Como enviar SMS para clientes de forma estratégica?

Saiba as melhores formas de enviar SMS para seus clientes e as vantagens de utilizar este canal como estratégia na sua empresa!

Enviar SMS é uma maneira rápida e eficaz de ampliar o alcance de sua marca. Noventa por cento das mensagens SMS são lidas pelo receptor em até três minutos, o que é possível devido à sua entrega imediata. 

Nos últimos anos, tivemos muitas mudanças no comportamento do consumidor. Cada vez mais o uso da tecnologia tem influenciado a forma de interação entre consumidores e empresas. Com o celular sempre na mão, as pessoas têm tido um contato mais próximo com canais de comunicação online. 

Dentre eles, o mais utilizado é o SMS (Short Message Service), que aparece diretamente na tela inicial do smartphone do usuário e pode conter um texto de até 160 caracteres.

Em um país como o Brasil, em que um habitante possui, em média, dois dispositivos digitais, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), não há limites para o impacto que suas mensagens podem causar!

A forma de interagir e se comunicar muda constantemente e a tecnologia é uma das maiores responsáveis por isso. Então, acompanhe este artigo e aumente seus resultados de vendas e engajamento, conhecendo as melhores formas de enviar SMS!

disparar sms

Quais as vantagens de enviar SMS para o cliente?

Os SMS são mensagens curtas e práticas, que normalmente são utilizadas de forma unidirecional para notificações automáticas sobre alguma coisa. Por esse e outros motivos, costumam ser lidas com muito mais rapidez que os outros canais de comunicação empresarial.

Além de aumentar o alcance da sua marca, com uma taxa de abertura de até 98% (Daniel Rowles, Mobile Marketing), estratégias de envio de SMS podem ser aplicadas nas mais diversas áreas da sua organização. 

Existem várias razões para enviar mensagens, tudo vai depender da estratégia de comunicação da empresa. Se você está pensando em adotar o envio de SMS na sua empresa, listamos algumas das principais aplicações do SMS para otimizar os processos do seu negócio, confira!

SMS para cobranças

Quando for necessário comunicar com o seu cliente sobre alguma cobrança, o SMS é um dos melhores meios de comunicação por ser possível enviar faturas e boletos de cobrança digital para consumidores com mais praticidade. 

Além disso, com o envio de SMS automático, você poderá, rapidamente, compartilhar boletos e lembretes de pagamento com centenas de clientes ao mesmo tempo. Assim,  será possível reduzir o número de clientes inadimplentes e os atrasos de pagamentos.

SMS para divulgação

Acontece quando um novo produto é disponibilizado ou no início de alguma promoção. A partir disso, se dispara mensagens mais direcionadas a uma página ou campanha mais personalizada. 

Mantenha o consumidor atualizado divulgando ofertas especiais, eventos e novos produtos, chamando a atenção de novos consumidores e aumentando as taxas de conversão da sua marca!

SMS para lembretes

Lembretes via SMS é uma das formas mais eficientes, rápidas e de baixo custo para se comunicar com seu cliente. Também ajudam a diminuir a taxa de inadimplência e a relembrar de vencimento dos boletos ou faturas. Existem diversos sistemas de disparo de SMS que automatizam e facilitam o disparo de mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo.

Invista em atendimento personalizado a seus clientes e parceiros, lembrando-os de atividades importantes que são do seu interesse. Com o envio de pequenos lembretes, você irá mostrar apoio e consideração ao cliente, além de mantê-lo engajado em suas atividades e encontros. 

Leia nosso artigo sobre SMS para empresas para saber sobre outros benefícios que a sua empresa pode ter ao utilizar o SMS em suas estratégias!

Como disparar SMS online

Ainda não sabe como enviar SMS online? Adquirindo pacotes de SMS, como os oferecidos pela Zenvia, você pode alcançar milhares de contatos facilmente, em apenas três passos:  

  1. Cadastre na plataforma
  2. Suba seus contatos; 
  3. Crie uma mensagem de até 160 caracteres;
  4. Dispare na hora ou agende um horário.

Assim, você pode compartilhar textos que engajem e impactem o consumidor, trabalhando em estratégias de SMS marketing

A Zenvia oferece duas maneiras de enviar SMS: por meio da solução Zenvia Attraction, plataforma online ou pela integração via Zenvia API.

Conte com o Zenvia Attraction para disparar SMS e escalar seus resultados

Agora que você já sabe que as vantagens do uso de SMS são inúmeras, o importante é saber usá-las a favor da satisfação do cliente! Para isso, conte com o apoio da solução Zenvia Attraction, disparador de SMS online e parceiro das operadoras. Aproveite e confira tudo sobre os nossos planos de SMS e contrate aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa! 

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.