Cyber Monday: saiba como utilizar os canais de comunicação para vender mais

Sua empresa está preparada para a Cyber Monday? Como na Black Friday, essa é uma data importante que requer boa estratégica de comunicação.

Você sabe o que quer dizer “Cyber Monday”? Em tradução livre, a expressão significa “segunda-feira cibernética” e está relacionada à segunda-feira posterior à tão importante Black Friday. Ela é uma excelente oportunidade para o comércio eletrônico continuar com as vendas elevadas alguns dias depois desse evento.

E, assim como na Black Friday, a Cyber Monday também requer planejamento e atenção aos canais de comunicação para continuar entregando ao usuário uma boa experiência de compra com a marca.

Acompanhe este post para entender melhor sobre como surgiu a data e descobrir como vender mais usando os canais da melhor forma possível!

O que é e como surgiu a Cyber Monday?

Como na Black Friday, a Cyber Monday também tem relação com o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), feriado celebrado nos Estados Unidos. O evento foi criado em 2005, também nos EUA, e pode ser explicado pela continuidade dos consumidores em procurar ofertas mesmo na segunda-feira pós-Black Friday.

Enquanto a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e busca dar vazão às vendas de produtos e serviços de diversos segmentos, a Cyber Monday ocorre na segunda-feira seguinte e acontece com foco na venda de produtos eletrônicos por meio de e-commerces.

A Cyber Monday se tornou uma oportunidade não apenas para o público aproveitar as ofertas por mais tempo, como também para o comércio ter ainda mais chances de aumentar as vendas no fim de ano. Isso auxilia nos resultados das empresas e também no esvaziamento do estoque para o próximo grande feriado: o Natal.

Como se preparar para a data?

Considerando o crescimento da popularidade da Cyber Monday, é importantíssimo que as marcas se preparem para esse dia. Veja a seguir como fazer isso de maneira eficaz.

Planeje-se

Naturalmente, datas importantes para o mercado como a Cyber Monday pedem um planejamento eficiente devido ao intenso aumento das vendas. Nesse sentido, é fundamental cuidar de fatores como estoque, oferta e atendimento para garantir uma boa experiência para os clientes.

Dessa forma, não deixe de estudar meses antes o volume de demanda que terá nessa época, considerando não somente a Cyber Monday, como também a Black Friday. Aqui, uma dica é planejar-se para os dois eventos, considerando principalmente a logística. Não se esqueça também de fazer uma boa divulgação para relembrar seu público sobre as ofertas da segunda-feira pós-Black Friday também!

Cuide do pós-vendas

Chegam datas importantes como a Cyber Monday e algumas empresas se esquecem de investir adequadamente no pós-vendas. Como é um período de grande volume de pedidos e transações, pode acontecer de ocorrerem alguns problemas com pagamentos, com entregas e/ou com os produtos em si.

Por isso, não deixe de incluir no planejamento a atenção ao pós-vendas para garantir que seu cliente se sinta amparado mesmo que haja intercorrências. Cuide também de medir a satisfação dos compradores por meio de pesquisas de NPS. Essa é uma maneira de mostrar a ele que sua marca se importa, além de obter importantes insights sobre possíveis pontos de melhoria.

Dê atenção aos canais de comunicação

Marcas que se comunicam bem com seu público sempre serão lembradas. Por isso, é fundamental dar a atenção adequada para os canais de comunicação que serão usados na Cyber Monday.

Tendo em vista o aumento das compras feitas no ambiente on-line, é preciso garantir que seu cliente conseguirá se comunicar com sua marca sempre que precisar. Isso significa entender quais são os canais que ele mais usa e estar presente de forma efetiva em cada um, seja WhatsApp, seja telefone, Chat, entre outros. 

Como usar os canais de comunicação para vender mais na Cyber Monday?

Estar presente na internet ou ter canais abertos de comunicação para a Cyber Monday é importante. Porém, não adianta apenas ter presença: é preciso estratégia. Abaixo, daremos algumas dicas de como usar os canais de comunicação para vender mais na Cyber Monday.

Identifique os canais de comunicação do seu público

Conforme mencionamos, é preciso, primeiramente, observar quais são os canais mais usados pelos compradores da sua marca. Para isso, é importante fazer uma pesquisa para identificar faixa etária, localidade e escolaridade.

Em seguida, identifique qual é o meio que mais usam para se comunicar, defina a linguagem mais adequada e implemente as ferramentas que vão possibilitar esse diálogo. Nesse sentido, seja qual for a ferramenta, não deixe também de contar com bons fornecedores para garantir que oferecerá uma boa experiência para o usuário.

Conte com a facilidade da automação

Pode parecer difícil atender um alto volume como o da Cyber Monday com a devida eficiência, certo? Não necessariamente. A tecnologia pode ser uma importante aliada para oferecer atendimento de qualidade aos seus clientes.

Para manter um bom nível de satisfação em épocas como essa, conte com a praticidade que soluções como a automação do atendimento podem oferecer. Ter um bot na sua página de e-commerce pode auxiliar, por exemplo, para que o cliente tire dúvidas comuns sobre o processo de compra, tornando seu time ainda mais estratégico, possibilitando que atenda pessoalmente a outras demandas mais complexas.

Além disso, considere automatizar fluxos conversacionais em outros canais como WhatsApp e Facebook, ou até mesmo no de voz. Inserir uma URA pode auxiliar bastante na triagem das chamadas e otimizar a gestão do atendimento.

Tenha uma estratégia omnichannel

Adquiriu as ferramentas necessárias para atender seu cliente? Ótimo! É hora de fazê-las conversarem entre si. Ter uma estratégia omnichannel é uma forma de oferecer experiência ainda mais relevante ao permitir que o consumidor escolha a maneira como deseja ser atendido.

Uma possibilidade é o envio de SMS com código de rastreio da entrega do produto, mas inserir nele também um link para caso o cliente tenha alguma dúvida e deseje ser atendido pelo WhatsApp. É possível ainda indicar tal link no próprio chat da página da empresa na internet, permitindo acesso rápido ao aplicativo para os casos de dúvidas ou solicitações.

Aproveitar a Cyber Monday para estender as ofertas da Black Friday é uma eficiente estratégia para otimizar os resultados de vendas. É crucial ter em mente que cada vez mais o poder está nas mãos do consumidor e que atendê-lo bem significa aumentar as chances de recompra, seja em qual época for.

Então, não deixe de investir em canais de comunicação eficazes na Cyber Monday para se aproximar dele e otimizar os resultados no fim do ano. E aí, como sua empresa se prepara para essa data? Deixe um comentário a seguir e compartilhe se já usam as ferramentas para atendimento na Cyber Monday.

Escrito por

Marcela Melo