blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
apis-o-que-sao-e-como-funcionam

APIs: entenda o que são e como funcionam

Conhecer o que são APIs é como desvendar os segredos sobre a fórmula usada por softwares, sistemas e aplicativos para interagir, se integrar e se comunicar. É descobrir como a Tecnologia da Informação pode ser mais eficiente, gerando menos trabalho e mais produtividade para os usuários de sua empresa. É projetar como a experiência de consumo dos seus clientes pode ser ainda melhor, com o apoio da equipe de TI.

Neste post, você entenderá o que são APIs, perceberá como elas estão presentes em nossa rotina de trabalho e como são usadas para melhorar a funcionalidade dos sistemas. Descubra também boas tecnologias que usam APIs e podem ser empregadas por sua empresa para fidelizar clientes e aumentar seu faturamento. Confira!

O que são APIs?

A expressão Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos, originou o acrônimo API. A função de uma API é conectar sistemas, softwares, aplicativos e bancos de dados que usam linguagens de programação semelhantes ou diferentes e entregar uma experiência de uso mais familiar para as pessoas.

Ou seja, API é uma espécie de tradutor, que permite ao usuário final utilizar um site, um aplicativo ou até uma simples planilha, consultando, alterando e armazenando dados que usam diferentes códigos e linguagens de desenvolvimento. A principal vantagem é oferecer dados ou funcionalidades desenvolvidos e executados em outro sistema, sem que o usuário precise acessá-lo diretamente.

Por exemplo, você pode inserir uma fórmula em uma planilha para atualizar a contagem de dias a partir de uma data inicial. Para isso, uma API consultará a data do sistema operacional e retornará com a informação para a planilha sempre que ela for aberta. Você também poderia solicitar que a cotação do dólar fosse atualizada e toda a tabela de preço da empresa seria reajustada automaticamente.

Como as APIs podem melhorar a eficiência operacional da minha empresa?

Os exemplos acima mostram algumas funcionalidades básicas, mas as APIs têm função estratégica na rotina das empresas. Afinal, existem diversos sistemas e aplicativos usados em um negócio — e todos esses recursos interagem com outros softwares via APIs.

O exemplo mais comum é o de um funcionário que precisa emitir notas e boletos para finalizar o pedido de um cliente. Nesse caso, a API pode conectar o sistema de gestão da empresa ao sistema de geração de boletos do banco — e ao de emissão de notas da prefeitura. Assim, o colaborador precisa apenas inserir os dados uma vez e finalizar o processo com poucos cliques.

Uma outra aplicação poderia ajudar a reduzir a taxa de inadimplência, por exemplo. A API conectaria dados do setor de contas a receber ou do CRM da empresa a uma plataforma de chatbots. Os clientes inadimplentes receberiam uma mensagem com os dados da cobrança de forma automática e regularizariam a situação em pouco tempo.

Sistemas conversacionais também poderiam atualizar os dados cadastrais dos clientes usando APIs para se comunicar com as pessoas e consultar as informações. 

Entender o que são APIs ajuda a reduzir custos de implantação de novos sistemas, inovar com agilidade e simplificar o trabalho dos colaboradores e a vida dos clientes. Antes de pensar em desenvolver uma funcionalidade, avalie se o uso de uma API poderia agregar valor para os seus projetos.

Agora que você já sabe o que são APIs, assine nossa newsletter para saber mais sobre este e muitos outros assuntos de tecnologia.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS