Tendências de compra na Black Friday no varejo: o que esperar do consumidor em 2024
Conheça as principais tendências que irão moldar as compras na Black Friday 2024 e como o varejo pode se preparar!
Saiba maisConheça maneiras de como vender mais de forma eficaz e entenda como impulsionar seu negócio para lucrar mais e crescer. Confira!
São vários os fatores que influenciam na venda e podem atrair mais clientes para o seu negócio – entre eles, preço, atendimento, qualidade do produto ou serviço e credibilidade da empresa. Para saber como vender mais, é necessário adotar estratégias que irão impulsioná-los.
Ao contrário de antigamente, em que as vendas eram feitas através do marketing agressivo e repetitivo, hoje a concorrência é maior e o cliente se tornou mais consciente e exigente em relação à compra.
O consumidor deseja adquirir algo que atenda suas necessidades e, por isso, estuda para tomar a decisão certa. Sendo assim, é fundamental se dedicar para oferecer produtos de qualidade e um bom atendimento ao cliente.
Confira cinco dicas de como vender mais que irão ajudar na captação de clientes para impulsionar seu negócio e melhorar os resultados comerciais!
Nossa primeira dica de como vender mais é investir na geração de leads.
Os leads são os possíveis futuros clientes da organização. Assim, quanto maior a base de leads, mais chances de venda a empresa terá. E como captar mais leads? Uma das formas é por meio da divulgação da marca!
Quanto mais a sua marca for vista, maiores as chances de atrair consumidores curiosos com o que ela tem para oferecer. Portanto, esteja presente e ativo nos principais canais de comunicação, como Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo. Assim, você pode alcançar o público-alvo onde ele está mais presente.
Atuar em diversos canais de comunicação ao mesmo tempo não exige, necessariamente, uma grande equipe de marketing. Através de ferramentas de automação de marketing, é possível enviar e publicar conteúdos em um ou vários canais de uma vez só, alcançando diversas pessoas em poucos segundos. Saiba mais em nossos artigos sobre vendas pelo WhatsApp e SMS marketing.
No entanto, é essencial divulgar conteúdos de qualidade que tragam valor para o seu consumidor. Para isso, entenda quem é seu público, o que ele está procurando e o que espera encontrar e crie materiais educativos gratuitos, focados no propósito da sua marca e nos anseios dos seus clientes.
Contar com uma grande base de leads não é sinônimo de maior taxa de conversão. Uma empresa pode ter facilidade em gerar leads e ter dificuldade em concretizar a venda.
A chave para melhores taxas de conversão está na educação e qualificação de leads nas primeiras etapas do funil de vendas.
Lembre-se que, na primeira etapa do funil, o lead – ou melhor, o usuário – sabe que tem uma necessidade, mas ainda não conhece muito sobre ela. Assim, não adianta colocar todos os esforços da equipe de vendas neste momento, pois o lead ainda não está preparado.
O ideal é guiar o lead através das primeiras etapas do funil, auxiliando-o a entender suas necessidades, por meio de webinars, e-books, etc., e estudar as possíveis soluções que auxiliem o usuário na compreensão das suas necessidades.
Quando o lead passar por essas etapas já estará “educado” e saberá do que precisa. O trabalho da equipe de vendas será muito mais rápido e eficaz, já que não estarão gastando esforços em leads não qualificados. Esta é a chave para como vender mais.
Uma equipe comprometida em auxiliar o cliente e trabalhar para sua satisfação pode ser essencial, mesmo em se tratando de como vender online. O cliente valoriza o bom atendimento: empático e que entenda suas necessidades, podendo auxiliá-lo a tirar suas dúvidas.
Invista no treinamento da equipe para realizar um bom atendimento ao cliente. Garanta que seu time de marketing e vendas esteja preparado para atender as demandas do cliente e auxiliá-lo no que for necessário. Isso, é claro, com a mesma qualidade em todos os canais de venda, adaptando a forma de comunicação.
Outra dica interessante quando se trata de como vender mais é utilizar ferramentas de automação de marketing.
Além de aumentar a presença da empresa em canais de comunicação, a automatização também auxilia na qualificação e nutrição de leads. Dessa forma, é possível direcionar os esforços da equipe de marketing e vendas para inovação e aprimoramento das estratégias.
Você pode utilizar uma conta comercial de WhatsApp e ainda investir em uma API WhatsApp. Dessa forma, é possível cadastrar contatos de milhares de leads, enviar notificações, ter múltiplos atendentes, fazer integrações e realizar o atendimento via WhatsApp de forma automatizada.
Com o lançamento do WhatsApp Business e do WhatsApp Business API, a empresa permitiu que as marcas começassem a fazer atendimentos e gerenciar o relacionamento com clientes através da plataforma. Aproveite e confira nosso conteúdo completo sobre vendas pelo WhatsApp.
A fidelização de clientes também pode ser uma maneira estratégica de como vender mais!
Clientes fiéis, além de estarem menos suscetíveis a tratar as variações de preços como impeditivos para a compra, são os defensores da marca. Essas pessoas fazem a divulgação através de boas recomendações pelo marketing boca a boca, podendo alcançar um público totalmente novo e até mesmo viralizar nas redes sociais.
Portanto, invista em estratégias de pós-venda para fidelizar seus clientes. Ofereça-lhes assistência rápida e de qualidade. Faça pesquisas de satisfação para mostrar que se importa com o sentimento dos consumidores e presenteie a fidelidade deles com brindes ou descontos especiais quando possível.
Assim, a empresa terá clientes que voltarão a fazer compras sem que muitos esforços sejam necessários. Também pensando em uma estratégia a longo prazo, a fidelização de um cliente é muito menos custosa do que a prospecção de novos consumidores para a marca.
Em se tratando de como vender mais pela internet e lojas físicas é preciso pensar em toda a jornada que leva o consumidor à compra e adotar estratégias para aprimorar cada uma de suas etapas.
Cada empresa tem suas particularidades, portanto, é necessária uma cuidadosa análise e reflexão das equipes de venda e marketing para determinar quais são os pontos fortes e quais precisam ser melhorados. Vender mais não significa ter uma equipe maior, mas, sim, estratégias melhores!
Leia Também: A resiliência nos Esportes e nas Vendas (2022)