Mobile Marketing: o que é, benefícios e estratégias fundamentais

Já conhece o Mobile Marketing? Entenda de uma vez por todas como funciona essa estratégia que com certeza ajudará sua empresa a crescer!

No Brasil, de acordo com pesquisa da FGV de 2019, existem mais de 230 milhões de smartphones ativos — uma média de dois dispositivos por habitante –, tornando o Brasil líder no uso de aparelhos inteligentes entre os países emergentes.

Em um cenário como este, as empresas que querem sair na frente precisam interagir, se relacionar e influenciar o cliente onde ele está mais presente: nos smartphones, tablets e computadores!

Mas, para conquistar clientes no meio digital, é necessário cativar a atenção do público, e essa não é uma tarefa fácil em meio a tanta concorrência e informação.

Para isso, existe o marketing mobile, que nada mais é do que um conjunto de técnicas que visam possibilitar a interação entre empresa e consumidor, através de celulares, tablets, computadores, etc, aproveitando a diversidade de ferramentas e plataformas que esses aparelhos oferecem.

Neste post, nós te ajudamos a entender como funciona essa estratégia. Nosso objetivo é que você possa sair confiante o suficiente para aplicá-la em sua empresa e comece agora a ganhar mais credibilidade, visibilidade e clientes.

O que é mobile marketing?

O M-marketing, como também é conhecido, é uma técnica relativamente nova que surgiu na última década, mas sofreu um boom de crescimento e inovação nos últimos anos.

Sua chegada coincide com o desenvolvimento e a popularização dos aparelhos smart — e não é coincidência. As ferramentas cada vez mais inovadoras contidas nesses aparelhos permitiram que uma nova maneira de relacionamento e comunicação fosse desenvolvida através do mobile marketing.

Apesar das ferramentas serem cada vez mais complexas, o conceito de M-marketing é bem simples: são ações de marketing para dispositivos tecnológicos móveis.

A evolução do mobile marketing

A evolução do mobile marketing acompanha de perto a popularização e o desenvolvimento dos smartphones.

Tarefas do dia a dia, como enviar um e-mail ou pedir comida, foram simplificadas através dos dispositivos móveis, assim, os consumidores passaram a adotá-los para atividades cada vez mais complexas.

De acordo com pesquisa divulgada em 2018 pela SPC Brasil, 74% dos brasileiros usam o smartphone no processo de compra de produtos pela internet, e a estimativa é de que esse número seja ainda maior hoje em dia.

Outro destaque que chama a atenção é a presença das redes sociais. Em um estudo de 2019, feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 33% dos entrevistados já tinham adquirido algum produto ou serviço pelo Facebook, Instagram, YouTube ou WhatsApp.

Esses números podem ser explicados pelo crescente desenvolvimento dos smartphones, assim como sua maior aceitação por parte do público. Já em 2017 o Google adotou como regra que sites adaptados para o uso através de dispositivos móveis teriam preferência no posicionamento em pesquisas orgânicas.

Assim, se já não estava, fica comprovada a importância do M-marketing para todas as empresas que não querem ficar para trás nos novos padrões de consumo.

Mobile marketing: exemplos 

Já que sua importância já está comprovada, aqui vão algumas estratégias simples de mobile marketing que podem ser aplicadas em qualquer negócio.

SMS Marketing

O SMS é uma das soluções mais utilizadas pelas empresas para se comunicar com clientes. Com taxa de abertura de 90% em três minutos (Daniel Rowles, Mobile Marketing), entrega imediata e baixo custo, essa aplicação pode ser utilizada para divulgação de promoções, enquetes, lembretes de cobranças, notificações e novidades.

A agilidade no envio de mensagens e o alcance delas são apenas alguns dos benefícios que tornam fácil perceber por que essa estratégia é a queridinha de muitas empresas.

 WhatsApp Marketing 

O WhatsApp tem mais de 1,5 bilhão de usuários mundialmente e é o principal meio de troca de mensagens no Brasil. Assim, você pode alcançar o usuário em tempo real e garantir que sua mensagem será recebida.

O WhatsApp Marketing tem o funcionamento parecido com o SMS Marketing, porém com algumas ferramentas extras. No app, também é possível criar chatbots, ter múltiplos atendentes e realizar automações e integrações aprovadas pela WhatsApp Inc.

Sites responsivos 

Sites responsivos são sites que se adaptam automaticamente a qualquer dispositivo que o usuário possa estar utilizando. Assim, eles são ótimos, tanto para usuários que utilizam o notebook, quanto para usuários que o acessam através de seus smartphones.

Essa técnica é importante, pois garante que qualquer pessoa com smartphone, tablet ou notebook possa visualizar seu website perfeitamente. Além disso, este é um dos critérios utilizados pelo Google para melhor posicionar os sites em sua ferramenta de buscas.

Push Notification 

Assim como mensagens do WhatsApp e SMS, a Push Notification fica visível na tela inicial do seu celular. Você já deve ter notado alguma referindo-se a atualizações, lembretes e descontos de determinados aplicativos.

Sua grande vantagem é que pode ser enviada para um público seleto, que possui maior nível de engajamento.

É possível segmentar seu envio para consumidores com certos padrões de comportamento que são interessantes para sua marca, como, por exemplo, clientes que costumam comprar vestidos online, caso sua empresa venda esse tipo de vestimenta e gostaria de fazer uma ação de marketing focada no produto.

QR Code Marketing 

O QR Code nada mais é do que um código de barras 2D que pode ser lido pela câmera de qualquer smartphone. Sua grande jogada é que pode redirecionar o usuário para qualquer página.

Assim, você pode utilizá-lo para direcionar o consumidor para seu site ou, então, para uma página promocional. As possibilidades são inúmeras — basta usar a criatividade para chamar a atenção do cliente e mostrar o que a sua empresa oferece de melhor.

Neste post, mostramos apenas algumas das estratégias de Mobile Marketing. São inúmeras as opções disponíveis, que também podem ser combinadas com outras estratégias, para alcançar uma maior eficácia.

Criar bons relacionamentos é um exemplo de estratégia que complementa perfeitamente o Mobile Marketing. Para aprender mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre Marketing de Relacionamento e Atendimento Personalizado.

Escrito por

Zenvia