Ferramentas para gestão de vendas: otimize os processos da sua equipe e melhore sua rotina

Confira as melhores ferramentas disponíveis no mercado para uma gestão de vendas eficiente voltada para a produtividade e o resultado

Em uma sociedade tecnológica como a que vivemos, muitas são as soluções criadas pensando em facilitar o nosso dia e fornecer insumos para tomarmos decisões assertivas. Dentro disso, entram também as ferramentas de gestão de vendas.

Isso porque os avanços que a tecnologia têm proporcionado não permitem às empresas estagnarem quando falamos de desenvolvimento. 

Apenas no Brasil, o aumento de consumo em meios digitais chegou a 81% no período de isolamento, e 72% na América Latina, segundo a Consultoria Enext. Ou seja, é necessário que os processos cotidianos das companhias caminhem na mesma proporção (quiçá à frente) do comportamento dos consumidores para evitar tornarem-se ultrapassadas.

Seja para funções simples, como lançar vendas, por exemplo, até automações complexas, o mercado está equipado com dezenas de possibilidades e de plataformas. As soluções podem variar conforme a necessidade, o orçamento e o momento em que a empresa se encontra.

Entendendo a necessidade de atualização, para um gerenciamento de vendas efetivo, o gestor de vendas precisa ter dados na palma das mãos para poder tomar decisões e ser capaz de pivotar os rumos se necessário. Nisso, entram as escolhas corretas das ferramentas de gestão de vendas.

Confira abaixo algumas das ferramentas de gestão de vendas mais utilizadas no mercado para auxílio do cotidiano de sua equipe comercial:

Ferramentas de gestão de vendas: conheça as possibilidades

1 – CRM

Entre as ferramentas de gestão de vendas, as empresas têm utilizado cada vez mais os CRMs (customer relationship management). Com o uso da plataforma, a equipe comercial consegue centralizar as suas vendas e guardar seus históricos no mesmo lugar, e os sistemas também permitem integração com outros departamentos da empresa.

Além de centralizar todas as informações do trabalho de sua equipe de vendas, o sistema auxilia o gestor, extraindo dados para a análise do desempenho de seu time.

Com o CRM, em tempo real, você conseguirá entender como está o desempenho do vendedor individual ou da equipe, quanto foi o recebido no período, qual foi o churn (taxa de cancelamento do pedido) e muitos outros insights de vendas para a sua gestão. 

Principais CRMs do mercado: RD Station CRM, Agendor, Salesforce, Hubspot, Zoho e  Ploomes.

2 – Pipeline de vendas

Outra das ferramentas de gestão de vendas, os pipelines orientados para vendas tem um papel similar aos CRMs. Consequentemente, muitos dos CRMs que listamos acima também possibilitam esse modelo de uso. 

Com os pipelines para vendas, o dia a dia da sua equipe fica mais organizado e mais produtivo, pois, a ferramenta foi desenvolvida com base em metodologias ágeis, para um trabalho visual e intuitivo. Logo à primeira vista, fica claro o conceito de “jornada”, evidenciando que cada card nas colunas “precisa” ser passado para a próxima etapa até a conclusão.

Assim como nos CRMs, a ferramenta também possibilita a extração e manuseio de dados para tomada de decisões e desenvolvimento de planejamentos estratégicos.

Principais pipelines de vendas do mercado: Pipedrive, Piperun e Fleeg.

3 – Pipeline para projetos

Os pipelines de projetos seguem o mesmo princípio dos pipelines para vendas, porém, é importante ter bastante cuidado, pois cada um possui formas de uso específicas. 

Falando em gestão de uma forma geral, os pipelines pensados em projetos visam contribuir com o desenvolvimento de atividades cotidianas para que o gestor tenha ciência das atividades que estão em desenvolvimento. Além disso, os sistemas possibilitam adicionar pessoas aos projetos em andamento para o envolvimento da equipe ou entre departamentos resultando em maior produtividade.

Principais pipelines para projetos no mercado: Trello, monday.com, Asana e Jira.

4 – Ferramentas para Business Intelligence

Pensando na rotina do gestor, sempre há no fim dos principais períodos (meses, trimestres, semestre, ano, etc.) a incumbência de apresentar os relatórios e esmiuçar como foram os períodos em questão. Vale muito a pena nesse momento investir um pouco mais em relatórios e dashboards mais estruturados, que possam proporcionar uma leitura mais didática dos dados apresentados. É uma das mais importantes ferramentas da gestão de vendas.

Algumas ferramentas no mercado permitem essa manuseio e o resultado obtido, auxilia nas tomadas de decisões e em sua justificativa.

Principais Plataformas de dados no mercado: Power BI, Google Data Studio,  Adobe Analytics, Tableau e Dashgoo.

5 – Planilha

Por último e não menos importante, temos a boa e clássica planilha. Seu uso, mesmo atualmente, é indispensável e muitas das outras ferramentas listadas aqui possuem features com ela. 

Trabalhar com planilhas permite um bom manuseio e armazenamento dos dados, o que é muito importante para o dia a dia da equipe comercial, e as suas fórmulas resolvem equações rapidamente, o que é sem dúvida uma ótima forma de trabalhar e manusear essas informações. 

As planilhas não ficaram obsoletas e vêm se atualizando, sempre trazendo novas fórmulas e possibilidades para tornar a rotina melhor. Sem dúvida, é uma ferramenta fundamental da equipe de vendas e do gestor.

As principais planilhas disponíveis no mercado são o Excel da Microsoft e o Sheets do Google.

Em qual ferramenta de gestão de vendas apostar? 

As ferramentas de gestão de vendas apresentadas estão disponíveis para facilitar a nossa rotina e deixar o processo gerencial mais dinâmico e focado sempre na inteligência dos dados para decisões certeiras que resultem em maior lucratividade. Contudo, algumas exigem mais expertise do que outras para seu manuseio (vale um entendimento mais aprofundado em quais ferramentas atendem a demanda da sua empresa).

Quando pensamos em plataformas voltadas à gestão de vendas, o principal benefício que precisamos explorar são os dados. Aposte em plataformas que permitam uma leitura mais fácil das informações, que proporcionem melhores diretrizes para estratégias e tomadas de decisão eficazes.

Conheça Zenvia Conversion, CRM de vendas da Zenvia

Zenvia Conversion é a plataforma para vendas que centraliza todas as mensagens dos seus clientes vindas das principais redes sociais (WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger) em um único lugar.

Além de ajudar sua equipe de vendas a atender melhor, Zenvia Conversion ainda conta com relatórios essenciais para te ajudar no seu dia a dia. 

Conte com dashboard intuitivo, compartilhamento e transferência de atendimento entre mais de um vendedor e tenha muito mais vendas, trabalhando com dados e informações em tempo real.

Zenvia Conversion dispõe de 7 dias de teste gratuito. Inscreva-se agora e aproveite seu período de teste.

Escrito por

Anderson Anjos

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de Marketing Digital, Inbound e café. Atualmente Analista de Marketing na Zenvia