WhatsApp Business API: o que é, como funciona e vantagens fundamentais para empresas

Conheça o WhatsApp Business API, uma ferramenta essencial para empresas que almejam conquistar melhores resultados na rede social.

Recentemente, um estudo mostrou que mais de 80% dos consumidores usam o WhatsApp para perguntar sobre os produtos ou serviços antes de efetuar a compra. Além disso, desses, 74% utilizam mensagens para efetivar a compra em si e 76% buscam suporte.

Com isso, a comunicação através da rede se tornou de grande importância, tanto para fins pessoais, quanto profissionais. Por isso, é tão importante que as organizações conheçam o que é e as possibilidades do WhatsApp Business API.

O WhastApp Business API consiste em uma tecnologia que permite às empresas explorar da melhor forma esse potencial de relacionamento com clientes que a rede possui.

Ele é uma ótima alternativa para trazer estabilidade e eficiência à comunicação da empresa no WhastApp. 

Neste post, você aprenderá mais sobre o que é WhatsApp Business API, suas funções, vantagens e muito mais!

O que é WhatsApp Business API?

Lançado em 1º de agosto de 2018, o WhatsApp Business API chegou ao mercado como uma solução para empresas de médio e grande porte, principalmente. 

A ideia é facilitar seu trabalho com uma ampla base de contatos de diferentes regiões, para que elas suportem o envio diário de milhares de mensagens, com respostas eficazes e rápidas. 

O serviço consiste em uma tecnologia disponibilizada pelo WhatsApp para integração da plataforma com outras funções, o que permite uma grande melhora no atendimento e no relacionamento com clientes pela rede. 

Um dos grandes exemplos de aplicação é a automatização do atendimento via WhatsApp, através do uso de chatbots.

Funções do WhatsApp Business API

A função primária do WhatsApp Business API é integrar o WhatsApp com outros sistemas, como softwares de gestão, chatbots, sistemas de controle logístico etc, o que implica em uma melhora na qualidade da comunicação com os clientes.

Por meio da API, é possível construir relacionamentos mais abrangentes em toda a jornada, além de manter um fluxo de comunicação constante com a base de contatos.

Assim, é possível que as empresas otimizem sua comunicação, trazendo inovação a todo processo e se tornem disponíveis para uma base de mais de 2 bilhões de usuários.

Essa integração do WhatsApp com outras tecnologias traz maior escalabilidade para empresas que atuam na rede, além de proporcionar diversas vantagens, como relatórios de conversas, atendimento híbrido — com atendentes humanos e bots –, entre outras.

Além do atendimento receptivo, o WhatsApp Business API possibilita enviar notificações aos clientes que não sejam promocionais ou referentes à saúde e às cobranças. Esse recurso atribui ainda mais valor ao serviço, trazendo grandes oportunidades.

API WhatsApp: quais são as vantagens do serviço?

1. Escalabilidade

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business API é a escalabilidade. Ele permite que empresas escalem sua comunicação no WhatsApp, atinjam mais clientes e atendam vários deles ao mesmo tempo, com respostas rápidas e automáticas. 

2. Respostas automáticas

Outra grande vantagem do serviço – que tem relação direta com a escalabilidade – é a possibilidade de configurar respostas automáticas e personalizadas pelo app. 

Esse recurso é muito vantajoso para o cliente, pois ele pode tirar suas dúvidas sempre que necessário, através de uma rede social que utiliza com certa frequência. 

Ele também acaba colaborando com a imagem da marca, que demonstra preocupação em estar sempre disponível para auxiliar seus clientes na resolução de problemas e suporte. 

3. Oportunidades para marketing

Há muitas formas criativas de utilizar o app mensageiro sem ferir suas diretrizes e, ao mesmo tempo, dar suporte às estratégias de marketing da empresa. Em junho de 2021, o WhatsApp permitiu ainda mais opções de comunicação entre as empresas e os clientes, você pode conferir sobre as novas regras aqui: “Novas opções de mensagens e regras do WhatsApp Business API”.

Existe, assim, um leque de oportunidades para trabalhar WhatsApp Marketing que o próprio recurso proporcionou. 

Através delas, por exemplo, você pode se relacionar com o cliente para tentar uma estratégia de fidelização ou qualificá-lo enquanto lead, colaborando com a prospecção de clientes – enfim, são muitas possibilidades.

4. Confiança e credibilidade

Outra vantagem significativa que o serviço proporciona é a confiança e a credibilidade da marca frente aos clientes. 

O simples fato dela estar presente no WhatsApp já transmite uma mensagem para o cliente: por facilitar a comunicação e torná-la mais próxima, a marca ganha credibilidade entre seus clientes, podendo construir uma relação de confiança se for atenciosa e eficiente na resolução de seus problemas. 

Como integrar o WhatsApp Business API?

Para integrar o WhatsApp Business API, você precisa de desenvolvedores capacitados, além de uma plataforma que permita a integração.

Para que isso ocorra, é necessária uma solução de desenvolvimento, gestão e criação, que seja provedora oficial do WhatsApp API, como é o caso da ZENVIA.

Dessa forma, é possível integrar o WhatsApp a diferentes sistemas, que vão ajudar a tornar sua atuação na rede mais otimizada. 

Aproveite para dar uma olhada no post sobre lista de transmissão, onde você saberá mais sobre um recurso importante do WhatsApp e como utilizá-lo na prática.

Escrito por

Janine Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.