Dia da Black Friday 2024: Saiba como se preparar!

O dia da Black Friday é uma das datas mais importantes do varejo. Em 2024, isso não será diferente. Confira se está tudo pronto!

Em 2024, o dia da Black Friday acontecerá em 29 de novembro. Como já é de costume, ele acontece sempre na última sexta-feira do penúltimo mês do ano e é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros. Justamente pelo fato de que muitas pessoas esperam novembro para comprar eletrônicos e eletrodomésticos, há um aumento expressivo nas vendas de roupas, calçados, produtos esportivos, beleza e até mesmo de alimentos e bebidas.

Mas, como saber se a sua empresa está pronta para o dia da Black Friday em 2024? Primeiro, é recomendado analisar a sua estratégia de marketing e vendas para saber como aproveitar as oportunidades do período.

Continue a leitura e veja como se preparar para essa data!

Qual é o cenário mais provável para a Black Friday 2024?

Em 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus, as vendas aumentaram 25% durante a Black Friday, comparadamente com o ano anterior. E por mais que em dez anos a última sexta-feira de novembro gere vendas de forma progressiva, a expectativa para a Black Friday 2024 é ainda mais alta.

Afinal, durante o período de isolamento social, o e-commerce brasileiro ganhou mais de 7 milhões de novos consumidores somente no primeiro semestre de 2020. Além da necessidade gerada pelo distanciamento, o período também influenciou no aumento da confiança da população em fazer pagamentos on-line.

Por outro lado, as lojas avançaram nas iniciativas de transformação digital para atender a esses novos consumidores. Em 2020, foram treze milhões de pessoas que fizeram sua primeira compra on-line. Neste cenário, canais de comunicação como o WhatsApp, Instagram, Facebook e até mesmo o telefone serviram e servem como apoio para as empresas no suporte ao cliente.

É por tudo isso que a Black Friday de 2024 promete ser a maior de todos os tempos!

Por que meu e-commerce deve se preparar para o dia da Black Friday de 2024?

O desempenho do e-commerce varia com a sazonalidade das datas comemorativas, e isso não é novidade. Depois do Natal, a dupla Black Friday + Cyber Monday é a que mais movimenta as vendas no comércio on-line. Além disso, em 2021, houve bons resultados desde o primeiro trimestre, período em que foi registrado aumento de 57,4% nas compras no ambiente on-line.

Como a sua loja virtual está se preparando para isso? Está tudo pronto para aproveitar as mensagens de Black Friday certas para os seus clientes? Caso precise de ajustes e otimizações na estratégia de Black Friday, conte com a solução de campanhas da Zenvia.

O que o consumidor espera das empresas em 2024?

É claro que toda loja física ou virtual quer fechar o ano com o fluxo de caixa positivo, quer vender mais, quer ser conhecida. No entanto, quem está no centro desta equação é o consumidor. Seja atendendo necessidades, indulgências ou entretenimento. No dia da Black Friday, todo mundo espera descontos agressivos.

Um estudo da MCC & Net mostrou que, em 2019, os consumidores, no dia da Black Friday, queriam: preço promocional (80%), 2 por 1 e similares (6%), frete grátis (4%), parcelamento sem juros (4%), cupons (2%) e melhor prazo de entrega (1%). 

O curioso neste estudo é que por mais que apenas 1% dos entrevistados pedissem melhor prazo de entrega, uma pesquisa do Reclame Aqui apontou que o atraso na entrega dos produtos é o maior desafio no dia da Black Friday. Foram mais de 49,62% de reclamações.

Neste ponto, além de pensar na gestão do estoque, é importante manter uma comunicação transparente com os clientes e utilizar tecnologias que façam tracking de pedidos, oferecendo uma melhor experiência para o consumidor. Não se esqueça de que, para muitos, esse é o primeiro contato com a sua empresa.

Quais são as dicas para se preparar para a Black Friday 2024?

O primeiro passo é fazer um planejamento Black Friday, com estratégias de marketing e vendas, certo? Mas pensando nos Insights do Google para a data, experimente trocar ofertas de produtos por motivações de consumo:

  • ofereça os melhores achados – já pensou em criar stories com achados da sua marca de forma totalmente espontânea?  
  • disponibilize a melhor oportunidade para uma escolha inteligente – qual é o maior diferencial da sua loja hoje? 
  • viabilize o consumo – por que essa necessidade deve ser atendida em sua loja?

Não se esqueça de que os consumidores gastam bastante tempo pesquisando sobre produtos e lojas antes de comprar, mas também estão dispostos a comprar de uma loja virtual pela primeira vez. Coloque o seu diferencial como parte da estratégia de marketing e vendas, mas sem perder de vista os benefícios para o consumidor.

O que não perder de vista para o dia da Black Friday em 2024?

  • os consumidores estão repensando o consumo. Não se esqueça de reforçar o propósito da sua empresa. Apoie causas que a sua loja, de fato, se identifica!
  • comunicação com clientes e prospects antes, durante e pós-Black Friday.
  • a Black Friday engaja consumidores. Crie conteúdos relevantes e espere a sua audiência replicá-los ou fazer buzz marketing.
  • não se esqueça de que nem tudo precisa ser muito sério: invista em memes, vídeos e desafios. Saia da caixa!
Escrito por

Janine Costa