blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
WhatsApp Marketing

WhatsApp Marketing: o que é, como fazer e dicas

O WhatsApp está nos smartphones de mais da metade dos brasileiros, segundo dados divulgados pelo portal Statista. Graças a sua praticidade e, também, ao grande número de usuários ativos, o app tem sido considerado uma eficiente ferramenta de comunicação entre marca e consumidor.

É por esse motivo que, cada vez mais, diferentes empresas têm usado a estratégia WhatsApp Marketing com o objetivo de facilitar a interação com o seu público e, assim, alcançar melhores resultados.

Essa crescente demanda não poderia ser diferente. Afinal de contas, o WhatsApp é a plataforma de mensagens instantâneas que mais cresce em número de usuários ativos por mês, segundo dados da própria empresa, divulgados pelo portal Statista.

Em dezembro de 2017, o WhatsApp anunciou mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais, tornando-se o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, segundo dados divulgados pelo portal Statista.

Estudo Statista

WhatsApp Business

A própria marca tem desenvolvido estratégias para que as empresas se comuniquem com seus consumidores. Em janeiro de 2018, foi lançado o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo voltada para pequenos e médios negócios. Até o momento, está disponível somente para Android.

O WhatsApp Business foi projetado para ter recursos além da versão já conhecida do app, de maneira a agilizar a relação entre empresa e consumidor e também garantir segurança para quem usa a ferramenta.

Com ele, a empresa pode criar um perfil comercial, com informações úteis para seus clientes, como endereço, descrição de atividades, website e endereço, além de horário de atendimento.

Hoje em dia, é possível até mesmo criar respostas automatizadas, definindo mensagens de ausência, quando não é possível atender o cliente, ou mesmo criando uma mensagem de saudação automática.

Vale ressaltar também que sua versatilidade ainda permite que sejam enviados imagens, vídeos e até mesmo áudios. Diante de tudo isso, não há como negar que o WhatsApp é uma poderosa ferramenta.

Mas qual é a melhor maneira de aproveitar tantas funcionalidades e, assim, estreitar o relacionamento com clientes de maneira assertiva? Continue a leitura para entender o que é WhatsApp Marketing, como usar essa estratégia e 4 dicas práticas.

WhatsApp Marketing: uso do app como ferramenta de Marketing Digital

Antes de qualquer coisa, entenda que WhatsApp Marketing é o uso dessa ferramenta para as marcas se comunicarem com seus clientes ou potenciais clientes.

É por isso que, como em qualquer outra estratégia de Marketing, o uso do WhatsApp deve ser precedido de um planejamento estratégico, com definição de objetivos e métricas.

Em resumo, é fundamental que se saiba exatamente três coisas:

  • Qual é o objetivo;
  • O que será feito;
  • Quanto isso está gerando de retorno.

Qual é a melhor maneira de fazer WhatsApp Marketing?

Para ter uma estratégia de WhatsApp Marketing bem estruturada, o primeiro passo é pensar em uma linha de atuação.

O uso dessa ferramenta deve andar em conjunto com outros canais que a empresa utilize, como Facebook, Instagram ou e-mail, por exemplo. E a grande vantagem do WhatsApp em relação a outros canais está em sua rapidez de uso.

Melhore o relacionamento com seus clientes

Tenha em mente que o WhatsApp não deve ser visto como mais uma ferramenta de se alcançar novos clientes. Ele deve ser considerado uma ferramenta de marketing de relacionamento fácil, rápida e barata de o cliente conseguir entrar em contato com a marca.

Utilize o WhatsApp para dar suporte ao cliente

Sabemos que não basta apenas vender um produto ou serviço. Para fidelizar clientes, é fundamental ter uma estratégia de suporte, no pré ou no pós-venda. Nesse caso, o WhatsApp pode ser um canal para os clientes pedirem ajuda.

Essa ferramenta demonstra ao consumidor que a empresa está à disposição para sanar dúvidas, dar orientações e até mesmo receber feedbacks de maneira fácil e acessível.

É importante ter cuidado com o excesso de mensagens para não parecer invasivo, o que pode jogar por água abaixo todos os esforços de marketing e de relacionamento com o consumidor. Para evitar problemas, não deixe de conferir os termos de uso do WhatsApp para empresas

4 dicas para WhatsApp Marketing

1. Envie mensagens personalizadas

O app foi desenvolvido para conversas entre pessoas. Por isso estabeleça um contato pessoal, envie sempre mensagens personalizadas, preferencialmente, usando o primeiro nome de contato da pessoa.

Tenha uma relação amigável, mas equilibre com a postura profissional, respeitando o tempo e o espaço do cliente.

2. Evite o excesso de mensagens

Assim como nas estratégias de e-mail marketing, é fundamental equilibrar o número de mensagens enviadas e enviar somente mensagens relevantes. Lembre-se: o WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação e de relacionamento com o consumidor.

Para evitar o excesso de mensagens e garantir um relacionamento eficaz, o ideal é que o cliente inicie a conversa e que a empresa esteja disponível para atendê-lo, de maneira rápida e objetiva.

3. Defina uma estratégia de mensagens

O planejamento é essencial em qualquer estratégia de marketing. Em WhatsApp Marketing, é necessário definir previamente os formatos dos conteúdos que serão enviados, isto é, fotos, textos ou vídeos.

É necessário, também, estabelecer horários, sem que isso incomode as pessoas. Vale a pena identificar oportunidades, como datas sazonais, lançamento de um novo produto, inauguração de lojas, etc.

Isso vai ajudar a estabelecer que a marca só vai entrar em contato com a base de clientes em momentos oportunos e interessantes.

4. Utilize o WhatsApp como uma plataforma de atendimento

O WhatsApp pode ser usado como uma plataforma de atendimento. Nesse caso, o cliente poderá entrar em contato com a empresa quando precisar tirar esclarecer dúvidas ou resolver alguma situação.

Por ser um app de mensagens instantâneas, a prontidão no atendimento via WhatsApp é fundamental. Por isso, tenha um estrutura preparada para isso, com uma equipe qualificada.

Nesse caso, há também a possibilidade de instalar um assistente conversacional no app, como o chatbot. Isso pode ajudar a agilizar o atendimento e, portanto, melhorar a experiência com o cliente.

Para saber mais, acesse nosso post sobre chatbot para WhatsApp e conheça os benefícios.

O que não fazer com WhatsApp

O WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta de interação, quando usada de maneira adequada. Por isso, além de seguir as dicas, vale saber o que não fazer com o aplicativo.

1. Ações publicitárias

De acordo com o regulamento do WhatsApp Business, não são permitidas mensagens promocionais ou de publicidade. Para o oferecimento de produtos ou serviços, siga as condições da política comercial.

2. Mensagens sem autorização do consumidor

Ainda de acordo com a política do aplicativo, a empresa só deve entrar em contato com os clientes, caso eles tenham autorizado a comunicação e oferecido seu nome e seu número de celular.

3. Solicitar ou divulgar dados de pagamento

Não divulgue e nem peça dados de pagamento do consumidor, como número de cartão de crédito, conta bancária ou outros dados de cartões.

Com essas medidas, é possível alcançar uma experiência de comunicação eficiente com o WhatsApp. Para saber mais e ficar por dentro das novidades, assine a nossa newsletter!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS