Como fazer uma Black Friday de sucesso? Dicas para preparar sua empresa em 2023

A Black Friday pode ser uma oportunidade de fechar o ano no positivo. Confira nossas dicas de como fazer uma Black Friday de sucesso!

A Black Friday é uma das datas mais relevantes para o comércio nacional. Segundo o Relatório Black Friday 2021, o faturamento foi de R$5,41 bilhões, sendo 5,8% maior do que em 2020. A estimativa é de que esse ano o número cresça ainda mais, por isso criamos este artigo, para te mostrar como fazer uma Black Friday de sucesso em 2023!

A data comemorativa é uma grande oportunidade de aumento de vendas e para conquistar novos clientes. No entanto, é necessário realizar um bom planejamento e uma boa estratégia com antecedência, pode ser um dia de grande estresse, problemas logísticos e clientes insatisfeitos. 

Dessa forma, é possível garantir margem de tempo para realizar pesquisas, testes e traçar uma estratégia mais assertiva para o dia da Black Friday. Saiba como tirar o melhor proveito da Black Friday 2023 para sua empresa estar preparada para o aumento da demanda. 

Continue a leitura do artigo e confira dicas de como vender mais na Black Friday com uma boa preparação!

Como fazer uma Black Friday de sucesso? 

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro, sendo tradicionalmente comemorada na última sexta-feira do mês. Apesar de acontecer apenas em um dia, a tendência é ter promoções válidas na semana ou até mesmo o mês todo.

Confira agora algumas estratégias e pontos de atenção para você conseguir colocar seu planejamento em ações práticas e aumentar suas vendas em uma das maiores datas comemorativas de 2023: 

Crie um planejamento para a Black Friday

O primeiro passo é ter um bom planejamento para determinar quais são os resultados esperados para a data e colocar em prática os objetivos e metas para atingi-los. É por meio de um bom plano que se tem uma visão clara e mais organizada dos processos e do seu público para alcançar o sucesso.

Estabeleça cronogramas, designe a equipe responsável e segmente as ações a serem tomadas. Se planeje para cuidar do seu estoque, da logística, do seu site e das suas redes sociais, já que terá um aumento do número de acessos ao website da sua empresa e das suas vendas. 

Além disso, realize treinamentos com sua equipe para lidar com as grandes demandas e para que seus consumidores tenham uma ótima experiência de compra durante a Black Friday. 

Utilize ferramentas de automação de disparos de mensagens

As ferramentas de automação de disparos em massa são de grande auxílio para todas as áreas da empresa no dia a dia e ganham ainda mais importância no envio de mensagens de Black Friday. Isso porque permitem que a empresa lide facilmente com o aumento do fluxo da demanda, sem sobrecarregar a sua equipe de trabalho. 

Com o WhatsApp Business ou utilizando SMS, por exemplo, é possível enviar aos consumidores:

  • informações sobre status de pedidos;
  • lembretes de pagamento;
  • Autenticação em dois fatores;
  • divulgação de lançamentos;
  • Avisos de alteração de horários;
  • Promoções, ofertas e cupons de desconto.

Pode-se, ainda, utilizar fluxos conversacionais de chatbot no WhatsApp para ajudar as pessoas a receberem seus boletos, a atualização do pedido ou até mesmo a confirmação da compra. Fazendo isso, a empresa estará apta a lidar com o aumento dos pedidos na Black Friday, sem ter de sobrecarregar o time ou ter de abrir novas vagas para garantir o suporte.

Por isso, a dica é investir em uma ferramenta de comunicação multicanal que integre os seus principais meios de comunicação. É o caso da solução Zenvia Attraction, que permite que a empresa use diversos canais para se comunicar com seus clientes de forma simples e rápida, seja automatizando o disparo de mensagens em massa nos canais: SMS, WhatsApp, E-mail Marketing e RCS.

Ofereça bons descontos 

Sabemos que bons descontos são exatamente o que os clientes procuram na Black Friday. Afinal, essa é uma data muito esperada pelas promoções. Mas cuidado para não frustrar ou decepcionar o seu público com falsas promoções.

Esse tipo de prática pode, na verdade, prejudicar o seu negócio, tendo impactos na credibilidade da empresa e atrapalhando a vender mais nessa época. Portanto, nada de dar descontos falsos e decepcionar clientes.

Planeje com antecedência o que é viável para a empresa e selecione produtos/serviços que realmente entrarão em oferta na data. Na hora de divulgar os descontos, use a criatividade. 

Crie um cronograma de mensagens

Não lote a caixa de e-mail ou envie muitas mensagens de WhatsApp ou SMS para seus leads uma semana antes da Black Friday com anúncios de ofertas, até porque diversas marcas já estarão fazendo isso e sua mensagem pode acabar ficando perdida e não sendo vista.

Planeje um cronograma de mensagens e comece a criar expectativa nos consumidores com antecedência, divulgando aos poucos as ofertas especiais. Aposte também em canais alternativos, como RCS e Voz. Assim, será mais provável que eles se lembrem da sua marca ao fazer compras na Black Friday. 

Crie uma landing page para a Black Friday 

A landing page é uma página dentro do site que visa a conversão do usuário. Criar uma landing page específica para a Black Friday pode facilitar a vida de clientes, que poderão encontrar todas as melhores ofertas rapidamente em um só lugar. 

Além disso, com uma landing page otimizada, você aumenta as chances de melhoria no posicionamento da sua marca e de seus produtos e serviços nos resultados de busca, fazendo com que novos consumidores acessem seu site. Com isso, crescem também as chances de vender mais na Black Friday.

A mesma página/link pode ser utilizada todos os anos. Dessa forma, você já estará com um bom posicionamento para quando chegar a Black Friday do ano seguinte. Nesse caso, basta alterar o conteúdo da landing page, mudando os produtos que entrarão em oferta.

A empresa pode ainda colocar uma opção para que consumidores se inscrevam no formulário, informando dados como e-mail, telefone e algumas opções de autorização de envio de mensagens de SMS e WhatsApp para receber as promoções, ofertas e cupons exclusivos em primeira mão. 

Saber como fazer uma Black Friday é fundamental para não só vender mais nessa data, como também fidelizar clientes para todas as outras épocas do ano. Por isso, para ter bons resultados, não deixe de atentar para os pontos mencionados neste artigo e aplicá-los na sua empresa.

Assim como nos anos anteriores, a Black Friday deste ano promete continuar movimentando as vendas online. Enfim, esperamos que a sua Black Friday seja um sucesso e que suas vendas aumentem. Caso queira conhecer mais sobre a nossa solução de disparo em massa, basta clicar no banner abaixo!

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.