Comunicação integrada: o que é e como aplicar para impulsionar resultados

Comunicação Integrada é uma estratégia fundamental para melhorar a experiência do cliente. Saiba por onde começar e impulsione os resultados!

A maneira como as pessoas se conectam tem mudado rapidamente nos últimos anos. Há 20 anos, as principais formas de comunicação on-line se davam através de e-mail e telefone. Dessa forma, as estratégias de marketing eram focadas apenas nestes dois canais. 

Atualmente, há uma diversidade muito maior de meios de comunicação, o que demanda estratégias muito mais complexas e que permitam a participação da empresa nas  novas plataformas. 

A comunicação integrada surge para possibilitar esta associação de canais, permitindo que a empresa exerça um papel ativo e influente dentro das plataformas mais utilizadas pelo consumidor e melhore a experiência do cliente

Conheça agora mais sobre esta estratégia que promete ampliar a conexão entre consumidores e empresa. 

Comunicação integrada: o que é? 

A comunicação integrada abrange planejamento, análise e aplicação de ações que visam integrar plataformas de comunicação. O objetivo é gerar credibilidade à empresa diante do público, oferecendo-lhe um contato personalizado de alta qualidade em qualquer canal. 

Esta estratégia surge para sanar a dificuldade das empresas em manter presença nos crescentes meios de comunicação. É preciso que um mesmo padrão de comunicação e divulgação seja mantido em todos os canais – um consumidor não pode ser atendido rapidamente no Instagram, mas ficar esperando horas por assistência via telefone –, o que pode ser um grande desafio em se tratando de uma multiplicidade de canais, cada um com suas particularidades. 

Assim, através do planejamento de comunicação integrada, é possível manter a identidade da empresa e a qualidade da comunicação com o cliente, seja por telefone, e-mail ou SMS.

Comunicação integrada: como aplicar?  

Saiba como aplicar uma estratégia de comunicação organizacional integrada de sucesso.

Conheça bem seu público 

Conhecer as particularidades do seu público-alvo é essencial para dar início ao planejamento da estratégia de comunicação integrada. Quanto melhor a empresa compreender sua persona, mais ela poderá investir em ações que efetivamente aprimoram a jornada do cliente

Além disso, uma vez que a empresa conhece o seu público-alvo, será possível apostar nos canais de comunicação ideais, ou seja, aqueles em que se possa atingir essas pessoas. 

Defina suas capacidades e objetivos 

Não adianta sair criando contas em todas as redes sociais existentes se a qualidade da comunicação e dos conteúdos não puder ser mantida. Portanto, defina quais são as capacidades da empresa e saiba até onde é possível chegar antes de colocar a estratégia em ação. 

Defina quais são os objetivos de curto e longo prazo e quais são as melhores plataformas para alcançá-los. Assim, além de otimizar recursos, é possível medir os resultados.

Integre seus canais 

Com os canais definidos, é hora de integrá-los para garantir uma continuidade da comunicação, sem sofrer com as barreiras impostas pela distância e multiplicidade de plataformas. 

Existem diversas maneiras de fazer essa integração e a principal delas é por meio do omnichannel

Garantir uma comunicação personalizada, rápida e eficaz em todos os canais é fundamental para melhorar a experiência de clientes. Para isso, ferramentas de automação de marketing podem ser uma boa solução. 

O Zenvia Chat, por exemplo, permite o gerenciamento de diversos canais em um só lugar, trazendo mais produtividade para os colaboradores. 

Recursos de voz também são um ótimo investimento por possibilitar atendimento personalizado, através de ligações e torpedos de voz!

Comunicação integrada: benefícios 

Conheça agora os benefícios que esta estratégia pode trazer para as mais diversas áreas da empresa!

1. Consolidação da imagem da marca 

Talvez o principal resultado da comunicação integrada de marketing, a consolidação da marca para o público se dá através da construção e manutenção de sua personalidade única nos canais de comunicação. Com isso, o público terá uma imagem mais clara e marcante sobre as particularidades da empresa.

2. Sucesso nas campanhas de marketing  

Outro resultado perceptível é o aumento da eficiência das ações de marketing da empresa. Isso porque estas ações contarão com amplos canais de divulgação, onde a empresa já marca presença e tem um público fiel. 

3. Aumento nas vendas 

Ao aumentar sua presença nas ferramentas mais utilizadas por consumidores, é possível ganhar mais popularidade, o que leva ao aumento de vendas. A comunicação gera relacionamentos e bons relacionamentos levam a clientes fidelizados! 

Adotar uma estratégia de comunicação integrada pode parecer complexo, mas os avanços tecnológicos podem simplificá-la. 

Portanto, não deixe de utilizar a tecnologia a seu favor, através de APIs para WhatsApp e SMS, por exemplo. Faça sua empresa presente onde mais importa!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia