, shows, workshops e feiras de negócios passaram a ser feitos por chamadas de vídeo ou transmitidos simultaneamente para várias pessoas ao mesmo tempo. 

Além disso, fizeram ainda mais sucesso aqueles que possibilitaram a participação dos usuários por meio das plataformas digitais. Tal situação reforçou a importância de as agências investirem em soluções e tecnologias que atendam empresas, permitindo organizar e hostear esses eventos, com garantia de interatividade e funcionalidades diversas.

3. Automação de marketing

Atender as necessidades e os anseios dos consumidores significa pensar em eficiência, mas também em escalabilidade. Afinal, com o uso de tecnologias conversacionais, o alcance das marcas tende a aumentar, assim como o volume de demandas.

Por isso, é importante que as agências de marketing e de comunicação digital tenham em seu portfólio ferramentas de automação de marketing que auxiliem as empresas a se relacionarem com o público nos mais diversos canais.

O bom e velho SMS continua sendo importantíssimo na divulgação de campanhas de marketing e solução de problemas simples dos consumidores. Ainda, aplicativos como o WhatsApp e canais como Facebook Messenger e chat do Mercado Livre podem ajudar a atender de forma plena os clientes.

Há ainda a possibilidade de robotizar demandas por meio do envio de torpedos de voz avisando sobre promoções e abertura de novas lojas. Tudo isso sem contar outra grande tendência de marketing para 2021 em automação: o uso do RCS, que promete incrementar a experiência do já consolidado SMS.

4. Uso de Chatbots como tendência de marketing

Por falar em automação, os chatbots também estarão em alta em 2021 e poderão ser uma importante fonte de projetos para as agências. Eles são uma maneira rápida e prática de resolver algumas demandas dos consumidores, como geração de segunda via de boletos, resolução de dúvidas simples e consulta de informações.

Além disso, do ponto de vista das empresas, os chatbots são também uma solução barata e fácil de implementar. Principalmente no atendimento ao público, sua utilização significa economia. Isso porque os robôs podem ser programados para resolver questões que, feitas manualmente, demandariam tempo e custo excessivos.

A tendência, então, é de que cada vez mais especialistas sejam procurados para esse tipo de automação, o que significa uma importante oportunidade para as agências de comunicação digital e marketing.

5. Adoção de estratégias omnichannel

O isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus também reforçou o poder do consumidor em termos de escolher como e por onde deseja ser atendido. O sucesso das marcas está relacionado a se adequar a essa decisão, oferecendo uma boa experiência ao seu público.

Pensando nisso, em 2021, uma das tendências de marketing está em ter uma estratégia omnichannel. É preciso oferecer a possibilidade de atendimento seja por e-mail, por telefone, por chat, por WhatsApp ou diversos outros canais. 

Ainda assim, mais do que estar presente nesses canais, ter ferramentas e contar com boas soluções, as empresas precisam ter formas eficazes de gerenciar tudo isso. As agências podem, então, atuar como intermediadoras na implementação de produtos que permitem o gerenciamento do atendimento e das demandas de marketing em um só lugar.

6. Fechamento de parcerias de negócios

Um importante gargalo que pode acometer agências é a falta de tecnologia eficaz que auxilie na execução rápida de demandas. Ou, ainda, o alto custo que o desenvolvimento dessas soluções acarretaria. Nesses casos, tais fatores podem provocar a perda de oportunidades de projetos, o que gera impactos negativos nos seus resultados.

Tendo isso em vista, outra tendência para a qual as agências devem ficar de olho em 2021 é o fechamento de parcerias de negócios com outras empresas. Por meio desse tipo de acordo com empresas CPaaS, as agências podem, por exemplo, ter ao seu alcance soluções e APIs das quais precisam para melhor atender seus clientes.

Isso pode ser feito de forma gratuita e somar-se ainda ao suporte e apoio da empresa de tecnologia à agência. Os resultados disso são portfólios ainda mais abrangentes, projetos cada vez mais qualificados e melhoria dos resultados financeiros.

O ano de 2020 mostrou que a transformação digital é um comportamento obrigatório das empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Mais do que isso, esse é um caminho sem volta e as marcas que não se digitalizarem poderão perder em alcance, vendas e resultados.

Por tudo isso, as agências que também desejam crescer no mercado devem ficar de olho nas tendências de marketing para 2021 apresentadas neste artigo para que possam guiar seus clientes rumo ao sucesso.

E, já que falamos em parcerias, aproveite para conhecer os tipos de parcerias entre empresas existentes. Veja em qual deles sua agência se encaixa!

Escrito por

Marcela Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.