Conheça 5 boas práticas de SMS na Black Friday

Não sabe como se planejar com os envios de SMS em massa? Confira5 boas práticas de SMS na Black Friday para envio em massa!

A Black Friday entrou no calendário comercial brasileiro como uma das datas mais importantes para diversos segmentos, principalmente o varejo. Atentar para as demandas dos consumidores e principalmente para formas de otimizar os resultados é fundamental para manter sua marca competitiva no mercado durante o período.

Por falar em demandas, não é novidade que as compras virtuais são tendência. O Brasil tem liderado o ranking de vendas online, com um crescimento de 22,2% no ano de 2022.

Também em 2022, a porcentagem de brasileiros que realizaram pelo menos uma compra por meio de e-commerces foi de 49% e, a expectativa é de que as vendas na Black Friday sejam ainda maiores, principalmente agora, que os consumidores têm se tornado mais omnichannel

Sobre as possibilidades, essa é uma época de altíssimo potencial para tráfego de disparo de mensagens promocionais em massa. Por isso, é essencial adotar boas práticas de SMS na Black Friday. Veja a seguir quais são elas!

Boas práticas de SMS na Black Friday

O SMS é uma ferramenta bastante útil para vender mais. Por meio dele, é possível enviar vouchers, produtos em oferta, rastreio de pedidos, acompanhar o rastreio de entregas e até mesmo fazer pagamentos. 

No entanto, é preciso usá-lo de maneira adequada para colher bons frutos da estratégia. Confira abaixo algumas boas práticas de SMS na Black Friday e tenha insights para engajar os seus clientes!

1. Antecipe os envios de SMS na Black Friday

Um estudo do Google apontou que 26% das pessoas começaram a pesquisar preços de produtos um mês antes da data comemorativa. Esse é um argumento e tanto para planejar e dar o início no envio de mensagens promocionais com bastante antecedência.

Logo, se não conseguir realizar um Black Month, pelo menos realize uma Black Week estendida até a Cyber Monday. Quem amplia as promoções e a comunicação delas para este período, verifica aumento no volume de vendas e garante mais tempo ao cliente para tomar a decisão de compra.

Nesse sentido, não deixe de inserir na sua estratégia de marketing para a Black Friday disparos de SMS com certa antecedência à data da temporada de descontos. Além de gerar expectativa para o evento, invista em causar senso de urgência para as compras.

2. Priorize disparos de SMS durante o horário comercial

Sobre o horário para envio, é importante que ele seja feito no horário comercial para evitar desconfortos no cliente ou possível cliente. Além disso, para otimizar os resultados, é recomendado que os envios sejam distribuídos ao longo do dia.

Essa é também uma maneira de evitar atrasos na entrega da mensagem. Isso porque o período do dia com maior volume de envios costuma ser entre 10 horas da manhã e meio-dia. Dessa forma, é esperado que nesses horários a entrega do SMS seja mais demorada devido às limitações das operadoras.

3. Estabeleça cadência adequada de envios de SMS

Mais do que o horário ideal de envio, cuide para que haja uma cadência adequada de disparos de SMS. Conforme a dica anterior, antecipe os envios, mas também tome cuidado para não ser uma quantidade excessiva de mensagens. Lembre-se de que o objetivo é aumentar as vendas fazendo com que o contato se lembre da sua marca.

Caso seja importunado, pode-se ter o efeito contrário. O consumidor deixa de comprar com você, o que gera impactos negativos para a imagem da empresa e, consequentemente, causa diminuição na quantidade de transações durante a Black Friday.

4. Personalize o conteúdo das mensagens

Para ter uma boa conversão, uma das boas práticas de SMS na Black Friday é cuidar do texto para SMS para que a linguagem esteja adequada e personalizada. Mas como isso é possível? Primeiramente, não deixe de se identificar! Uma ideia é inserir o nome da marca antes do texto para situar o leitor de onde veio aquela mensagem.

Outra dica é utilizar a variável de nome do usuário nos disparos para gerar aproximação ainda maior entre ele e a sua empresa. Não deixe também de usar a linguagem mais adequada para seu público, além de ter cuidado com acentuação, que pode quebrar a leitura, visto que textos de SMS não exibem esse tipo de símbolo.

5. Reúna corretamente os dados necessários para o envio

Por falar em variável de nome do usuário, não deixe de reunir corretamente os dados no momento de enviar SMS. Disparos em massa requerem arquivos com informações dos destinatários, sendo que, além do número de celular, elas podem incluir nome, CPF, endereço, entre outros dados.

Sendo assim, certifique-se de que todas as variáveis utilizadas no texto das mensagens de SMS tenham correspondência com alguma das colunas da planilha usada no envio. Não vá usar um dado que não tem certeza de que consta nesse arquivo, hein?

Qual dos disparadores de mensagens utilizar?

Diferentemente do que se pode pensar, envios de SMS em massa não requerem um aparelho ou número de celular. 

Com os disparadores de mensagens, é possível enviar para vários contatos ao mesmo tempo, com apenas alguns cliques, otimizando o tempo e aumentando o alcance da marca. Veja a seguir como podemos te ajudar nesse sentido!

Precauções antes do envio de mensagens em massa

Dada a especificidade de datas como essa, boas práticas de SMS na Black Friday também incluem ter algumas precauções. Veja a seguir quais são elas.

Atente para o conteúdo

Antes de fazer a configuração técnica do disparo, também é importante considerar o conteúdo das mensagens, para que a entrega não seja prejudicada ou perca o efeito desejado.

Evite mensagens com prazos muito específicos

A Black Friday dá ao consumidor um senso de urgência nas compras, certo? Mas tome cuidado! Evite mensagens com horários muito específicos. Por exemplo, “Envie o código GF12G entre às 16h e 17h para ganhar um desconto de 50%”, pois podem não trazer muitos retornos. Lembre-se que as pessoas podem estar ocupadas e não estarem disponíveis neste momento em específico.

Faça cadastro para envios de links

Cadastre previamente no caso de envios com links (URLs).  Para evitar links maliciosos ou perigosos, a Zenvia conta com filtros que podem barrar links. Para garantir qualidade na entrega, comunique as URLs desejadas para cadastro prévio.

Cuidado com o tamanho do texto

Seja breve e sucinto, pois existem limites de caracteres ao enviar SMS. Descreva bem o que você pretende anunciar na Black Friday e confira tudo antes de fazer o disparo de sua mensagem em massa. 

Distribua os horários de envios

Para ter maior efetividade, é indicado distribuir o envio de mensagens ao longo do dia. Crie um cronograma e faça o agendamento entre os horários disponíveis na ferramenta de disparo de SMS que você utilizar. Se caso você usar soluções ZENVIA, recomendamos lotes de até 50 mil mensagens por agendamento, com intervalo mínimo de 15 minutos entre cada um.

Horários de envios de SMS na Black Friday

Não existe um melhor horário para envio de SMS na Black Friday. A probabilidade é de alto volume de tráfego de mensagens durante o dia inteiro. O melhor mesmo é recomendar distribuir os envios ao longo do dia para ter maior efetividade.

Problemas que podem ocorrer na semana da Black Friday

É certo que podem acontecer alguns problemas no envio de SMS na Black Friday. Então, saiba quais são eles para preparar a sua empresa em 2023 para contorná-los da melhor maneira possível e obter sucesso na data:

  • Na semana da Black Friday, a entrega de mensagens é mais lenta que o normal, especialmente para envios de arquivos. Por exemplo, para envio de um arquivo com 200 mil mensagens, é esperado que leve perto de uma hora para processar e entregar as mensagens na operadora;
  • É esperado que haja atrasos na entrega de callbacks;
  • É esperado que tenha atrasos na atualização de status no gerenciador web;
  • Devido ao limite que as operadoras impõem no envio de mensagens, que fica em torno de 2,2 mil mensagens por segundo (TPS) na soma de todas as operadoras, pode-se ter atraso na entrega das mensagens.

O SMS é capaz de elevar os resultados de vendas e por isso a ferramenta precisa ser considerada dentro do planejamento dessa data nas empresas. Garantir a aplicação das boas práticas de SMS na Black Friday apresentadas neste post, além de atentar para as intercorrências e se precaver são ações capazes de aumentar as chances de sucesso com a ação.

E aí, precisa de auxílio para seus envios de SMS na Black Friday? Conte com a Zenvia! Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções para disparo de mensagens via SMS e muito mais!

Escrito por

Zenvia