blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
Mobile Marketing

Mobile Marketing: o que é, tendências e como usá-lo no varejo

Devido ao seu grande avanço, o mobile marketing oferece diferentes possibilidades de diálogo, aproximação com os consumidores por meio de diversas plataformas e muitas outras abordagens que agregam valor aos produtos e serviços da companhia, além de manter o nível de vendas em constante crescimento.

Os aparelhos móveis são grandes aliados da empresa na hora de promover a sua marca e, para adaptar-se a esse cenário, existem recursos do marketing mobile que podem ser implementados facilmente em negócios de todos os tamanhos. Além do alto impacto e alcance, as estratégias ganham destaque por seu excelente custo/benefício.

Entenda o conceito de marketing móvel e acompanhe as tendências que podem trazer insights e novas oportunidades para o seu negócio.

O que é marketing mobile?

É um conjunto de estratégias, ferramentas e ações que aproveita as características e funcionalidades dos smartphones para interagir, fidelizar e influenciar os clientes da empresa.

Diferentemente de outros canais, como revista, jornal, rádio e TV, o móvel se destaca por oferecer um diálogo permanente em diferentes canais de comunicação: SMS, redes sociais, blog, e-mail e muitas outras plataformas que os usuários utilizam no seu dia a dia.

Acompanhe as tendências do marketing mobile e saiba como utilizá-las

Segundo informações do Google, 91% dos proprietários de smartphones dos Estados Unidos usam aplicativos no aparelho móvel.

Ou seja, os apps para dispositivos móveis fazem parte da rotina diária das pessoas, e o mobile está cada vez mais relevante no universo digital.

Por isso, as marcas que quiserem permanecer competitivas no mercado online precisam priorizar suas estratégias de mobile marketing, assim como a experiência móvel dos seus usuários ao longo do processo de compra.

Velocidade mobile

Seja para ler uma resenha de determinado produto ou vasculhar ofertas de lojas, os compradores digitais estão exigindo cada vez mais experiências rápidas e sem atritos ao longo do caminho.

Hoje, é fundamental que as marcas criem experiências online ágeis e navegação fluida, para que o usuário não abandone o site e procure outra opção.

Uma pesquisa do Google revelou que uma página tem 123% de chance de ser abandonada caso demore de 1 a 10 segundos para carregar. Pensando nesse dado, é possível dizer que a velocidade de carregamento pode influenciar no faturamento do negócio, pois, quanto mais rápido o site, maior a probabilidade da conversão.

Existe ferramentas que ajudam a analisar o carregamento dos sites. O Pagespeed Insights, por exemplo, informa o desempenho real de uma página em dispositivos móveis e desktop e, em seguida, gera sugestões para torná-la mais rápida.

Número de etapas

Assim como a velocidade da página, o número de etapas também pode influenciar nas decisões do usuário mobile. Afinal, as pessoas querem experiências consistentes e fluidas em todos os pontos de contato com a marca, seja no site desktop, aplicativo mobile ou loja física.

A Domino's, por exemplo, reviu o seu aplicativo mobile e o número de etapas que o cliente tinha que passar para realizar o pedido online. Antigamente, eram cerca de 25 etapas para pedir a pizza; hoje, são no máximo cinco.

Os fãs da rede de pizzarias podem fazer pedidos pelo site, aplicativo de smartphone, Google Home ou até mesmo interagindo com a marca pelas redes sociais. São 15 jeitos de pedir a pizza da Domino's sem a necessidade de ligar para alguma franquia, por exemplo.

Personalização

Foi-se o tempo em que só a empresa se pronunciava e o público apenas recebia a informação. Hoje, as marcas precisam oferecer experiências personalizadas, que sejam relevantes e façam os clientes se sentir especiais.

Segundo dados do Google, a lucratividade do negócio aumenta significativamente para 90% das empresas que fazem experiências customizadas. Por isso é tão importante adotar a personalização como estratégia, e não apenas como uma funcionalidade.

Uma empresa que colocou uma bem-pensada estratégia customizada é a Hyundai. Se um possível cliente está nos estágios iniciais do processo de compra de um carro, ele será direcionado para um conteúdo que compara os modelos e seus principais recursos, incluindo o preço sugerido e os itens do interior do carro.

Essa estratégia de personalização orientada pela intenção de compra do target levou mais potenciais compradores às concessionárias da marca Hyundai.

Processos automáticos

As empresas podem investir em um marketing automatizado para melhorar a experiência do consumidor mobile e facilitar a comunicação nos canais de atendimento. Além de aprimorar os processos, a automatização também serve para manter o público sempre engajado.

Um estudo da Federação Europeia de Marketing Direto revelou que quase metade das agências de publicidade da Europa ainda o utiliza o envio de SMS automatizado como uma ferramenta estratégica de CRM e de fortalecimento das marcas. Isso porque o envio de SMS em massa pode ser útil para:

  • Divulgar produtos novos
  • Aprimorar a relação entre empresa e cliente
  • Fortalecer o engajamento
  • Apoiar o feedback da companhia
  • Divulgar promoções  

Além de ser útil na comunicação da empresa, o SMS é uma solução de baixo custo que pode ser implementada com bastante facilidade em vários tipos de negócio e é mais barata em relação aos canais de comunicação tradicionais.

O grupo Morena Rosa, por exemplo, usou a tecnologia para divulgar as novas coleções anuais para a sua base de contatos. A ação serviu para alcançar o público e estimular a ida às lojas para conhecer novas peças.

No dia do coquetel de lançamento da nova coleção de outono/inverno da marca, diversas clientes relataram que foram até o evento por causa da mensagem recebida. Além disso, a Morena Rosa também criou ações promocionais para datas sazonais e aniversário de clientes.

Quer conhecer mais sobre a relação do mercado com as ações de Mobile Marketing? Confira o eBook: Consumidor Brasileiro e SMS Marketing e confira os resultados da pesquisa da Zenvia! Você encontrará dicas importantes para o sucesso de sua estratégia de marketing direto via SMS e outras informações sobre marketing conversacional.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS