blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
4-dicas-para-criar-suas-primeiras-campanhas-de-marketing-com-SMS.jpg

9 dicas para criar suas primeiras campanhas de marketing com SMS

O SMS marketing é uma das mais eficientes estratégias de captação e fidelização de clientes, considerada a melhor na relação custo-benefício. Isso porque as taxas de abertura de mensagens curtas de texto beiramos 100%, segundo dados do SPC Brasil, e o custo pelo envio da mensagem é extremamente baixo. A elaboração de campanhas de marketing por SMS é, sem sombra de dúvida, um vasto campo a ser explorado pelas empresas nacionais.

 

crie as melhores campanhas de marketing com sms

 

A relação das pessoas com seus celulares está mudando a forma como as marcas divulgam seus serviços. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, a partir dos 10 anos, três a cada quatro brasileiros têm celular. Nesse cenário, não é espantoso constatar que as pessoas leem muito mais as mensagens recebidas no telefone do que abrem e-mails, por exemplo.

Outro ponto a favor do marketing via SMS é que o canal pode ser usado para interagir com as pessoas que têm celular, independentemente do modelo, já que todos os aparelhos móveis contam com o serviço de mensagem. 

Esse canal de comunicação é especialmente essencial às pequenas e médias empresas, que precisam trabalhar sua marca no mercado, mas não dispõem de recursos volumosos para isso. Entretanto, curiosamente, boa parte das ações de marketing por SMS é realizada por multinacionais, o que mostra o poder de geração de leads dessa ferramenta simples e funcional.

Assim, se você quer fazer como os gigantes do mercado, confira nas próximas linhas nove dicas matadoras para criar suas primeiras campanhas de SMS marketing com eficiência, reduzindo custos com publicidade e, ao mesmo tempo, ampliando sua carteira de clientes e transformando sua empresa em uma máquina de gerar leads qualificados.

1. Envie mensagens que estimulem uma ação pelo consumidor com prazo máximo de validade

Essa estratégia costuma ter retornos melhores e mais eficazes do que os textos que não vinculam o cliente a nenhum tipo de ação ou que o vinculam a ações que podem ser realizadas indefinidamente na linha do tempo.

Colocar data de expiração é uma tática conhecida como "gatilho da escassez", um gatilho mental em que o receptor da mensagem é informado que a oportunidade é única e somente até aquela data.

Algo como “acesse o site até 15/3, responda ao questionário e ganhe um presente exclusivo” tem maior poder de alcance do que as mensagens mais soltas no tempo.

2. Tenha uma periodicidade no envio de mensagens

Não esqueça que, assim como a sua empresa, outras muitas também se utilizarão do SMS marketing e travarão com você uma rivalidade pela atenção do seu cliente. Dessa maneira, ser oportuno é tudo nesse canal de comunicação.

Um exemplo prático é enviar uma mensagem ao cliente após a compra de algum produto, convidando-o a fornecer sua opinião sobre o que foi adquirido.

3. Foque a brevidade, a clareza e a objetividade

Parece óbvio, mas muitas empresas se perdem na prolixidade das ideias. Lembre-se de que as pessoas lerão suas mensagens em movimento, o que significa que o grau de atenção pode ser restrito. Por isso, é essencial enviar comandos curtos, diretos e que estimulem a ação do seu público.

4. Segmente o público

Um trabalho específico e profundo de segmentação e desenvolvimento de nichos de mercado fará com que cada destinatário de suas campanhas publicitárias por SMS receba exatamente aquilo que interessa.

Mergulhar todos os públicos em um único grupo não surtirá retorno algum, a não ser desinteressar os seus potenciais clientes. Por isso, planeje sua estratégia de marketing com SMS, confira seu target e crie ações para alcançá-lo. Assim, você reduzirá os gastos e será mais eficiente em sua comunicação, o que consequentemente trará maior taxa de conversão.

5. Envie o SMS em horário comercial

Um dos benefícios de usar o SMS marketing para divulgar produtos e serviços da empresa é que essa é uma forma não invasiva de entrar em contato com o consumidor, o que não acontece com o telefone, por exemplo. No entanto, mesmo ao enviar mensagem para o cliente, é preciso ter atenção ao momento do dia em que fará contato.

O ideal é sempre enviar o SMS marketing em horário comercial. Assim, você garante que não chateará possíveis clientes por mandar mensagens de divulgação durante seus períodos de descanso.

6. Ofereça cupons de desconto

Uma boa forma de usar o SMS marketing para interagir com os clientes da sua marca é para oferecer cupons de desconto. Use o canal para enviar códigos exclusivos de promoções para clientes fiéis ou para pessoas que acabaram de fazer uma compra, por exemplo.

Ao enviar os cupons por SMS, você garante que o consumidor realmente receberá o mimo e aumenta as chances de que ele volte a comprar com a sua empresa.

7. Evite cair no spam

A regra de ouro para campanhas de e-mail marketing vale também para SMS: de forma alguma faça spam. Só mande promoções e ofertas para os celulares de clientes que autorizaram a sua empresa a enviar mensagens.

Usar SMS marketing com consumidores que não deram permissão para a sua marca contatá-los é perda de tempo e dinheiro, já que o provável é que as pessoas simplesmente apaguem as mensagens sem nem mesmo ler. Além disso, esse tipo de atitude pode comprometer a imagem da sua empresa, que poderá ser vista por esses consumidores como invasiva e inconveniente. Resultado: cliente perdido.

8. Firme parcerias

Além disso, faça parceria com uma empresa expert em soluções mobile. As ações de marketing por SMS têm altas taxas de retorno e podem ser usadas para aumentar o engajamento de seus clientes, divulgar produtos, facilitar o trabalho do SAC, realizar pesquisas de mercado e até executar cobranças.

Entretanto, o grau de eficácia das estratégias desenvolvidas para a comunicação por SMS depende diretamente da qualidade da empresa contratada para dar suporte nesse segmento.

9. Conheça modelos de campanhas 

Além de colocar em ação as boas práticas nas campanhas de SMS marketing, é importante conhecer alguns modelos que podem ser usados pela sua empresa. Confira:

  • interação em troca de prêmio: nesse modelo, o consumidor que se cadastra para receber mensagens de SMS marketing da sua empresa e/ou envia mensagem para determinado número ganha um prêmio. Não precisa ser nada elaborado: mesmo um vale-compras já estimula o cliente a se cadastrar;
  • indique amigos e ganhe desconto: ao realizar esse tipo de ação, a empresa premia os consumidores fiéis que recomendam a marca e ainda tem a chance de aumentar sua carteira de clientes; 
  • enviar um convite exclusivo para o lançamento de produtos ou serviços é uma forma de valorizar o cliente e reforçar o relacionamento dele com a sua marca;
  • "presente exclusivo para você": é aniversário do seu cliente? Use o SMS marketing para dar parabéns a ele, oferecer desconto em uma compra ou até mesmo dar um brinde para o consumidor. 

São cerca de oito trilhões de mensagens de texto por celular enviadas diariamente no planeta. Esse número é 20 vezes superior ao número de tweets disparados no mesmo período e 12 vezes maior do que a quantidade de mensagens trafegadas por meio do Facebook. Esses dados já indicam por que o SMS marketing é uma ferramenta que não pode ser ignorada pela sua empresa.

Adote já as boas práticas para campanhas de marketing com SMS, como oferecer cupons de desconto, divulgar promoções, fugir de spam e enviar mensagens apenas em horário comercial. Veja a sua empresa colecionar bons resultados.

Para entender como funciona uma campanha por SMS marketing, você pode conferir exemplos e até ver uma plataforma de envios funcionando na prática.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS