Como planejar promoções para Black Friday e quais ferramentas usar

Saber como planejar promoções para Black Friday é essencial para uma campanha de sucesso. Confira nossas dicas e as melhores ferramentas!

Como em várias outras ações de marketing, planejar promoções para Black Friday é essencial para ter ótimos resultados ao final da campanha. Afinal, disparar comunicações que não tem relevância para quem está recebendo pode ter um efeito totalmente negativo.

Contudo, quando você envia mensagens de Black Friday para informar sobre uma condição especial, não está apenas promovendo um produto. Está, na verdade, prestando um serviço para o seu cliente que, de outra forma, poderia não ficar sabendo da oportunidade.

Bom, a Black Friday está chegando e você precisa correr para se planejar e se diferenciar dos seus concorrentes. Pensando nisso, elaboramos este post para dar algumas dicas e indicar ferramentas que podem ajudar e muito durante essa época. Confira!

Dicas para planejar promoções para Black Friday

O mercado se movimenta bastante em época de Black Friday, certo? Justamente por isso, é preciso se preparar o quanto antes para o período! Veja abaixo algumas dicas de como planejar promoções para essa campanha.

Planeje sua promoção para a Black Friday

O plano não envolve apenas as ações de marketing que sua empresa precisa fazer. Estamos falando de uma época de maior movimento, o que torna fundamental se estruturar para atender mais clientes em um menor espaço de tempo. Tudo isso exige preparo operacional.

Estamos falando em um período de Black Friday, que envolve mais clientes comprando, maior movimentação de estoque, maior quantidade de contatos — o que, possivelmente, acontecerá por meio de vários canais de comunicação. 

É preciso garantir que a operação entregue uma boa experiência de compra capaz de promover a fidelização dos clientes. Lembre-se de atentar para o pós-vendas também!

Então, cuide de:

  • Prever o tamanho da demanda;
  • Contatar os fornecedores com bastante antecedência;
  • Contratar colaboradores temporários (se necessário);
  • Pensar na logística de entrega (nos casos de e-commerces, por exemplo);
  • Mapear as ferramentas de comunicação de que precisará;
  • Assumir apenas aquilo com o que poderá cumprir.

Simplifique a compra

O consumidor está cada vez mais exigente — e com razão. Afinal, são cada vez mais possibilidades de produtos, lojas, experiências de compra, formas de pagamento etc. Por isso, conquistá-lo pode parecer cada vez mais difícil. Mas não para quem sabe planejar promoções para Black Friday.

Precisamos considerar o maior movimento nas lojas típico dessa época, o que pode gerar certo desgaste com esperas exageradas e imprevistos. Por isso, tome ações que facilitem a vida dele!

Caso ainda não faça vendas online, essa é a hora de enxergar a urgência de utilizar esse meio. Dessa forma, crie loja virtual, identifique os canais de comunicação que seu cliente mais usa e invista neles.

Quanto mais você puder simplificar a compra, maiores serão: a satisfação do cliente, a possibilidade de fidelização, as chances de indicar sua loja e, é claro, suas vendas no período de Black Friday.

Entenda o contexto do seu cliente

Entender os interesses, o perfil de consumo, a abertura para interação e o processo de compra dos clientes são algumas iniciativas que valem para o ano como um todo, mas principalmente para a Black Friday.

Por isso, não deixe de fazer pesquisas! Vale analisar o perfil dos usuários e visitantes do seu site, observar o ticket médio de seus clientes e até mesmo conversar com consumidores fiéis para saber o que sua empresa entrega que o torna satisfeito.

Tendo isso em mente, será ainda mais fácil planejar promoções para Black Friday e, mais do que isso, aumentar os lucros comparadamente ao ano anterior.

Use a criatividade

A criatividade aplicada a esse entendimento sobre seu cliente ajuda a envolvê-lo de forma ainda mais impactante. Isso fará com que ele lembre da sua marca em outras oportunidades de compra ou que a indique também para um amigo ou parente.

Para isso, reflita sobre qual imagem sua empresa gostaria de passar: a de um confidente? Um amigo próximo? Um conselheiro? Ou de autoridade? Tendo isso como ponto de partida, você poderá criar peças de comunicação super personalizadas, além de promover diálogo e aproximação com o consumidor na Black Friday.

Estimule a ação

Toda mensagem promocional precisa de foco no objetivo. Por mais adequada, agradável e estimulante que seja a mensagem, ela não vai cumprir seu papel se não estimular a ação de compra.

Isso não é resolvido apenas com uma frase no imperativo, como: “ligue já” ou “compre agora”. A ideia deve ser sempre promover em seu cliente o sentimento de que não pode perder a oportunidade.

Aliás, essa é a grande “arma” que você tem em eventos como a Black Friday: o senso de urgência. Seu cliente sabe que a promoção tem prazo para terminar, ou seja, as vendas não aumentam apenas em razão dos preços que caem, mas também pelo impulso de compra gerado pela sensação de urgência.

Ferramentas e canais de comunicação para a Black Friday

Conforme mencionamos, durante a Black Friday as vendas têm grandes chances de aumentar e, com isso, a necessidade de atender bem os clientes também. Dessa maneira, é preciso contar com as ferramentas e os canais de comunicação adequados para conseguir suprir a alta demanda. 

Há ainda a possibilidade de mesclar esses canais, tornando a experiência do consumidor ainda mais completa. A seguir, elencamos algumas possibilidades para você aplicar na sua empresa.

E-mail

O bom e velho e-mail é uma poderosa arma para planejar promoções para Black Friday. Com um campo de assunto impactante e ofertas tentadoras, é possível incentivar compras em consumidores que estão na sua base de contatos, mas possivelmente não estão se lembrando da sua marca nas compras desta data. Aqui, vale a máxima “quem não é visto, não é lembrado”.

E por falar em base de contatos, nada de comprar listas de e-mails, hein? Além de ser uma prática bastante mal-vista por consumidores, pode impactar negativamente na “reputação” do seu domínio e fazê-lo ser classificado como SPAM.

Voz

Canais de voz podem ser bastante úteis na Black Friday. Fazer ligações para clientes mais fiéis informando sobre promoções exclusivas ou até mesmo adiantando algumas delas para eles pode surtir bons retornos.

Porém, em vez de sair ligando para um por um, considere automatizar esse tipo de contato. Há a possibilidade, por exemplo, de usar soluções que fazem o envio de mensagens de voz anunciando as promoções de Black Friday para números de telefone da sua base de contatos.

E, por que não, usar esse canal para informar os horários de funcionamento da loja durante a campanha? Assim, você facilita a vida do consumidor ao evitar que ele compareça à loja quando ela estiver fechada.

SMS

Você sabia que 98% dos SMS são lidos em até três minutos? Ele é ainda um meio de comunicação simples de ser usado e acessado pelas pessoas no geral, já que não requer sinal de internet para sua viabilização.

Isso o torna um importante canal para planejar promoções para Black Friday. Fazer envio de SMS com comunicados de ofertas, códigos de rastreio, lembrete de abandono de carrinho e de cupons de desconto podem ser ótimas maneiras de aumentar as vendas e elevar a vantagem competitiva da sua marca perante os concorrentes.

WhatsApp

O aplicativo WhatsApp está em nada menos do que 99% dos smartphones ativos no Brasil. Isso por si só mostra sua força e também a importância de estar disponível nesse canal para seus clientes.

Para fazer isso da maneira mais prática e prática, é indicado adquirir uma conta de WhatsApp Business. Por meio dela, é possível múltiplos atendentes em um só número como também estabelecer mensagens automáticas e até mesmo chatbot que auxiliem na resolução das demandas.

Atente para contar com um parceiro oficial do WhatsApp para evitar contas piratas e punições à sua marca por parte dele, hein?

Web Chat

Canais de conversação no próprio site também são uma ótima pedida. Assim, o usuário pode resolver suas dúvidas na própria página da empresa por meio rápido e eficiente.

Aqui, também é possível e indicado implementar automações em que robôs são configurados para tirar dúvidas simples dos consumidores. Caso seja necessário, também é viável transbordar o atendimento para humanos na resolução de questões mais específicas.

Redes sociais

Ao pensar nas ferramentas e nos canais de comunicação para planejar promoções para Black Friday, não podemos deixar de lado as tão usadas redes sociais. Nelas pode estar grande parte do seu público, o que requer preparação para o gerenciamento dos contatos por lá também.

Por isso, habilite e invista no chat de plataformas como o Facebook, em que também é possível realizar automações. Apesar de elas não serem ainda possibilitadas no Instagram, atentar para esse canal também é imprescindível, caso ele seja muito usado pelo seu público.

Planejar promoções para Black Friday pode parecer um trabalho árduo, mas com o auxílio das ferramentas ideais, pode se tornar bem mais simples. Atente para as dicas e sugestões deste post ao fazer sua campanha e serão grandes as possibilidades de obter ótimos resultados nas vendas.

Curtiu entender sobre planejamento e soluções para a Black Friday? Então que tal seguir nossas páginas nas redes sociais e acompanhar dicas sobre mercado de tecnologia de comunicação e atendimento ao cliente? Estamos no Facebook, no Instagram, no Youtube e também no LinkedIn!

Escrito por

Zenvia