Como fazer uma Black Friday? Veja como preparar sua empresa

A Black Friday pode ser uma oportunidade de fechar o ano no positivo. Confira nossas dicas de como fazer uma Black Friday de sucesso!

 Black Friday pode ser uma data de grandes oportunidades de aumento de vendas e conquista de novos clientes. No entanto, sem um bom planejamento, também pode ser um dia de grande estresse, problemas logísticos e clientes insatisfeitos. 

Por isso, em se tratando de como vender mais e como fazer uma Black Friday, é necessário realizar um planejamento com antecedência. Assim, é possível garantir margem de tempo para realizar pesquisas, testes e traçar uma estratégia mais assertiva.

Tire o melhor proveito da Black Friday 2021 fazendo um planejamento estratégico e investindo em atendimento ao cliente, para preparar a empresa para o aumento da demanda. 

Continue a leitura do artigo e confira dicas de como vender mais na Black Friday com uma boa preparação!

Como fazer uma Black Friday de sucesso? 

Confira agora algumas estratégias e pontos de atenção sobre como fazer uma Black Friday de sucesso em sua empresa. 

Ofereça bom atendimento 

O atendimento na Black Friday pode ser desafiante, devido ao aumento do número de acessos ao website da empresa ou de visitantes em suas lojas. Seja on-line ou físico, o atendimento é o primeiro ponto que necessita de preparação para vender mais na Black Friday. 

Já é comum que consumidores tenham de enfrentar desafios que atrapalham sua experiência de compra durante a Black Friday. Entre eles, os mais recorrentes são a demora no atendimento e a falta de assistência — ambos podem ser resolvidos com uma boa preparação.

Sendo assim, proporcione uma melhor experiência para os clientes. Para isso, ofereça atendimento personalizado e treinamento da equipe de vendas, preparando-a para lidar com as grandes demandas. 

Confira nosso artigo sobre como atender um cliente, para garantir um atendimento de qualidade na Black Friday. 

Utilize ferramentas de automação 

As ferramentas de automação são de grande auxílio para todas as áreas da empresa no dia a dia e ganham ainda mais importância na Black Friday. Isso porque permitem que a empresa lide facilmente com o aumento do fluxo da demanda, sem sobrecarregar a sua equipe de trabalho. 

Com uma API para WhatsApp, por exemplo, é possível enviar aos consumidores:

  • informações sobre status de pedidos;
  • lembretes de pagamento;
  • divulgações de lançamentos;
  • promoções.

Pode-se, ainda, oferecer suporte, através de múltiplos atendentes e chatbot. Fazendo isso, a empresa estará apta a lidar com o aumento dos pedidos na Black Friday, sem ter de sobrecarregar o time ou ter de abrir novas vagas para garantir o suporte.

Outra dica é investir em uma plataforma de atendimento multicanal que integre os seus principais meios de comunicação e também em ferramentas para times de vendas. É o caso do Zenvia Chat e da Sirena, por exemplo, que permite que a empresa gerencie diferentes canais em um só lugar e que o time de Vendas atenda de forma unificada. 

Com uma plataforma, você pode estar disponível no canal de Voz, WhatsApp, Chat, SMS, Facebook Messenger, Telegram, Mercado Livre e E-mail de forma centralizada. Essa é uma forma de garantir um atendimento personalizado e qualificado para seus clientes durante a Black Friday.

Utilize mais recursos do WhatsApp

Com o WhatsApp Business API, você não só consegue enviar mensagens aos seus clientes, mas também desenvolver uma interação importante na fidelização do seu público.

Como mencionamos, na Black Friday, o volume de vendas aumenta e, assim, também deve aumentar a sua atenção no pós-venda. Depois da aquisição de um produto, o seu cliente pode precisar de suporte no caso de qualquer problema ou dúvidas sobre entrega e/ou produto.

Com isso, utilizar uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de chatbot permite que você agilize o atendimento e resolva um número maior de problemas, aumentando a satisfação dos clientes.

Além disso, a possibilidade de atualizar o cliente, por meio de um aplicativo que está sempre em mãos, é uma forma de demonstrar eficiência e ganhar pontos.

Ofereça bons descontos 

Sabemos que bons descontos são exatamente o que os clientes procuram na Black Friday. Afinal, essa é uma data muito esperada pelas promoções. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) mostrou que, no ano de 2020, semanas antes da data, os produtos ficaram até 70% mais caros.

Apesar de parecer benéfico à primeira vista, esse tipo de prática pode, na verdade, prejudicar o seu negócio, tendo impactos na credibilidade da empresa e atrapalhando a vender mais nessa época. Portanto, nada de dar “descontos falsos” e decepcionar clientes.

Planeje com antecedência o que é viável para a empresa e selecione produtos/serviços que entrarão em oferta na data. Na hora de divulgar os descontos, use a criatividade. É possível atiçar a curiosidade do cliente trocando os produtos em desconto a cada duas horas, por exemplo, ou oferecendo brindes especiais para cada compra. 

Crie um cronograma de publicações 

Não lote a caixa de e-mail de seus leads e as redes sociais da empresa uma semana antes da Black Friday com anúncios de ofertas, até porque diversas marcas já estarão fazendo isso e sua mensagem pode acabar ficando perdida e não sendo vista.

Planeje um cronograma de publicações e comece a criar expectativa nos consumidores com antecedência, divulgando aos poucos as ofertas especiais. Aposte também em canais alternativos, como SMS. Assim, será mais provável que eles se lembrem da sua marca ao fazer compras na Black Friday. 

Invista em anúncios 

Algo essencial sobre como fazer uma Black Friday de sucesso são os anúncios. Ter suas ofertas amplamente divulgadas nos canais de comunicação mais populares é poder contar que novos consumidores conhecerão a marca e garantir um aumento nas vendas.  

Por isso, separe uma parte viável do orçamento para investir em canais de divulgação, como Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads e YouTube. O investimento com certeza valerá a pena, trazendo retornos em conhecimento de marca e em vendas.

Faça campanhas de voz

Investir em uma solução de voz também é uma alternativa diferente e que pode ajudar na divulgação da sua Black Friday e em uma aproximação com seu público. 

Esse tipo de recurso permite que você faça o envio de campanhas com torpedo de voz para sua base de contatos, além de ampliar os canais de geração de oportunidades. Desta forma, você pode reforçar a sua identidade de marca e ganhar mais proximidade e reconhecimento na sua base de clientes.

Com uma mensagem de voz, além das campanhas para a Black Friday, você pode enviar atualizações de forma ágil para seus clientes e deixá-los saber de eventuais promoções com um tempo limitado dentro do seu site.

Crie uma landing page para a Black Friday 

A landing page é uma página dentro do site que visa a conversão do usuário. Criar uma landing page específica para a Black Friday pode facilitar a vida de clientes, que poderão encontrar todas as melhores ofertas rapidamente em um só lugar. 

Além disso, com uma landing page otimizada, você aumenta as chances de melhoria no posicionamento da sua marca e de seus produtos e serviços nos resultados de busca, fazendo com que novos consumidores acessem seu site. Com isso, crescem também as chances de vender mais na Black Friday.

A mesma página/link pode ser utilizada todos os anos. Dessa forma, você já estará com um bom posicionamento para quando chegar a Black Friday do ano seguinte. Nesse caso, basta alterar o conteúdo da landing page, mudando os produtos que entrarão em oferta.

A empresa pode ainda colocar uma opção para que consumidores se inscrevam e saibam das promoções em primeira mão ou recebam ofertas e cupons exclusivos. 

Saber como fazer uma Black Friday é fundamental para não só vender mais nessa data, como também fidelizar clientes para todas as outras épocas do ano. Por isso, para ter bons resultados, não deixe de atentar para os pontos mencionados neste artigo e aplicá-los na sua empresa.

Assim como em 2020, a Black Friday 2021 promete continuar movimentando as vendas on-line. Então, que tal conferir também o artigo sobre como vender online e ver se sua marca já adota as estratégias adequadas para isso?

Escrito por

Zenvia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.