Aprenda o que é WhatsApp Marketing, como fazer e 5 dicas essenciais para uma estratégia completa

Aprenda neste post como fazer WhatsApp marketing, uma estratégia econômica e, ao mesmo tempo, ótima para impulsionar seu negócio!

WhatsApp Marketing é uma prática que, se bem feita, é muito vantajosa para a empresa. Mas essa atividade requer atenção a diversos fatores e muito cuidado para não ferir as diretrizes do WhatsApp!

O WhatsApp está nos smartphones de mais da metade dos brasileiros, segundo dados divulgados pelo portal Statista

Graças à sua praticidade e também ao grande número de usuários ativos, o app tem sido considerado uma eficiente ferramenta de comunicação entre marca e consumidor.

É por esse motivo que, cada vez mais, diferentes empresas têm buscado uma forma de fazer WhatsApp Marketing, com o objetivo de facilitar a interação com o seu público e, assim, alcançar melhores resultados para a empresa. 

Essa crescente demanda não poderia ser diferente, já que o WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas muito útil, rápida e interativa, sendo um ambiente ideal para manter a comunicação com os clientes. 

Para trabalhar uma estratégia de divulgação da marca via WhatsApp, é necessário que você conheça mais sobre alguns recursos que a própria rede fornece, além de quais ações são mais eficazes e quais não são permitidas. 

Neste post, você aprenderá mais sobre as aplicações de marketing via WhatsApp e algumas dicas essenciais para ter sucesso com suas estratégias na rede!

WhatsApp Business: a ferramenta adequada para fazer marketing no WhatsApp

O próprio WhatsApp desenvolve estratégias para que as empresas se comuniquem com seus consumidores. 

Em janeiro de 2018, foi lançado o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo voltada para empresas. 

O WhatsApp Business foi projetado para ter recursos além da versão já conhecida do app, de maneira a agilizar a relação entre empresa e consumidor e também garantir segurança para quem usa a ferramenta.

Com ele, a empresa pode criar um perfil comercial, com informações úteis para seus clientes, como endereço, descrição de atividades, website e horário de atendimento.

Hoje em dia, é possível até mesmo criar respostas automatizadas, definindo mensagens de ausência quando não é possível atender o cliente, ou mesmo criando uma mensagem de saudação automática.

Dessa forma, é possível desenvolver um ambiente adequado para o atendimento via WhatsApp, onde os usuários são atendidos de forma prática e rápida. 

Vale ressaltar também que sua versatilidade ainda permite que sejam enviados imagens, vídeos e até mesmo áudios. 

Diante de tudo isso, não há como negar que o WhatsApp é uma poderosa ferramenta — não apenas para usuários comunicarem-se entre si, mas também para que empresas estabeleçam uma comunicação com seus consumidores.

Mas qual é a melhor maneira de aproveitar tantas funcionalidades e, assim, estreitar o relacionamento com clientes de maneira assertiva?

Continue a leitura para entender o que é WhatsApp Marketing, como usar essa estratégia e cinco dicas práticas.

WhatsApp Marketing: uso do app como ferramenta de marketing digital

Antes de qualquer coisa, entenda que WhatsApp Marketing é o uso do WhatsApp como ferramenta para as marcas se comunicarem com seus clientes ou potenciais clientes.

É por isso que, como em qualquer outra estratégia de marketing, o uso do WhatsApp deve ser precedido de um planejamento estratégico, com definição de objetivos e métricas, plano de ação e análise dos resultados.

Um dos grandes pontos que você deve ter em mente ao trabalhar com WhatsApp marketing é que ela consiste em uma estratégia reativa. Ou seja, é com base no interesse expresso do cliente por interações com sua empresa que você envia mensagens por Whatsapp.

Em resumo, é fundamental que se saiba exatamente três coisas:

    • Qual é o objetivo?
    • O que será feito?
    • Quanto isso está gerando de retorno?

A escolha do objetivo deve ter como referência o contexto atual da empresa, seus próprios objetivos de marketing no geral e em qual cenário ela se encontra atualmente. 

Dessa forma, você terá um objetivo alinhado com as necessidades do negócio, colaborando para seu crescimento. 

Para saber quanto sua estratégia está gerando de retorno, é essencial definir as métricas de acompanhamento e analisá-las com frequência. 

O que será feito — ou seja, as ações estratégicas de marketing no WhatsApp — também deve estar alinhado com o objetivo, e é sobre isso que você entenderá melhor agora. Confira abaixo. 

Qual é a melhor maneira de fazer WhatsApp Marketing?

Para ter uma estratégia de WhatsApp Marketing bem-estruturada, o primeiro passo é pensar em uma linha de atuação.

O uso dessa ferramenta deve andar em conjunto com outros canais que a empresa utilize, como Facebook, Instagram e e-mail, por exemplo. 

E a grande vantagem do WhatsApp em relação a outros canais está em sua rapidez de uso.

Melhore o relacionamento com seus clientes

Tenha em mente que o WhatsApp não deve ser visto como mais uma ferramenta para alcançar novos clientes ou promocional. 

Ele deve ser considerado uma ferramenta de marketing de relacionamento fácil, rápida e gratuita, para o cliente conseguir entrar em contato com a marca.

É importante ressaltar que o WhatsApp não é uma ferramenta de vendas, de promoções ou publicidade, mas, sim, uma aplicação para proporcionar conversas. 

O WhatsApp Business API foi criado para facilitar a ocorrência dessas conversas entre pessoas e empresas, sempre com o foco em criar boas experiências para os usuários do app.

Portanto, uma das estratégias na rede que pode trazer melhores resultados é o trabalho para aprofundar e gerenciar o relacionamento com os clientes. 

Assim, a empresa colabora com a fidelização de seus clientes e para uma boa reputação da marca.

Utilize o WhatsApp para dar suporte ao cliente

Sabemos que não basta apenas vender um produto ou serviço. Para fidelizar clientes, é fundamental ter uma estratégia de suporte no pré e no pós-venda. 

Nesse caso, o WhatsApp pode ser um ótimo canal para os clientes pedirem ajuda.

Essa ferramenta demonstra ao consumidor que a empresa está à disposição para sanar dúvidas, dar orientações e até mesmo receber feedbacks de maneira fácil e acessível.

É importante ter cuidado com o excesso de mensagens, para não parecer invasivo, o que pode jogar por água abaixo todos os esforços de marketing e de relacionamento com o consumidor. 

Para evitar problemas, não deixe de conferir os termos de uso do WhatsApp para empresas.

5 dicas essenciais para fazer WhatsApp Marketing

1. Envie mensagens personalizadas

O app foi desenvolvido para conversas entre pessoas! 

Por isso, estabeleça um contato pessoal com o consumidor. Envie mensagens personalizadas sempre que possível — preferencialmente, usando o primeiro nome de contato da pessoa.

Para manter o atendimento personalizado e trabalhar a prospecção de clientes durante o relacionamento, um estudo sobre o público-alvo da empresa é fundamental. 

Lembre-se: Tenha uma relação amigável, mas equilibre com a postura profissional, respeitando o tempo e o espaço do cliente.

2. Evite o excesso de mensagens

Assim como nas estratégias de e-mail marketing, é fundamental equilibrar o número de mensagens enviadas e enviar somente mensagens relevantes. 

Lembre-se: O WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação e de relacionamento com o consumidor.

Para evitar o excesso de mensagens e garantir um relacionamento eficaz, o ideal é que o cliente inicie a conversa e que a empresa esteja disponível para atendê-lo de maneira rápida e objetiva.

3. Defina uma estratégia de mensagens

O planejamento é essencial em qualquer estratégia de marketing. 

No WhatsApp Marketing, é necessário definir previamente os formatos dos conteúdos que serão enviados, isto é, fotos, textos ou vídeos.

É necessário também estabelecer horários, sem que isso incomode as pessoas. Vale a pena identificar oportunidades, como datas sazonais, lançamento de um novo produto, inauguração de lojas, etc.

Isso vai ajudar a estabelecer que a marca só vai entrar em contato com a base de clientes em momentos oportunos e interessantes.

4. Explore os recursos do WhatsApp Business 

O WhatsApp Business oferece diversos recursos para que as empresas atuem na rede social, como listas de transmissão, tags de clientes e muito mais. 

Portanto, é importante que você conheça mais sobre essa ferramenta e explore todos os seus recursos, pois ela é essencial para fazer marketing no WhatsApp e não pode ser dispensada!

5. Utilize o WhatsApp como plataforma de atendimento

O WhatsApp pode ser usado como uma plataforma de atendimento. Nesse caso, o cliente poderá entrar em contato com a empresa sempre que precisar para esclarecer dúvidas ou resolver alguma situação.

Por ser um app de mensagens instantâneas, a prontidão no atendimento via WhatsApp é fundamental. Por isso, tenha uma estrutura preparada para isso com uma equipe qualificada.

Nesse caso, há também a possibilidade de instalar um assistente conversacional no app, como o chatbot.

Isso pode ajudar a agilizar o atendimento e, portanto, melhorar a experiência com o cliente.

Para saber mais, acesse nosso post sobre chatbot para WhatsApp e conheça os benefícios.

O que não fazer com WhatsApp Marketing: ações que violam as diretrizes

O WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta de interação quando usada de maneira adequada. 

Por isso, além de seguir as dicas, vale saber o que não fazer com o aplicativo, para evitar violações às diretrizes do WhatsApp e até o banimento da conta. 

1. Ações publicitárias

De acordo com o regulamento do WhatsApp Business, não são permitidas mensagens promocionais ou de publicidade. Para o oferecimento de produtos ou serviços, siga as condições da política comercial.

2. Mensagens sem autorização do consumidor

Ainda de acordo com a política do aplicativo, a empresa só deve entrar em contato com os clientes caso eles tenham autorizado a comunicação e oferecido seu nome e seu número de celular.

3. Solicitar ou divulgar dados de pagamento

Não divulgue nem peça dados de pagamento do consumidor, como número de cartão de crédito, conta bancária ou outros dados de cartões.

Com essas medidas, é possível alcançar uma experiência de comunicação eficiente com o WhatsApp. Para saber mais e ficar por dentro das novidades, dê uma olhada no post sobre WhatsApp Enterprise, onde explicamos melhor como funciona o WhatsApp para empresas!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.