Dicas e ideias de campanhas para o Dia das Mães

Descubra estratégias criativas e eficazes para campanhas memoráveis no Dia das Mães. Atraia e encante seu público com nossas dicas!

Não é novidade que o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do primeiro semestre para o varejo. E, ao longo dos anos, as lojas físicas e virtuais aproveitam a oportunidade para investir em campanhas para o dia das mães, com o objetivo de conversão em vendas e captação de novos clientes.

No entanto, com a pandemia causada pelo coronavírus, as comemorações em família ganharam outros formatos, o que transformou de vez o modelo tradicional de vendas.

Na época, o distanciamento social desafiou as empresas a repensarem suas campanhas para o dia das mães e as comemorações virtuais abriram também oportunidades para outros nichos de negócio: pequenos produtores que vendem pelas redes sociais e fazem entregas mais personalizadas, lojas de doces e bolos que entregam bolos e cestas para toda a família mesmo estando em casas separadas. 

Ou seja, hoje em dia, os sites de busca, aplicativos, WhatsApp de lojas e Redes Sociais são alguns dos canais preferidos dos brasileiros para iniciar um processo de compra.

Portanto, estar informado, conhecer a sua base de clientes e manter a equipe de Marketing e Vendas atentas as preferências da sua base de cliente são os primeiros passos para criar Campanhas para o Dia das Mães de sucesso.

Quer conhecer mais dicas? Continue a leitura do artigo!

Como o consumidor se comporta durante o Dia das Mães?

Durante o Dia das Mães, o comportamento do consumidor tende a ser marcado por uma busca por presentes significativos e emocionais para homenagear suas mães. Muitos consumidores optam por presentes que expressem amor, gratidão e reconhecimento pela figura materna em suas vidas.

Além disso, é comum observar um aumento nas compras de produtos e serviços relacionados a experiências de lazer, como restaurantes, spas e viagens, buscando proporcionar momentos especiais para celebrar a data.

O consumidor também demonstra uma tendência a buscar conveniência e praticidade nas compras, optando cada vez mais por compras online e entregas rápidas, especialmente em um contexto em que o tempo é valorizado.

Dados importantes sobre o consumo nessa data

Uma pesquisa de 2023 da Agência Conversion concluiu, em uma pesquisa com 400 pessoas, que:

– 46,3% dos consumidores preferem comprar cosméticos, seguido de 44,1% que preferem itens de moda e acessórios. Já 28,7% preferem comprar calçados.

– 52,1% iriam comprar em lojas virtuais ou aplicativos, contra 47,3% que daria preferência a lojas físicas.

– 69,7% utilizariam cartão de crédito e 55,9% pix.

– Entre as mães, a maioria (81,6%) respondeu que a representação ideal para propagandas de Dia das Mães era de comerciais que destacam a importância do amor e da conexão entre mãe e filho(a).

Portanto, entender esses padrões de comportamento pode ser fundamental para as empresas desenvolverem estratégias eficazes de marketing e campanhas bem-sucedidas durante o Dia das Mães.

5 exemplos de campanhas para o Dia das Mães para se inspirar

1. Boticário 2023

Em 2023, a O Boticário decidiu trazer um tema sobre a jornada dupla da maternidade, que normalmente vem com julgamentos por parte da sociedade. No texto, a narradora aborda pautas muito recorrentes nas redes sociais, como o uso de telas por crianças e outras “regras” que frequentemente são quebradas pelas mães, mas que merecem ser perdoadas frente a rotinas corridas.

O cenário é um tribunal de julgamento no qual a própria mãe questiona ela mesma sobre suas falhas e o autojulgamento, encerrando com a sua própria filha a amando independente dos contratempos.

Enfim, é uma propaganda com um tema muito atual, que apesar de ser uma questão antiga na história das mães, traz elementos extremamente identificáveis pelo público, frente aos debates diários na vida e nas redes sociais. Confira:

Dia das Mães O Boticário | #MaternidadeSemJulgamentos

2. Natura 2018

Em 2018, a campanha na Natura foi uma linda homenagem a todas as mães heroínas da vida real.

Acostumadas a contarem histórias para seus filhos, dessa vez as mães foram presenteadas com livros que continham ilustrações contando a história real de cada uma delas.

Chamada “Viva a beleza de todas as mães”, a campanha focou em histórias emocionantes de diferentes famílias brasileiras e na construção de laços afetivos para uma vida inteira.

Dia das Mães Natura. Viva a beleza de todas as mães do Brasil

3. Submarino 2021

A campanha de 2021 do Submarino: “A mãe ta off” foi uma ação que uniu muito bem o lado comercial com uma mensagem importante para a sociedade entender que as mamães também precisam descansar e ter um tempo para cuidar de si.

Submarino | Dia das Mães – Presentes pra curtir um momento só dela!

4. VIVO 2018

A Copa do Mundo foi protagonista de muitas ações e campanhas de marketing que aconteceram em 2018. 

A VIVO foi uma delas que contou um pouco sobre a história do jogador da seleção, Gabriel Jesus, e sua mãe, Vera. Com certeza, muitas mães se identificaram com a história e se sentiram homenageadas na campanha de dia das mães.

Veja como ficou:

Ai Jesus – Dia das Mães

5. Cacau Show 2017

A Cacau Show em 2017 criou uma campanha chamada “Bilhetinhos” e mostrou como atitudes simples no dia a dia entre mãe e filhos valem muito.

Nesse caso, o aprendizado que fica é a de que, na hora de criar campanhas de marketing, é preciso pensar no real e no emocional. O Dia das Mães é marcado por isso e sempre existem novas situações que podem ser transformadas em uma campanha emocionante e inspiradora. 

Veja como ficou a campanha da Cacau Show.

Bilhetinhos – Dia das Mães

Boas práticas para campanhas de marketing no Dia das Mães

1. Defina o público-alvo

Determinar o público é o primeiro passo para que a sua campanha de marketing tenha sucesso. Você pode até ter pensado: “mas se a campanha é sobre o Dia das Mães, então, deve ser voltada para as mães, certo?”. Errado! E muitas lojas cometem esse equívoco.

Se a sua intenção é vender, logo, você não deve direcionar as ações diretamente para as mães, mas, sim, para quem irá presenteá-las: filhos, maridos, netos e genros, por exemplo.

A partir disso, faça uma lista com as principais informações sobre esses perfis de consumidores: enquanto os maridos e filhos podem comprar produtos mais caros, netos e genros podem buscar por pequenas lembranças.

Dessa forma, você saberá qual tipo de linguagem deve ser utilizada e quais produtos poderá oferecer para cada um durante a divulgação.

2. Decoração da loja física

Para chamar atenção das pessoas para a sua loja física é necessário investir tanto na sua vitrine quanto no espaço interno do ambiente. Desse modo, crie uma coerência visual entre o físico e o online, para proporcionar uma experiência agradável para os consumidores.

Como é uma campanha para o dia das mães, a ideia é incorporar elementos de promoções e montar displays temáticos.

3. Promova a data nas redes sociais

Utilize o Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp  para aumentar a proporção da divulgação da sua loja física e, também, dos produtos disponíveis no e-commerce.

Você pode, por exemplo, dar dicas de presentes ideais para cada estilo de mãe e relacioná-los aos seus produtos. Além disso, mostre que sua loja possui kits promocionais exclusivos para a data e divulgue os descontos ou promoções que estiver oferecendo especialmente para o Dia das Mães.

4. Lembre-se do E-mail Marketing

No Dia das Mães, provavelmente, os consumidores serão impactados com e-mails marketing e, por isso, você deve se destacar já no título escolhido. Use frases chamativas, divertidas, que instiguem a curiosidade dos seus clientes e façam com que abram o e-mail.

Já no conteúdo, você pode usar imagens que sejam referentes à data, e outras pequenas que mostrem os seus produtos. Além disso, não se esqueça de que a campanha para o Dia das Mães tem muito apelo sentimental, portanto, use isso a seu favor: invista em mensagens que digam como é importante que o cliente não se esqueça de presentear sua mãe, sugestões de presentes e outras frases que estimulem a compra — mas evite ser clichê!

5. Invista em diferentes canais de comunicação

Não é novidade que o número de smartphones ultrapassaram a quantidade de desktops em uso no Brasil. Mas a digitalização de processos que já estava em franco crescimento, tornou-se uma necessidade principalmente após 2020. As empresas tiveram que acelerar a transformação digital, independente do seu porte e segmento.

Inclusive,  falamos aqui no blog como a C&A investiu na experiência omnichannel para estreitar o relacionamento com os clientes. O resultado foi um salto nas vendas digitais!

Nesse sentido, as lojas virtuais ganharam cada vez mais espaço. Consumidores que nunca compraram on-line perderam o medo de adquirir produtos nesse meio: supermercado, itens de bebê, além de videogames e utilidades para o lar dispararam as vendas nos últimos períodos.

Jornada do cliente

No entanto, é preciso pensar na jornada do cliente de ponta a ponta. O chamado Customer journey tem como foco proporcionar uma experiência positiva desde o período de educação e pesquisa, no pré-venda, passando pela compra, retenção e expansão, no pós-venda. Para tanto, estar disponível no canal preferido do consumidor é fundamental.

Já é sabido que o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, então que tal enviar campanhas promocionais e vender pelo WhatsApp?

Está pronto para fidelizar e encantar a sua base de clientes? Continue a leitura do artigo!

O SMS não morreu

O SMS Marketing também é uma ótima opção de divulgação, visto que 98% dos SMS enviados são lidos em até 3 minutos, não é necessário internet para receber essa comunicação e é um excelente canal para enviar campanhas para o dia das mães.

O conteúdo deve ir direto ao ponto. Nesta Data Comemorativa, os seus clientes já estarão mais abertos a receber ofertas, promoções ou dicas de presentes, o que cria um momento oportuno para o envio de SMS. Sendo assim, aproveite para fazer com que ele conclua aquela compra abandonada no carrinho.

Sem dúvidas, os clientes se sentirão valorizados e satisfeitos com a dedicação da sua loja. Afinal, quem não gosta de receber promoções exclusivas e ofertas personalizadas? Confira abaixo alguns exemplos focados em conversão para as campanhas de marketing para o dia das mães.

Campanhas de SMS Marketing para lojas físicas:

Convites

Envio de SMS com convite para eventos para conhecer as promoções do dia das mães ou até mesmo apresentar novos produtos

[LOJA] Sandra, amanhã teremos o lançamento da nossa coleção especial para o dia das mães, às 19h, no Shopping Shop. Você é nossa convidada. P/ sair envie PARE

Cupons de desconto

O SMS é uma ótima ferramenta para envio de cupons de desconto, estratégia de mobile marketing utilizada para fidelizar os clientes e estimular a compra em casos de ações promocionais como o Dia das Mães

[LOJA] Flávio, apresente esta msg com o seu cupom único MAE2021 E GANHE 15% nas compras da coleção de verão. É válido até domingo. P/ sair envie PARE

Campanhas de SMS Marketing para lojas virtuais:

Código de desconto

Essa estratégia de marketing tem ganhado cada vez mais espaço como forma de atração e fidelização de consumidores. Enviando um código de desconto de uma campanha para o Dia das Mães, você aumenta as chances de consumidores em potencial entrarem nas lojas virtuais e realizarem mais compras. Lembre-se sempre de enviar links

[LOJA] Flávio, utilize o código XXZZYY e ganhe 30% na compra de itens de vestuário até domingo em ecommerce.com. P/ sair envie PARE

Promoções

Informe sobre promoções do tipo “compre 1 e leve 2” ou frete grátis na compra de determinados itens. Mais visitas podem resultar ainda em um aumento da assinatura da newsletter da loja virtual, ajudando na ampliação do banco de dados do negócio.

[LOJA] Ana, o site ecommerce.com está com promoção de frete grátis para compras do Dia das Mães até dia 30. Aproveite! P/ sair envie PARE

Amplifique as campanhas para o Dia das Mães com Zenvia

Você já conferiu dicas para criar campanhas para o Dia das Mães e já pode planejar uma campanha de sucesso. No entanto, é preciso otimizar o tempo da equipe de Marketing, Vendas e atendimento, não é mesmo?

Afinal, não é produtivo ligar individualmente para cada cliente e também não é possível confiar o sucesso da sua campanha a chiperias, ou seja, máquinas que disparam milhares de SMS e que colocam em risco a segurança da empresa e dos clientes.

Tudo isso sem contar que, para que uma ação de promoção tenha sucesso, é fundamental fazer uma segmentação correta dos clientes. Em datas comemorativas com forte apelo emocional esse cuidado deve ser redobrado. É por isso que investir em uma solução de atendimento como o Customer Cloud é uma forma segura e eficaz de enviar mensagens promocionais para a sua base de clientes.

Mas o que é o Customer Cloud? É uma solução da Zenvia que, entre outras funcionalidades, permite disparos em massa. Com ele é possível automatizar o disparo em massa de mensagens em diferentes canais (SMS, WhatsApp, E-mail Marketing e RCS), otimizando o tempo da sua equipe e garantindo uma comunicação mais assertiva com o seu público.

Além disso, você também consegue:

– Acompanhar de perto os relatórios através de dashboards;

– Configurar dados variáveis – o que permite personalizar a mensagem com o nome do cliente, por exemplo;

– Criar listas personalizadas, agendar disparos, analisar as campanhas e muito mais!

Zenvia e a Campanha para o Dia das Mães

Agora que você já pôde se inspirar com campanhas incríveis e entender um pouco mais sobre o marketing dessa data especial, é hora de colocar a mão na massa. 

No entanto, esse processo pode ser simplificado e eficiente com Zenvia. Até porque a sua campanha para o Dia das Mães não precisa ser trabalhosa, mas com certeza deve apresentar resultados concretos e sustentáveis´para a sua empresa. Uma vez que estamos falando de uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro semestre do ano, você não pode ficar de fora!

Preencha o formulário a seguir e converse com a nossa equipe de especialistas preparados para atender a suas necessidades específicas de campanha para o Dia das Mães!

Escrito por

Janine Costa