blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
iStock-1041046782

Automação de marketing: o que é, importância e benefícios

Automação de marketing é o uso de softwares e tecnologias para otimizar e facilitar as tarefas de marketing online.

 

Essa técnica é valiosa para otimizar esforços e acompanhar resultados das ações de marketing de maneira mais prática e direta.

O que é automação de marketing

Assim como o nome sugere, a automação de marketing é a prática de usar a tecnologia a favor das estratégias de marketing, com o objetivo de interagir com o público e acompanhar resultados de maneira assertiva.

 

É possível considerar também a automação de marketing com um facilitador. Afinal, com ela, é possível otimizar uma série de produções e análises para a obtenção de resultados cada vez mais precisos.

A importância da automação de marketing

Imagine que a equipe de marketing de uma empresa é responsável pela rotina de estratégias relacionadas ao marketing online, como um cronograma de ações de e-mail marketing, por exemplo, que, nesse caso, é necessário enviar e-mails para interagir com o público semanalmente.

 

Além dessa tarefa, a equipe é responsável pela publicação de artigos em blogs e pela divulgação desses posts nas redes sociais, bem como outras atividades relacionadas às estratégias da marca, como interação com o público e análise de resultados.

 

Naturalmente, ao longo do tempo, as demandas tendem a crescer, acompanhando o ritmo de desenvolvimento da empresa. E, é claro, as atividades se tornam cada vez mais trabalhosas.

 

Diante de tantas atividades, a equipe precisa de ferramentas que facilitem processos e otimizem o tempo de trabalho. Além disso, com a automação de marketing é possível proporcionar um relacionamento personalizado em escala.

 

Isso porque as ferramentas de automação de marketing também são fontes ricas em dados que ajudam a fazer uma segmentação de clientes cada vez mais assertiva e, também, a mapear personas, para que os contatos recebam conteúdos relacionados ao seus interesses.




Benefícios da automação de marketing

Para as empresas que lidam com inúmeros clientes constantemente, a automação de marketing tem um importante benefício: facilita a rotina dos funcionários e melhora a performance de uma marca.

 

Aliado a isso, é possível listar pelo menos 6 benefícios que a automação de marketing pode proporcionar às estratégias.

 

  1. Nutrição de leads, utilizando recursos como ferramentas próprias para disparos de e-mails, publicação de conteúdos em blogs e em redes sociais.
  1. Automação do processo de pré-venda, com o envio de informações para a base de clientes relacionadas a produtos e promoções, por exemplo.

 

  1. Melhora no atendimento ao cliente, automatizando o processo de interação com o público, usando ferramentas conversacionais como o chatbot.

 

  1. Comunicação personalizada, a partir de ferramentas de segmentação. Assim, é possível personalizar as estratégias e enviar informações adequadas para cada persona.

 

  1. Aumento no número de leads qualificados. Graças à comunicação personalizada, é possível identificar leads qualificados, aumentando as chances de vendas.

 

  1. Maior produtividade para os vendedores Com a automação de marketing, os vendedores poderão entrar em contato com leads que já estão preparados para fechar negócio.

 

Além disso, as ferramentas de automação de marketing oferecem uma série de relatórios, dashboards e informações valiosas para que os profissionais da área analisem e tracem novas estratégias para o negócio.











ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS