4 dicas de como vender na Black Friday e garantir seus resultados

Está procurando dicas para vender na Black Friday? Separamos 4 que vão ajudar a alavancar os seus resultados. Comece agora mesmo!

A Black Friday é comprovadamente um dos períodos de maior vendas do ano para empresas de diferentes portes e segmentos. Por isso, é cada vez mais fundamental se preparar com antecedência para aproveitar essa oportunidade! Afinal, vender na Black Friday é um ponto-chave no calendário de todos os lojistas. 

Para isso, se preparar para vender mais na Black Friday é tão importante! Lojistas que não se preparam adequadamente podem perder vendas e oportunidades de negócios. E não é isso que queremos, não é mesmo?

Nisso, algumas das etapas importantes da preparação das vendas na Black Friday, incluem:

  • Planejamento das ofertas: definir quais produtos e serviços serão vendidos com descontos, assim como os valores e prazos das promoções.
  • Investimento em marketing: selecionar a estratégias, os canais de comunicação e divulgar as ofertas para atrair clientes
  • Fortalecimento do atendimento ao cliente: estar preparado para atender a um aumento no número de solicitações.

Antes de entrarmos nas 4 dicas em si para que o seu negócio possa vender mais na Black Friday, é importante falarmos sobre como diferentes estratégias de marketing podem contribuir para um aumento nos resultados. Confira! 

Diferentes estratégias de marketing na Black Friday

Está em dúvida sobre qual estratégia de marketing utilizar no seu negócio? Há uma gama de opções! Em outros artigos, trazemos opções relevantes para adotar na sua comunicação:

Além disso, aqui estão alguns exemplos de outras ações para incrementar o seu planejamento de marketing para a Black Friday:

  • Ofertas exclusivas para clientes inscritos na newsletter: essa é uma ótima forma de incentivar os clientes a se inscreverem na sua newsletter e receberem as novidades sobre as suas ofertas.
  • Cupons para compras de um determinado valor (ou acima de determinado valor): os cupons de desconto são uma forma de incentivar os clientes a comprar mais e explorar novos produtos, além daqueles que eles já estavam buscando inicialmente.
  • Promoções relâmpago (promoções rápidas e com hora marcada para acabar): essas promoções são válidas por um período limitado de tempo, o que cria um senso de urgência e incentiva os clientes a comprarem na hora, antes que acabe o período do contador (pode ser utilizado um relógio para mostrar o tempo que falta) ou que o estoque acabe antes do tempo chegar ao fim (aqui, uma opção é colocar uma barra de porcentagem mostrando o quanto ainda está disponível). 

Antes de escolher uma estratégia para adotar, avalie qual será mais adequada para o seu público-alvo, os objetivos que a empresa busca alcançar na Black Friday e o orçamento disponível.

Agora, vamos conferir as nossas 4 dicas sobre como vender na Black Friday? Veja na sequência!

4 dicas para vender na Black Friday

O seu objetivo é vender mais na Black Friday? Então, está no lugar certo! Pensando nas dicas que mais dão resultados entre as empresas, separamos 4 que são essenciais para formar uma boa base estratégica para essa data comercial tão importante. Confira:

1. Planeje suas ofertas com antecedência

O primeiro passo é planejar suas ofertas com antecedência. Isso ajudará você a definir quais produtos e serviços serão vendidos com descontos e também quais serão os valores e prazos das promoções.

Sabemos como vender na Black Friday é atrativo e se tornar um grande objetivo dos negócios, mas aqui está uma dica de ouro para não ter prejuízo: é importante considerar a margem de lucro de seus produtos para definir descontos que sejam atrativos para os clientes, mas que não prejudiquem o seu negócio.

2. Invista nos canais de comunicação

Para que as pessoas saibam sobre suas ofertas, é importante investir em marketing. Você pode criar campanhas de divulgação nas redes sociais e utilizar os principais canais de comunicação para divulgar suas ofertas, como SMS, WhatsApp e E-mail Marketing.

  • E, aqui, você confere como montar uma estratégia de “Esquenta Black Friday”, com exemplos de mensagens para SMS, WhatsApp e E-mail Marketing.

É importante que sua comunicação seja clara e objetiva, destacando os principais benefícios das suas ofertas. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo essas ferramentas:

  • Personalize suas mensagens: A personalização gera aproximação e atinge em cheio o interesse do cliente. Por isso, se possível, utilize o nome do cliente, fale de produtos que ele já comprou (assim, mostra que você sabe sobre o que ele gosta e procura) ou outros dados estratégicos que você tenha sobre ele.
  • Crie mensagens objetivas: A Black Friday é um período no qual as empresas investem na comunicação massiva. Você não pode ficar de fora, mas também precisa se destacar. Por isso, envie comunicações claras, mostrando objetivamente o que você está oferecendo.
  • Use um call to action (chamado para ação): Isso quer dizer que, as suas mensagens sempre precisam ter frases ou chamadas que mostram aquilo que o cliente precisa fazer. Ou melhor, que você quer que o cliente faça: “Assina a Newsletter”, “Saiba mais sobre a oferta clicando aqui”, “Clica aqui e compre com desconto”, entre outras.

3. Ofereça um bom atendimento ao cliente 

Em todas as ocasiões, o atendimento ao cliente é um fator determinante para o engajamento e fidelização. Seja na pré-venda, ao tirar dúvidas, na hora de fazer a venda em si ou no pós-vendas.

Durante a Black Friday, o que se espera é um maior volume de chamados, ou seja, mais pessoas querendo entrar em contato e adquirir seus produtos ou serviços. Por isso, é essencial estar preparado para um aumento no número de solicitações por atendentes e vendedores. 

Quer saber como fazer uma boa gestão do seu time de vendas e garantir agilidade na Black Friday? Separamos alguns materiais importantes:

4. Crie senso de urgência

O senso de urgência é um gatilho mental que pode incentivar os clientes a comprarem na hora. 

Você pode criar senso de urgência destacando a quantidade de produtos em estoque (determinando que o produto está sendo adquirido por outros clientes e pode acabar logo), o tempo limitado das promoções (com tempo certo para acabar e contador de horas) ou outras ofertas exclusivas separadas para o período, que se findam junto com o dia da Black Friday.

Como está sua preparação para a Black Friday agora? Com nossas dicas, você estará criando uma ótima base para iniciar uma estratégia de marketing e vendas na Black Friday e garantir bons resultados para o seu negócio!

Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Escrito por

Janine Costa