O que um bom atendimento ao cliente pode fazer pela sua empresa?

Veja como garantir que seu negócio tenha um bom atendimento ao cliente. Confira dicas extras para te ajudar a aplicar na sua empresa!

Proporcionar um bom atendimento ao cliente é o primeiro passo rumo ao sucesso

O atendimento ao cliente é um tópico recorrente no blog da Zenvia — e não é por acaso, afinal, é por meio dele que efetivamente tornamos um negócio possível.

É fundamental que a busca pelo excelente atendimento esteja sempre presente na filosofia de negócios de qualquer empresa, para que, dessa forma, ocorra o desenvolvimento da empresa como um todo.

O atendimento pode gerar performance, reconhecimento de marca, fidelizar clientes, entre outras vantagens competitivas que fazem toda a diferença no tão concorrido mercado moderno. 

Neste post, você aprenderá sobre as principais vantagens que um atendimento de excelência pode proporcionar, além de dicas sobre como fazer um bom atendimento

Confira!

Como o bom atendimento ao cliente pode afetar seus resultados?

Para começar pelo básico…

Afinal, como um atendimento bom pode afetar a performance da uma empresa?

A resposta para essa pergunta tem vários pontos a se considerar. O atendimento pode impactar, de forma geral, todas as áreas de uma empresa. 

Pense em uma empresa de automóveis, por exemplo…

O mau atendimento a determinado cliente pode fazer com que o mesmo não adquira o produto, que no caso é o automóvel. 

Afinal, há outros concorrentes com opções similares no mercado, e a experiência que os mesmos proporcionam pode ser o fator determinante para a compra do produto.

Essa simples desistência de optar por seu produto afeta de maneira geral a empresa, desde a área de vendas até a de produção e o próprio setor financeiro da corporação.

Ou seja, o atendimento serve como um elo entre as áreas e é como uma das engrenagens que mantêm a empresa funcionando, integrada ao consumidores.  

Importância de oferecer um bom atendimento 

Para te ajudar a entender a importância do atendimento para qualquer negócio, separamos alguns dados coletados por grandes empresas de pesquisa:

  • Segundo pesquisa da NewsVoiceMedia, 58% dos consumidores,após vivenciar uma experiência negativa com alguma corporação, nunca mais voltam a fazer negócios com a empresa.
  • Segundo pesquisa da accenture, 66% dos consumidores trocam de empresa devido a uma experiência negativa com a mesma. 
  • Segundo a mesma pesquisa da accenture, 55% dos consumidores que mudaram de empresa devido ao mau atendimento, teriam agido diferente se a empresa entrasse em contato proativamente com eles. 

Vantagens de um bom atendimento ao cliente

Agora que você entendeu a importância de um bom atendimento ao cliente, quais são as vantagens que você pode ter?
Abaixo você pode conhecer algumas das principais vantagens para seu negócio. Veja abaixo!

Gerar identificação com a marca

O atendimento, se bem feito, pode contribuir para gerar uma identificação de marca com os clientes. 

Mas o que isso significa?

A identificação de marca ocorre quando o cliente tem um sentimento de exclusividade em sua experiência com a empresa e sente que suas dores realmente foram entendidas e resolvidas pela equipe de atendimento.

Para isso, a marca precisa falar a mesma língua que seu cliente e explorar uma abordagem adequada ao seu público. 

O cliente, então, começa a ter empatia com a marca e pode se identificar com seus valores e com a “personalidade” da marca.

Vantagem competitiva

Além das vantagens em relação aos benefícios que a prática de bom atendimento possibilita, também temos vantagem sobre a concorrência. 

O atendimento vem provando na prática ser um diferencial muito importante para as empresas.

Ele é um dos fatores determinantes para que uma marca se destaque em meio à concorrência. 

Aumento de feedbacks

Outro ponto positivo é o aumento da probabilidade de um cliente fornecer algum feedback positivo de sua marca. 

Um cliente satisfeito tem mais abertura para falar sobre a empresa e ajudá-la, para que outros tenham a mesma experiência. 

Fidelização

A fidelização dos cliente está conectada também com o primeiro tópico que falamos, a identificação de marca. 

Um atendimento bom pode proporcionar uma experiência tão positiva para o cliente que o mesmo tem muito mais chances de optar pela sua marca na hora de comprar novamente, mesmo que o preço seja maior. 

Dessa forma, a revenda é muito mais eficiente, e um cliente fiel à marca é muito valioso — em alguns casos, é a principal fonte de renda das empresas.

Indicações

Outra vantagem que sua empresa pode ter com um bom atendimento são as indicações dos próprios clientes de sua marca para outras pessoas. 

Essa é uma das melhores situações em que uma marca pode estar, quando os clientes são defensores da marca e colaboram ativamente para trazer mais pessoas para a empresa, mesmo que não tenham nenhum incentivo direto. 

E o atendimento, em conjunto com outras áreas, pode proporcionar isso.

A Nubank é um bom exemplo de empresa que desfruta de todas as vantagens citadas acima. 

Com sua estratégia de atendimento excelente, ela conseguiu criar um um exército de defensores da marca, além de fidelizar seus clientes e aumentar seu reconhecimento no mercado.

Mas, afinal, como fazer um bom atendimento?

Como fazer um bom atendimento?

Com as vantagens e a importância do atendimento em mente, podemos seguir para a prática. 

Para alcançar excelência no atendimento, você precisa estar atento aos mínimos detalhes e sempre acompanhando os resultados. 

Para te ajudar, destacamos abaixo os seis pilares para um bom atendimento. Confira. 

6 pilares de um bom atendimento!

Acreditamos que há ao menos seis pilares que você não pode deixar de desenvolver para construir um bom atendimento. 

São eles: 

  • Empatia
  • Abordagem
  • Agilidade
  • Efetividade
  • Presença
  • Inovação

Empatiabom

O primeiro pilar é autoexplicativo. Ter empatia com os consumidores é um aspecto muito importante. Precisamos dela para efetivamente entender as dores do cliente e conseguir atendê-lo com sucesso. 

Abordagem

A abordagem é outro pilar fundamental. 

Além de empatia, precisamos saber falar a língua do cliente, ou seja, utilizar as expressões, a fala e o tipo de abordagem adequados ao perfil do consumidor de sua marca. 

Como destacamos anteriormente, isso pode gerar uma identificação com a sua marca e concretizar um relacionamento mais profundo entre a empresa e seus clientes, o que pode beneficiar bastante o desenvolvimento do negócio como um todo. 

Agilidade 

Não adianta ter empatia e falar a mesma língua do cliente se seus processos são demorados. 

A última situação com a qual uma pessoa gostaria de se deparar hoje em dia é perder seu tempo para resolver algo que, em muitos casos, é bem simples. 

Um bom atendimento precisa necessariamente ter agilidade durante os fluxos de contato com o cliente. 

Efetividade

Estar preparado para todas as situações pode evitar muitas complicações. 

Para o atendimento, o mesmo conceito se aplica. Uma equipe capacitada para resolver os problemas do cliente com os conhecimentos necessários para isso deve estar sempre à disposição.

Presença

Outro fator muito importante e que, infelizmente, muitos esquecem de considerar são os canais de comunicação com o cliente. De que adianta ter um atendimento online no site se o cliente utiliza mais as redes sociais para interagir com sua marca?

Por isso, experimente utilizar uma plataforma de atendimento multicanal, como o Zenvia Chat. Assim, você integra todos os seus canais de comunicação, simplifica o seu atendimento ao cliente e gerencia todas as suas interações em um único lugar.

Entender o comportamento do seu público é essencial para que sua estratégia de comunicação contemple todos os canais possíveis e sua empresa tenha maior presença digital. 

Inovação

Este ponto sempre gostamos de ressaltar. Esteja antenado às atualizações em plataformas e em próprias mudanças sociais e no comportamento dos consumidores. 

Dessa forma, você pode pensar em novas maneiras de realizar o atendimento e melhorar a experiência que seu cliente tem com a empresa.  

Na Zenvia, valorizamos todos esses aspectos e entendemos que o cliente sempre deve vir primeiro. 

Para saber mais, dê uma olhada em nossa página de soluções. Esperamos ter ajudado com o post! 

Escrito por

Zenvia