Dúvidas frequentes: como automatizar e integrar canais de comunicação com a ZENVIA

Quer saber como automatizar e integrar canais de comunicação com a ZENVIA? Separamos as principais dúvidas. Confira!

Quer saber como automatizar e integrar canais de comunicação com a ZENVIA? Separamos as principais dúvidas, com foco técnico, e como podemos ajudar na prática a gerar mais resultados para os negócios. Em primeiro lugar, é importante destacar que a ZENVIA empodera empresas a criar experiências únicas de comunicação para seus clientes. 

Através dos nossos produtos, fortalecemos a comunicação efetiva entre clientes e empresas, pelos mais variados canais de comunicação, como SMS, WhatsApp, Voz, Facebook Messenger, Instagram, Web Chat e RCS. E eles podem ser gerenciados em um único lugar

Com tantas possibilidades, é natural que surjam algumas dúvidas, principalmente sobre como automatizar processos e integrar canais de comunicação por meio de nossas APIs. Por isso, este artigo será o seu guia inicial, demonstrando como e por onde começar.

Perguntas frequentes: passo a passo para automatizar e integrar canais de comunicação

1. Quais APIs a ZENVIA oferece? 

SMS, WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, RCS, Telegram e Voz. Estamos sempre de olho no mercado e atualizando nossas ofertas. Continue nos acompanhando para saber quais são as melhores formas para automatizar processos e integrar canais de comunicação.

2. Como funciona a API do WhatsApp? 

O Facebook disponibiliza o WhatsApp Business API, que permite que uma conta comercial seja integrada a essa API, e assim você consegue ter o controle sobre as mensagens enviadas e recebidas na conta. Isso permite a implementação de diversos processos de automação. Mas o acesso a ela é bem restrito e só há duas formas de obtê-lo. 

A primeira é por meio de solicitação direta ao Facebook, o que pode ser desafiador já que poucas requisições são aceitas pela empresa. Já a segunda é mais viável: contratar uma empresa provedora oficial de confiança do WhatsApp. A ZENVIA é uma dessas provedoras oficiais. 

Através do nosso Sandbox, você consegue testar essa API. Neste link, há um tutorial de como criar um chatbot para WhatsApp utilizando o ambiente de testes disponibilizado pela ZENVIA.

Para saber mais, leia também nosso guia “Como enviar e receber mensagens de WhatsApp utilizando a API da Zenvia”.

3. Quais funcionalidades a API de Voz oferece? 

A API de Voz da ZENVIA é completa para você que deseja estabelecer uma comunicação por voz eficiente com o cliente. Ela possui central telefônica, permite envio de áudio via ligação telefônica, envio de uma mensagem de voz a partir de texto com a função Text to Speech (TTS), verificação de 2 fatores (2FA) entre outras funções. Você pode acessar e testar aqui.

Veja a Documentação completa neste link. Confira também nosso passo a passo sobre como enviar um torpedo de voz utilizando a API da ZENVIA.

4. Como posso acessar a API de Voz? 

Você precisa criar uma conta na plataforma voltada para Voz da ZENVIA neste link. 

Com a conta criada, é possível efetuar login na plataforma de voz e, na seção Minha Conta, é possível adquirir o Access Token que você utilizará nos cabeçalhos das requisições http à API para se autenticar. 

5. O que é o Zenvia Flow? 

O Zenvia Flow é uma plataforma de desenvolvimento Low Code: ele fornece um ambiente de desenvolvimento que mescla uma interface gráfica e a possibilidade de codificação adicional para situações específicas. Com ele, você pode criar, padronizar, automatizar e escalar processos com poucos cliques, além de permitir a conexão à APIs externas para consultar e/ou enviar dados. 

A ZENVIA oferece alguns templates predefinidos para alguns casos de uso comuns para agilizar o seu trabalho inicial. 


Temos um artigo ensinando a criar uma API e integrá-la ao fluxo neste link (para desenvolver a API é ideal que se tenha um conhecimento sobre programação, porém, caso não tenha, é possível aprender sobre o Zenvia Flow no artigo). 

6. O que é possível fazer com o Zenvia Flow? 

Você pode criar fluxos de conversas automatizadas. Se quiser, você pode criá-los do zero ou pode começar com uma das predefinições disponibilizadas, alterando conforme a necessidade. 

Além desses exemplos, a ferramenta possui diversas funcionalidades para incluir em seu fluxo, até mesmo chamadas a APIs externas. Assim, você pode construir o seu fluxo de acordo com sua necessidade.

Veja aqui um exemplo: “Descubra como gerar Leads Qualificados usando chatbots”.

7. Como posso testar um fluxo no Zenvia Flow? 

Cada canal possui uma forma específica de testes. Por exemplo, o Facebook, o WhatsApp e o SMS podem ser testados em Produção. Por isso, o sugerido é seguir a forma de testes do canal específico na Plataforma. Para saber como realizar os testes por canal, seguem os links da documentação: 

8. O que posso fazer no ambiente de testes (Sandbox)? 

No Sandbox, você pode testar os 3 canais de comunicação: WhatsApp, SMS e RCS. Em todos eles, você precisa cadastrar o número de celular que receberá as mensagens como um contato. Neste cadastro, você receberá uma palavra-chave que deverá ser informada ao contato da ZENVIA disponibilizado pela plataforma.  


Exemplo: usando o número que deseja cadastrar, você enviará a keyword via SMS ao número informado pela ZENVIA para ativar o teste de SMS àquele número. Após o cadastro, estarão disponíveis as credenciais para utilizar as APIs para os testes. Você tem direito a 200 mensagens por dia. 

Para os testes no WhatsApp, você pode conferir o passo a passo de como criar um fluxo aqui.

9. Como consigo o Access Token para testar o Sandbox? 

Acessando a seção Produtos do cabeçalho, clique no botão Tokens e Webhooks na área de Desenvolvedores. Nesta tela, é possível visualizar seu Access Token para o Sandbox

10. O que é RCS? 

RCS (Rich Communication Services) é um protocolo de comunicação que utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia, assim como o SMS, que permite uma troca de mensagens de texto mais rico, com a possibilidade de transmitir conteúdos multimídia na chamada. 

Confira os tutoriais sobre “Como enviar mensagens RCS com a API da ZENVIA” e “Como construir um chatbot de previsão do tempo no canal RCS usando Node.js”.

11. O que é um webhook? 

É uma aplicação web preparada para receber callbacks. Ou seja, ela serve para receber uma chamada quando um evento ocorrer. Um exemplo prático: utilizando a API de WhatsApp, você pode fazer com que, quando o usuário envia uma mensagem, um webhook desenvolvido por você seja acionado através de uma requisição http para receber esta mensagem, para que esta possa ser respondida posteriormente. 

Em outras palavras, você cria uma API capaz de receber uma requisição contendo informações de uma mensagem de WhatsApp. Com essas informações, a aplicação processa os dados e utiliza a API do WhatsApp para enviar uma mensagem respondendo quem a enviou originalmente. Sua API será o webhook que receberá a mensagem enviada pelo usuário. 

12. Como o webhook se aplica nas ferramentas da ZENVIA? 

Há uma seção de Subscription, onde o URL do webhook pode ser configurado. Então, quando o usuário envia uma mensagem, a ZENVIA encaminha uma requisição http com o conteúdo da mensagem enviada. 

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre como automatizar e integrar canais de comunicação com a ZENVIA? Para ter acesso a mais tutoriais, você pode sempre conferir nosso Blog Developers. Além disso, também aproveite para testar na prática e acessar nossa página de Suporte

Categorias:
Escrito por

Zenvia

Leia também

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.