Instagram para empresas: como integrar mensagens e atender bem

Saiba como integrar as mensagens do Instagram para empresas e personalizar o atendimento aos seus clientes.

Em 2020, o Instagram completou 10 anos do seu lançamento oficial e, de lá pra cá, tem tomado dimensões significativas em diferentes esferas. Uma delas diz respeito ao uso do Instagram para empresas, que as auxilia na aproximação com o público e, também, no atendimento a clientes

Além disso, em junho de 2021, foi lançada a API do Messenger para Instagram, que promete facilitar ainda mais essa comunicação entre empresas e consumidores. Com a API do Messenger para Instagram da Zenvia é possível integrar o Instagram com a sua solução e atender os seguidores da sua empresa.

Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre essa novidade e mostrar como deve ser a criação de uma base para a construção de uma estratégia dentro da plataforma e, ainda, dar dicas de atendimento online no canal. Boa leitura!

API do Messenger para Instagram da Zenvia

Por entender o quão a plataforma está presente nas estratégias de comunicação e negócios de sucesso, estamos integrando aos nossos serviços a API do Messenger para Instagram da Zenvia

Com a API, será possível integrar as mensagens do Instagram diretamente com a sua plataforma de atendimento. Com isso, sua empresa poderá otimizar o atendimento, tendo maior agilidade, escalabilidade e personalização para as interações dentro do canal. 

O lançamento da API do Messenger para Instagram da Zenvia torna possível centralizar o atendimento das redes sociais das empresas em um único lugar, permitindo que as ações sejam mais estratégicas e a comunicação personalizada e otimizada. 

Instagram para empresas: por que é uma boa opção

Conectar-se com o público e se fazer presente onde ele está: essa tem sido a máxima do relacionamento entre empresas e consumidores. Nesse sentido, o Instagram, enquanto canal amplamente usado, não poderia estar de fora da estratégia de comunicação das organizações.

Dados de diferentes estudos reforçam a relevância do uso da plataforma para os negócios, pensando em números globais:

  • O Instagram está entre as 10 principais pesquisas do Google, do lado de Facebook, Google, Youtube e Amazon. Ou seja, entre pesquisas genéricas, como clima e notícias, o Instagram é a 9ª consulta mais popular;
  • Mais de 1 bilhão de pessoas utiliza o Instagram todos os meses;
  • No Brasil, são em média 95 milhões de usuários do Instagram;
  • Em 2020, os usuários do Instagram gastaram em média 30 minutos por dia navegando na plataforma, um aumento de 4 minutos em relação ao ano anterior;
  • Cerca de 200 milhões de usuários visitam pelo menos um perfil comercial diariamente;
  • 81% das pessoas utiliza o Instagram para realizar pesquisas de produtos e serviços;
  • 90% dos usuários do Instagram seguem uma empresa.

Instagram para empresas: como construir sua estratégia

Há diversas maneiras de utilizar o Instagram para empresas e, sem dúvidas, a melhor delas dependerá do público de cada negócio. Porém, para começar a pensar no uso da plataforma de maneira mais estratégica, separamos três pontos que são fundamentais para a construção de uma boa base de ações de atração e engajamento. 

Importante lembrar que estar de olho nas métricas é essencial para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. É um trabalho contínuo, mas que gera excelentes resultados. Confira!

1. Instagram para empresas: a importância de uma conta comercial 

Diferentemente da maneira tradicional de utilizar o Instagram, quando se pensa em uma aplicação voltada para negócios, é preciso ir além das funcionalidades consideradas como padrão que as ferramentas oferecem para os usuários finais. 

Isso significa diferenciar os insights recebidos pelas marcas daqueles recebidos pelos usuários da rede social com uma finalidade de interação com pares e com as empresas que admira e tem interesse. 

Mas o que isso quer dizer? Que há muitas métricas que precisam ser analisadas e que vão mais profundamente na avaliação do que está sendo postado nas contas comerciais e de como a própria empresa está construindo seu comportamento dentro daquele espaço. 

Ou seja, como a marca está se posicionando, atendendo e interagindo com os clientes e, principalmente, gerando valor e resultados dentro da plataforma on-line. 

Por isso, o Instagram para empresas, ou Instagram for Business, é tão importante para quem deseja utilizar a plataforma como maneira de alavancar os resultados e gerar valor para a sua empresa. É uma maneira de profissionalizar a utilização da rede social e aplicar ações que podem ter resultados muito mais positivos, pois estarão embasadas em informações reais dos consumidores.

O Instagram for Business é uma modalidade da rede social que pretende, justamente, atender às necessidades específicas dos negócios. Ou seja, fornecer insumo para que as empresas possam fazer o melhor uso do próprio Instagram para trazer o seu público mais para perto e, como consequência, realizar transações e transformar os visitantes em clientes.

Para isso, o Instagram para empresas se baseia em métricas compartilhadas com as contas comerciais e que são relevantes para entender se as ações estão gerando resultado ou se é preciso realizar alguma correção de rota. Além disso, com os dados em mãos, fica muito mais fácil colocar testes em prática para entender quais as postagens, linguagem e outros fatores importantes que são mais relevantes para o público. 

Entre as métricas trazidas pelo Instagram para a empresa, estão dados como impressões, cliques no site, atividades do seguidor. Também há dados demográficos da audiência, como idade, localização, principais horários que os seguidores estão on-line, entre outros. Para entender como utilizar as ferramentas do Instagram para empresas e como criar uma conta comercial, basta acessar aqui.

2. Faça um bom planejamento de posts

O planejamento de posts, principalmente se for ancorado em dados, influencia diretamente na mensagem que a empresa quer passar para os seus seguidores. Entender o ritmo, horários, formato e tom de voz são decisivos para gerar engajamento e interesse. 

Isso, por sua vez, desencadeará em mais usuários interagindo com as publicações, aumentando seu alcance e fazendo com que a gama de atuação da marca se amplie. Por isso, ter um cronograma de postagens, classificar os tipos e formatos e distribuí-los ao longo dos dias, semana e mês é tão decisivo para a estratégia.

Certamente haverá ocasiões de posts de oportunidade, que são aquelas situações que acontecem e viralizam, tomando grandes proporções e que, se fizerem sentido, a marca poderá utilizar dentro da sua comunicação. Contudo, é bom deixar preparado com antecedência o que será postado naquela semana, pensando em estratégia de Instagram para empresas.

3. Otimização do perfil e da bio

A descrição que constará no perfil faz parte de uma das estratégias de atração e, principalmente, para despertar o interesse dos consumidores. Quando se pensar em Instagram para empresas, uma descrição comercial que não se atenha ao convencional pode ser o gatilho que irá fazer com que os visitantes realmente prestem atenção na mensagem que a marca quer passar e que, mais do que uma visita ocasional, possam acabar se tornando consumidores do conteúdo que será postado no perfil. 

Trabalhar com chamadas de impacto e utilizar aquele espaço para divulgar novas informações e lançamentos pode ser uma boa ideia. Da mesma forma, o link que fará parte da bio precisa fazer sentido com a chamada e ser realmente significativo, tendo em vista que o usuário estará saindo da plataforma para interagir com outro conteúdo.

Instagram para empresas: dicas para um bom atendimento

Com a base da estratégia de Instagram para empresas consolidada, o movimento natural é que as pessoas comecem a frequentar mais o perfil da marca e interagir com ela. Seja por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários nos posts ou mensagens privadas no Instagram. 

Estar preparado para atendê-las é o que definirá o sucesso da utilização da plataforma em diversos níveis, tanto em questão de exposição da marca quanto na geração de negócios. 

Pensando em um bom atendimento com foco em redes sociais, especificamente no Instagram para empresas, elencamos algumas boas práticas e dicas de atendimento que se deve prestar atenção para garantir um bom retorno. 

Use os dados para conhecer o seu consumidor

Conhecer o público-alvo é o que embasa as ações de marketing, mas não só isso. Saber como interagir, utilizar a linguagem correta e passar uma mensagem clara são essenciais para um atendimento sem ruídos.

Evite ruídos na comunicação com o seu cliente

Quanto mais informações claras e precisas, mais o cliente estará seguro e com uma expectativa alinhada ao que a sua empresa está oferecendo. Facilite o acesso a informações e deixe sempre disponível os canais de mensagens do Instagram para que o consumidor possa buscar soluções e respostas rápidas.

Entenda os feedbacks e sugestões dos clientes como algo positivo

Sempre que houver mensagens nesse sentido, avalie o que faz sentido e o que pode ser aplicado para gerar um atendimento ainda melhor. Também sempre que possível peça feedbacks e avaliações do atendimento que a sua empresa está realizando na plataforma.

Seja eficiente no atendimento

Quanto mais preciso o atendimento, mais eficiente ele é. Mas, mais do que isso, é fundamental que o atendimento seja humanizado e personalizado. Então, utilizar um tom próximo, uma linguagem que cria conexão com o público, além de um posicionamento empático e cordial fazem diferença em uma comunicação on-line;

Estabeleça um padrão de atendimento das mensagens do Instagram

Determine tempo de resposta e não deixe o cliente sem a resolução da sua pergunta ou comentário. Para isso, estabelecer um SLA com a sua equipe de atendimento é importante para guiar as ações e ordem de prioridade. O mesmo vale para gestão de crise e documentação daquilo que deve ser realizado em casos mais críticos e delicados. Preparação é tudo! 

O Instagram para empresas tem desempenhado um papel protagonista nos resultados de muitos negócios. Aproveitar a plataforma com boas práticas e dicas comprovadas, certamente fará com que sua empresa possa gerar valor no final do dia. Para saber como a API do Messenger para Instagram da Zenvia pode contribuir para os seus negócios, continue acessando nossos canais e entre em contato conosco!

Escrito por

Zenvia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.