SMS API: Como funciona?

SMS API é um serviço rápido, econômico e muito eficiente para empresas que desejam se comunicar de forma efetiva com seus clientes. Conheça!

O envio de SMS em massa tem sido um serviço muito adotado por empresas de diferentes segmentos, pois é efetivo, rápido, simples e muito econômico. Esse serviço custa bem menos que a maioria das mídias, a entrega é imediata e 90% dos SMS são abertos e lidos em menos de três minutos.

Além disso, você pode integrar o sistema de envio de SMS em um sistema já utilizado pela sua empresa. Isso é possível por meio da integração via API. Continue a leitura desse post e conheça um pouco mais sobre o SMS via API, saiba como fazer essa integração e o motivo de ela ser tão vantajosa para o seu negócio.

Entenda o que é uma integração API

A sigla API significa “Application Programming Interface”, em português “Interface de Programação de Aplicações”. Ela nada mais é que uma forma de integrar sistemas. Com esse tipo de integração, é possível utilizar todos os benefícios do envio de SMS diretamente de um sistema que a sua empresa já utiliza e está acostumada.

O API funciona como um elo de ligação, que é capaz de conectar aplicações e tornar o funcionamento bem mais fácil e prático para o usuário.

Envio de SMS via API: saiba como funciona

Em nosso sistema, há duas formas de envio de SMS: pode-se utilizar a Plataforma Web ou integrar via API com o seu próprio sistema. As funções acabam sendo a mesma e os objetivos também. A grande vantagem da integração é que você irá trabalhar com um sistema já conhecido e que o seu negócio já está acostumado.

A nossa API conta com todos os recursos necessários para que você consiga desenvolver as seguintes atividades:

  • Enviar SMS por meio do seu próprio sistema;
  • Receber SMS dos seus contatos em seu sistema;
  • Gerenciar, controlar e analisar toda a comunicação feita pelo SMS.

Entenda como essa interação é feita

Caso você programe um envio de SMS: na data marcada, o conteúdo será enviado na forma de SMS para os contatos marcados em seu sistema por meio da integração com a Zenvia. A resposta do seu cliente será enviada diretamente para o seu sistema também pela Zenvia, além disso, você poderá ter acesso a todo o histórico de conversa com os seus contatos.

Saiba quais são as funcionalidades da integração por API com a Zenvia:

  • Envio de SMS: como ocorre na Plataforma Web, é possível enviar um SMS dirigido para apenas um contato (de maneira individual) ou pode ser programado para ser enviado em massa (vários SMS de uma só vez);
  • Recebimento de SMS: não somente o envio, mas também é possível receber respostas de clientes em seu sistema. Pode-se optar por uma das seguintes formas: ver a lista de SMS recebidos ou receber as respostas uma de cada vez;
  • Status de SMS: logo após enviar o SMS, é possível acompanhar o status desse conteúdo, ou seja, saber se ele foi de fato entregue ou não;
  • Recebimento de informações: utilizamos chamadas HTTP GET para enviar ao seu sistema informações como status e respostas de clientes.

Caminho seguido pelo SMS via integração API

O caminho realizado pelo SMS quando há uma integração API é o seguinte:

  • Seu sistema (envio programado ou imediato);
  • Zenvia;
  • Operadora;
  • Destino (aparelho celular do cliente).

No caso do recebimento de SMS que vem do cliente, o caminho é exatamente o inverso, ou seja, sai do aparelho celular dele e chega até o seu sistema passando por essas etapas.

Faça a integração API e conte com a nossa ajuda

Um sistema de SMS integrado por API é uma maneira perfeita para quem busca efetividade e uma mídia bem mais barata que as outras. Além disso, 90% dos SMS são lidos em menos de três minutos e a entrega é imediata.

 Você tem interesse em integrar seu sistema com API? Aproveite para conhecer o sistema de SMS da Zenvia! Conheça também o serviço de chatbot, para desenvolver estratégias em marketing por meio de conversas inteligentes com o consumidor.

Leia Também:

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia