Blog Zenvia

O melhor portal de Marketing e Vendas para a sua empresa

Saiba usar APIs para acelerar a Transformação Digital na sua empresa

O uso de APIs tem uma série de vantagens como automação de tarefas, mais eficiência para o negócio e alto poder de integração. Entenda!

Entender que o avanço da tecnologia pede velocidade é essencial para construir uma estratégia visível de crescimento organizacional nas empresas. O progresso da economia digital aponta que a transformação do setor não é mais questão de “se vai acontecer”, mas sim de “quando irá acontecer”. 

Nessa busca por ascensão em um mercado digital cada vez mais competitivo, as APIs (Application Programming Interfaces), marcam um processo fundamental na modernização e unificação dos sistemas dentro das organizações. Isso acontece porque as APIs representam uma série de rotinas e padrões que otimizam as funcionalidades de aplicativos distintos. 

APIs do nosso cotidiano 

Ainda que indiretamente, as APIs já fazem parte do nosso dia a dia e otimizam nosso tempo. Se duvida, basta lembrar das vezes que concorreu a uma vaga de emprego utilizando o Facebook ou LinkedIn. Esse tipo de recurso chama a atenção dos candidatos não apenas por simplificar o processo, mas também por obter dados já disponíveis por meio do login nas redes.

Outra forma interessante de utilizar a integração gerada pelas APIs é quando um site de hotéis, por exemplo, busca uma localização precisa de forma automatizada através do Google Maps, sem que o cliente precise pesquisar.

Há diversos outros exemplos de como as APIs fazem parte da nossa rotina. Compartilhou um vídeo do Youtube direto no Facebook? Recebeu algum SMS de confirmação? Se disse sim, agradeça as APIs por tornar a experiência de usuários e clientes mais otimizada.

Uma das grandes dificuldades que empresas tradicionais encontram para abrir mão de sistemas ultrapassados, que não potencializam em nada seu negócio, é enxergar o impacto que as novas tecnologias exercem nos hábitos cotidianos. É fundamental compreender que, muito embora as APIs pareçam passar despercebidas, elas já estão por toda parte.

Vantagens do uso de APIs para transformação digital

Listamos 3 motivos do pelos quais as APIs são a aposta ideal para proporcionar agilidade e intensificar a transformação digital das empresas: 

  1. Automação tarefas 

A automatização de tarefas é um grande benefício das APIs. No caso de um e-commerce, por exemplo, há APIs que automatizam a emissão da nota fiscal logo após confirmação de pagamento pelo gerenciador de meios de pagamento. Já outras que até permitem integração de sistema de gestão de pagamentos e app de envio de e-mails. Dessa forma, toda vez que um pagamento for confirmado é enviado um e-mail de agradecimento ao cliente 

  1. Mais eficiência para os negócios 

A adoção de APIs traz mais eficiência ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Primeiramente temos uma redução significativa de custos e de tempo de execução. Essa tecnologia também possibilita uma escalabilidade de aplicativos mais facilitada, ou seja, você pode adicionar novas funcionalidades através de APIs. Sem contar no aprimoramento do produto ao final do processo. 

  1. Alto poder de integração 

Um dos objetivos das APIs é proporcionar o máximo de conteúdo e informação possível em um ambiente digital prático e funcional. Logo a integração de aplicativos e softwares é facilitada através delas, visto que essa tecnologia chegou para mudar a forma como empresas adquirem e compartilham dados, fazendo com que a interconexão e interdependência das informações adquiridas consiga fornecer uma visão ampla do negócio. 

Explorando produtos e serviços através das APIs 

O mercado de APIs apresenta uma gama de possibilidades com relação a novos serviços. Segundo estudo feito pela McKinsey, estima-se que seja possível gerar US$ 1 trilhão em novas receitas no mundo graças a redistribuição para diferentes setores do ecossistema. Isso faz da Economia de APIs uma estratégia inteligente para conectarinterconectar negócios com plataformas e alavancar os negócios na era da transformação digital. Vale ressaltar que as APIs permitem a exploração de todo o potencial de diferentes produtos e serviços.

No Brasil, a PagSeguro, empresa de meios de pagamentos, mantém o desenvolvimento de APIs abertas (públicas) entre as premissas para a transformação digital da empresa. Modelos de negócios que adotam essa postura não se tornam dependentes de uma única plataforma parceira, aplicativo ou tecnologia, mas fica abertos a outras possibilidades e a participação de desenvolvedores. Tudo isso dá lugar a um ecossistema multiplataforma, abrangente e com potencial de geração para novos negócios.

 APIs de comunicação

 Um ponto importante relacionado a APIs foi o crescimento acelerado do consumo das mesmas em função da pandemia do COVID-19, seja no setor varejista (físico), seja em empresas que já possuíam planos de habilitar novos negócios digitais. A área da saúde, especialmente quando falamos de telemedicina, se viu obrigada a agilizar esse processo.

Além dos setores, a área de comunicação passou por grandes mudanças. O isolamento social fez com que aplicativos de mensagens se virassem na maioria das vezes a principal forma de interação social. Quanto às empresas, foi preciso repensar suas estratégias e investir em canais digitais como WhatsApp.

De acordo com estudo da Aivo, empresa de soluções para atendimento ao cliente. A troca de mensagens via WhatsApp entre clientes e empresas aumentou 516% entre fevereiro e abril deste ano. A pesquisa, realizada com 130 companhias de vários países, também evidencia um aumento de 51% no volume geral de conversas entre clientes e empresas em outros canais de comunicação adotados como Facebook, SMS e APIs de bate-papo.

Levando em conta o crescimento destes canais, algumas empresas com sua própria plataforma de comunicação e APIs consegue tirar proveito dessas mudanças. A exemplo disso temos a Zenvia, empresa nacional, com foco na melhoria da experiência do cliente através de sua plataforma de comunicação e soluções em SMS, Voz e WhatsApp.

Carlos Santos, gerente de Produtos na Zenvia, explica um pouco sobre uma das soluções do negócio para simplificar a relação entre empresas e consumidores a partir do WhatsApp: “A pessoa não precisa adicionar o número comercial na agenda de contatos, pois o WhatsApp já irá apresentar o nome da empresa. Outro ponto positivo é a diminuição da taxa de bloqueio e spam, pois a pessoa entende que a conta é verificada, sem desconfiança quanto à mensagem e ao intuito dela.”

Outro ponto citado por Carlos é que essa solução não exige custo adicional para a empresa se tornar verificada. Basta passar por um processo de aprovação junto ao WhatsApp.

Entrando no futuro com APIs

As empresas que viram nas APIs uma oportunidade consequentemente ganharam vantagens competitivas no mercado. Segundo relatório de referência de conectividade da MuleSoft de 2018 mais da metade das organizações que aproveitam APIs testemunharam um aumento na produtividade (58%), enquanto muitas outras aumentaram a inovação (48%), o engajamento dos funcionários (43%) e colaboração (43%).

Afinal de contas, as APIs são grandes protagonistas quanto à otimização do capital digital das empresas, fazendo com que estas consigam acompanhar as mudanças e exigências do mercado em uma velocidade mais alta. Logo, APIs são imperativas em estratégias de TI na era da Transformação Digital.

Algo que podemos notar é que cada vez mais empresas desenvolvem novos serviços baseados em aplicativos, o que implica na criação de novos pontos finais digitais. Quando isso ocorre, as empresas devem garantir que o ponto final esteja conectado a outras pessoas da rede. Com a infraestrutura digital correta, é preciso assegurar a conectividade e agilidade.

É aqui que as APIs entram. 

A ASICS é uma empresa que soube aproveitar as APIs para uma transformação digital bem-sucedida. A nova estratégia digital para impulsionar o comércio eletrônico da ASICS exigia a unificação de vários sistemas em todas as marcas, geografias e canais. Dessa forma era preciso conectar todos os sistemas back-end para cada uma de nossas marcas à vitrine do e-commerce”.

Em vez de conectar cada um desses pontos finais por meio de uma relação direta de um para um, a ASICS adotou a Plataforma Anypoint da MuleSoft, que lida com comunicações entre esses pontos finais através de APIs. A partir dessa estratégia de API-first, a ASICS alcançou 2,5x de entrega mais rápida do projeto e 42% de ganhos de eficiência. 

Outro negócio que optou por uma das soluções da MuleSoft foi a Buffalo Wild Wings (BWW), franquia americana de restaurantes. A fim de melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência, a empresa recorreu à IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) para acompanhar com precisão o consumo de cerveja.

Usando sensores de fluxo IoT e MuleSoft, a BWW começou a prever as preferências e otimizar o planejamento de inventário. Logo a BWW faz uso de APIs para conectar aplicativos e sistemas como sensor de fluxo e sistema de gestão de cerveja. 

A experiência do usuário também conta

Com a transformação digital em mente, as empresas têm apostado nas APIs como uma tecnologia capaz de trazer resultados significativos no que se refere ao relacionamento com seus clientes.

Para lidar com consumidores cada vez mais exigentes e que interagem com a empresa de novas maneiras, é essencial observar o quanto a experiência do usuário influencia diretamente nas decisões de compra. Ou seja, as expectativas do cliente sobre desempenho, no que tange uma infinidade de serviços digitais, exige muito mais das empresas. 

Por isso mesmo, as organizações que adotam APIs dispõem de ferramentas que integram e estudam essas exigências de forma eficiente, de modo a potencializar o crescimento de novos negócios e se manter à frente de seus concorrentes. Porém, para iniciar essas mudanças de forma eficiente, é fundamental uma estratégia de sucesso para analisar o impacto da transformação digital no desempenho do negócio.A eficiência operacional não apenas irá impactar na otimização dos serviços, como na economia e captação de recursos para os negócios. 

Onde podemos encontrar APIs 

Acompanhar as novas tendências e ter iniciativa digital é fundamental para acelerar o desenvolvimento de uma empresa e dar ainda mais vantagens competitivas ao seu segmento. Como consequência dessa abertura para novas tecnologias, todos os setores são favorecidos com a criação de novos processos e mudanças de modelos de negócios.

Uma pesquisarealizada pela empresa Dell aponta que 33% das empresas estão avaliando a transformação digital de forma gradual, mas apenas 6% das empresas brasileiras podem ser consideradas líderes digitais. O estudo mostra ainda que a maior parte das empresas brasileiras (70%) já contam com planejamento e investimentos para digitalizar os negócios, sendo que 37% contam com um plano digital maduro.

As APIs estão no protagonismo dessa revolução e redesenham os processos atuais das empresas em torno de ferramentas integradas que auxiliam a comunicação de múltiplas plataformas. Se não está convencido, não tem problema! Separamos uma lista de como a transformação digital já está em curso por meio das APIs quando é possível: 

  • Postar fotos em diversas redes sociais ao mesmo tempo; 
  • Comparar preços em diferentes sites sem a necessidade de pesquisar um a um; 
  • Assistir filmes e séries da Netflix em qualquer dispositivo; 
  • Atualizar planilhas de forma automática a cada nova mudança;
  • Integrar website, aplicativos, parceiros e comparadores de preços; 
  • Receber e-mail automático com os dados da sua compra. 

Vale lembrar que as APIs são tão eficientes que muitas empresas utilizam seus serviços não apenas para crescimento em meio à transformação digital, mas como produto final. Em outras palavras, a mercadoria utilizada pela corporação são as próprias APIs, que apostam em suas soluções bem diversificadas para torná-las um atrativo tentador para clientes.

A peça-chave para a mudança

Se evoluir o pensamento digital já é uma necessidade urgente no presente, imagina no futuro?A revolução tecnológica avança a passos largos, o que torna o desenvolvimento das organizações digitais um verdadeiro desafio, até mesmo para grandes gestores.

Com algoritmos cada vez mais poderosos, somados a novas capacidades de realização de atividades complexas via Inteligência Artificial, a escalada do processo digital virá em um ritmo acelerado para as próximas décadas.

As novas evoluções disponíveis através da transformação digital, demonstram a rápida mudança no mercado e a forma como as empresas precisam se adaptar a ela o mais rápido possível. O atual cenário já comprova que a melhor estratégia na hora de desenvolver as habilidades do seu negócio é mantê-lo relevante até a chegada do amanhã. 

Com todas essas vantagens, o uso de APIs vai além de variadas possibilidades e funções ao mundo dos negócios: ela envolve uma mudança significativa no modelo mental e nos conceitos da empresa e das pessoas. Avaliar o impacto da transformação digital no desempenho da empresa faz parte não apenas do agora, mas de um futuro cada vez mais próximo

Elas representam um recurso fundamental para empresas que querem ainda permanecer competitivas, pois além de garantir sua sobrevivência no mercado atual, a partir de APIs é possível atrair e reter o cliente digital, bem como oferecer uma excelente experiência ao usuário e desenvolver produtos e serviços disruptivos.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia