APIs: Tudo sobre o que é API, exemplos e importância!

Saiba como APIs podem ajudar na integração e desenvolvimento da sua empresa. Entenda o que é API e veja exemplos de como usar!

Saber como funciona uma API é como desvendar segredos sobre a fórmula usada por softwares, sistemas e aplicativos para interagir, se integrar e se comunicar. 

É descobrir como a Tecnologia da Informação pode ser mais eficiente, gerando menos trabalho e mais produtividade para consumidores de uma empresa. É projetar como a jornada de clientes pode ser ainda melhor com o apoio da equipe de TI.

Neste post, abordaremos o que são APIs, como elas estão presentes em nossa rotina de trabalho e como são usadas para melhorar a funcionalidade dos sistemas. 

Descubra também boas tecnologias que usam APIs e podem ser empregadas por sua empresa para fidelizar e aumentar seu faturamento. Confira!

 O que são APIs? 

A expressão Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos, originou o acrônimo API. 

APIs são “tradutores” com a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos. Dessa forma, é possível entregar uma experiência de uso mais familiar para as pessoas.

As APIs permitem que o usuário final utilize um aplicativo, software ou até uma simples planilha, consultando, alterando e armazenando dados de diversos sistemas, sem que o usuário precise acessá-los diretamente.

O intuito de uma API é trocar dados entre sistemas diferentes, na maior parte das vez essas trocas de dados tem como objetivo automatizar processos manuais e/ou permitir a criação de novas funcionalidades.

Por exemplo, um software de marketing recebe os dados de um prospect e utilizando uma API envia as informações de um lead qualificado para o software de CRM. Aqui acontece uma troca de dados para automatizar um processo manual.

Ou, ainda, quando um software de CRM tem um botão ao lado do número de telefone que permite realizar uma chamada via integração com uma provedora de telefonia VOIP e deixar gravada a chamada. Nesse caso acontece troca de dados para criar uma nova funcionalidade onde todo o serviço é realizado por uma outra empresa (provedora de telefonia).

Para que serve uma API? 

As APIs podem ser utilizadas de diversas maneiras, integrando diferentes sistemas para maior eficiência na hora do uso, e tem uma função estratégica na rotina das empresas. Afinal, existem diversos sistemas e aplicativos usados em um negócio – e todos esses recursos interagem com outros softwares, via APIs.

O exemplo mais comum de serventia da API é o de um funcionário que precisa emitir notas e boletos para finalizar o pedido de um cliente. Nesse caso, a API pode conectar o sistema de gestão da empresa ao sistema de geração de boletos do banco – e ao de emissão de notas da prefeitura. Assim, o colaborador precisa apenas inserir os dados uma vez e finalizar o processo com poucos cliques.

Uma outra aplicação poderia ajudar a reduzir a taxa de inadimplência, por exemplo. A API conectaria dados do setor de contas a receber ou do CRM da empresa a uma plataforma de chatbots. Os clientes inadimplentes receberiam uma mensagem com os dados da cobrança de forma automática e regularizariam a situação em pouco tempo.

Sistemas conversacionais também poderiam atualizar os dados cadastrais de clientes usando APIs para se comunicar com as pessoas e consultar as informações. 

Por que usar API? 

Como vimos, uma API pode mudar o dia a dia da empresa, agregando simplicidade, agilidade e automação aos sistemas. As vantagens da automação de marketing trazidas pelas APIs são refletidas nas mais diversas áreas.

O atendimento ao cliente, por exemplo, pode ser oferecido 24 horas por dia, todos os dias da semana. Já as campanhas de marketing terão maior alcance através da publicação simultânea de conteúdos em diversas plataformas e fácil envio de milhares de e-mails e mensagens em segundos. 

Todas as áreas da empresa podem ser beneficiadas pela adoção de APIs. Benefícios estes que não só serão sentidos internamente, mas também afetarão consumidores na medida em que agregam qualidade e simplicidade à sua experiência.

Portanto, o API pode ser usado para agregar agilidade em áreas da empresa, ou mesmo aperfeiçoar áreas estratégicas de importância. Por exemplo, uma organização que tem como meta para o ano dobrar o número de clientes pode adotar APIs na pré-venda para ter maior eficiência na qualificação e conversão de leads. 

Exemplos de API 

Confira agora alguns exemplos de API e saiba como podem auxiliar em seus negócios.

API para WhatsApp 

O API WhatsApp permite que a empresa se comunique em larga escala na plataforma que é utilizada por 1,5 bilhão de pessoas no mundo inteiro. Com a integração via API, é possível enviar lembretes, ter múltiplos atendentes, oferecer suporte 24h com mensagens programadas e até criar um chatbot para WhatsApp. 

Assim, você poderá utilizar sua conta comercial para tirar dúvidas, enviar cobranças de pagamentos ou informar sobre o status de um pedido, aproveitando todo o potencial da plataforma de mensagens mais utilizada no Brasil. 

Ou seja, o WhatsApp Business API é capaz de melhorar a experiência de clientes em todas as suas etapas, desde a pré-venda até o pós-venda. 

API de Voz 

A API de voz permite a comunicação em larga escala com clientes e consumidores, através do envio de torpedos de voz. 

O torpedo de voz é uma mensagem gravada que pode ser transmitida ou reproduzida caso, por exemplo, clientes entrem em contato com a empresa e não tenha ninguém disponível para atendê-lo naquele momento.

O envio de campanhas promocionais, lembretes de pagamento e agendamento, pesquisas de satisfação e atualizações sobre o status das várias etapas do negócio são alguns exemplos de recursos da API de Voz

API para SMS 

Do seu celular, você consegue facilmente se comunicar com amigos e familiares, através do envio de mensagens de SMS. No entanto, quando se trata de enviar torpedos para centenas ou até milhares de pessoas no uso comercial, essa tarefa se torna desgastante. 

É aí que entra o API, possibilitando o envio de milhares de mensagens em segundos. 

Como o SMS tem entrega imediata e taxa de abertura de até 98%, é uma ótima ferramenta de divulgação de lançamentos, promoções, eventos, serviços, etc.

Entender o que são APIs ajuda a reduzir os custos de implantação de novos sistemas, inovar com agilidade e simplificar o trabalho dos colaboradores e a vida dos clientes. Antes de pensar em desenvolver uma funcionalidade, avalie se o uso de uma API poderia agregar valor para seus projetos.

Agora que você já sabe o que são APIs, aproveite para saber mais sobre os benefícios do Chatbot para WhatsApp.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.