Boas práticas de envio de SMS para bombar na Black Friday 2019

Quer bombar na Black Friday, mas não sabe como se planejar com os envios de SMS? Confira esse artigo sobre boas praticas no envio de SMS e implemente já!

Este ano, a previsão de crescimento da Black Friday é de 18%, segundo a ABComm (Associação Brasileira de E-commerce). É uma época de altíssimo tráfego de mensagens promocionais e, por isso, é essencial adotar algumas práticas para ajudar na performance do envio das mensagens e no sucesso da sua campanha de Black Friday. São elas:

Antecipar envios ao longo da semana

Um estudo do Google aponta que 16% das compras ocorrem antes da Black Friday (segunda a quinta-feira) e outras 5% após a data (sábado, domingo e segunda-feira). Logo, se não conseguir realizar um Black Month, pelo menos realize uma Black Week estendida até a Cyber Monday. Quem amplia a campanha para este período, verifica aumento no volume de vendas e garante mais tempo ao cliente para tomar a decisão de compra.

Sobre o horário para envio, recomendamos que os envios sejam distribuídos ao longo do dia para evitar atrasos na entrega da mensagem. De acordo com nosso histórico, o período do dia com maior volume de envios é entre 10h e meio-dia. Neste período, é esperado que a entrega do SMS seja mais demorada devido às limitações das operadoras.

Disparo por arquivo, qual devo utilizar?

No Connect SMS, preferencialmente utilize o envio “Para Grandes Volumes”. Somente utilize envio “Por Arquivo” para os layouts VC-1 e MV (confira aqui os modelos de layouts). Caso não tenha esta opção na sua ferramenta, por favor entre em contato com seu executivo comercial.

Disparo “Por arquivo”: limitado para arquivos de no máximo 15MB (megabytes). Recomendamos que cada arquivo tenha no máximo 200 mil mensagens e que o envio seja separado em lotes de até 50 mil mensagens por agendamento, com intervalo mínimo de 15 minutos.

Envios por API (Integração)

API REST – Envio Múltiplo: enviar lotes com no máximo 100 mensagens por requisição para evitar timeout, lembrando que a plataforma permite 100 requisições simultâneas, considerando também os retornos. Para mais informações, é só acessar este link: http://docs.zenviasms.apiary.io/#introduction/tabela-de-status/detailcode.

API REST – Envio Simples: evite colocar data de agendamento em envios imediatos. Ao colocar data de agendamento, a mensagem passa por procedimentos adicionais que não são necessários para envio imediato, lembrando que a plataforma permite 100 requisições simultâneas, considerando também os retornos. Para mais informações, por favor acesse este link: http://docs.zenviasms.apiary.io/#introduction/tabela-de-status/detailcode.

Precauções antes do envio

Antes de disparar, também é importante considerar o conteúdo das mensagens, para que a entrega não seja prejudicada ou a campanha perca o efeito desejado.

Evitar campanhas com horário específico. Por exemplo, mensagens do tipo “Envie o código GF12G entre as 16h e 17h para ganhar um desconto de 50%”.

Cadastrar previamente no caso de envios com links (URL).  Para evitar links maliciosos ou perigosos, a Zenvia possui filtros que podem barrar links. Para garantir qualidade na entrega, comunique as URLs desejadas para cadastro prévio.

Limitar tamanho dos arquivos. Preferencialmente enviar arquivos com no máximo 200 mil mensagens utilizando envio “para grandes volumes”;

Distribuir o envio de arquivos ao longo do dia. Utilize o agendamento entre os horários disponível no Connect SMS. Recomendamos lotes de até 50 mil mensagens por agendamento, com intervalo mínimo de 15 minutos entre cada agendamento;

Limitar requisição de mensagens no envio múltiplo. Via API REST, enviar lotes com no máximo 100 mensagens por requisição para evitar timeout (queda / interrupção do serviço);

Opte sempre pelo envio imediato no envio simples. Prefira fazer envio imediato (não colocar data de agendamento na requisição) via API REST, pois tem preferência em relação a outros tipos de envio;

Distribua e antecipe disparos antes da sexta-feira. Antecipar envios ao longo da semana para não correr o risco de na sexta-feira não conseguir disparar as campanhas;

Evitar o uso de LAs de marketing para clientes corporativos.

Evitar modificação de LAs nos dias que antecedem a Black Friday. Isso é importante para evitar problemas de configuração e gerando impactos na entrega.

Não existe um melhor horário para envio. A probabilidade é de alto volume de envios durante o dia inteiro. O melhor mesmo é recomendar os clientes para distribuírem os envios ao longo do dia.

Problemas que podem ocorrer na semana da Black Friday

É esperado que ao longa da semana que antecede a Black Friday a entrega de mensagens seja mais lenta que o normal, especialmente para envios de arquivo. Por exemplo, o envio de um arquivo com 200 mil mensagens é esperado que leve perto de uma hora para processar e entregar as mensagens na operadora;

É esperado que tenhamos atrasos na entrega de callbacks;

É esperado que tenhamos atrasos na atualização de status no gerenciador web;

Devido ao limite que as operadoras impõe no envio de mensagens, em torno de 2,2 mil mensagens por segundo (TPS) na soma de todas as operadoras e podemos ter atraso na entrega das mensagens, por conta desta limitação. Por isso, é importante informar os executivos sobre os grandes envios, para buscar a melhor estratégia para garantir a entrega da sua campanha.

Escrito por

Flavio Barboni

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.