O que é SMS e como utilizar na minha empresa? 

O que é SMS: é a sigla de Short Message Service, que em português significa Serviço de Mensagens Curtas ou torpedos.

O que é SMS: é a sigla de Short Message Service, que em português significa Serviço de Mensagens Curtas ou torpedos. 

O que é SMS? 

SMS é o serviço de mensagem curta mais conhecido do mundo e ficou popularmente conhecido como Torpedo nos anos 90, quando surgiram os primeiros telefones celulares. 

Esta tecnologia trouxe às pessoas uma nova forma de se comunicar, principalmente quando o assunto é o tamanho do recado. O SMS possui uma limitação e você só consegue escrever até 160 caracteres na sua mensagem. Por isso, ele acaba tendo objetivos diferentes de outros meios de comunicação, como o WhatsApp ou E-mail, por exemplo.

Conta a história que o primeiro SMS da história foi enviado em 1992. Naquela época, os celulares como conhecemos hoje ainda não existiam e, por isso, a mensagem foi enviada de um computador para um telefone do tipo Orbitel 901.

31 anos se passaram desde o primeiro SMS enviado e de lá pra cá muitas coisas mudaram. Isso inclui não apenas a maneira como é enviado o SMS, como também a facilidade, os objetivos de uso e a linguagem utilizada. 

Após algumas evoluções, organizações de todos os portes encontraram nesse meio uma ferramenta para se comunicarem de forma simples, barata e direta com os consumidores. Afinal, pode ser disparado e recebido de qualquer tipo de celular e não depende de internet ou algo específico. 

História do SMS 

Falamos muito aqui na Zenvia sobre a importância de aproveitar as datas comemorativas para se aproximar dos clientes e criar um relacionamento duradouro. Pois então, a história do SMS começou a partir de uma data comemorativa. Isso mesmo!

O primeiro SMS foi uma mensagem de Feliz Natal enviado no dia 03 de dezembro de 1992 numa comunicação entre dois usuários da rede Vodafone, o remetente foi o Neil Papworth e o destinatário foi o Richard Jarvis, diretor da Vodafone.

Essa primeira mensagem não foi enviada de um celular, pelo contrário, foi elaborada a partir do computador de Papworth e enviada a Jarvis. Na época, Jarvis utilizava um Orbitel 901, primeiro modelo de telefone a integrar a rede GSM.

Apesar de Neil Papworth ter sido o primeiro a enviar um SMS, não se atribui a ele a criação. A autoria da inovação é atribuída à Matti Makkone, engenheiro finlandês. 

Sobre o uso do SMS: em 1995, as estatísticas indicavam uma média de 0,4 mensagens de textos por mês e nos anos 2000, 40 SMS ‘s por mês. A tecnologia só ficou mundialmente conhecida a partir dos planos pré-pagos das operadoras de telefonia.

Hoje, estima-se que, por ano, são enviados quase 200 mil SMS a cada segundo em todo o mundo. De 2007 para 2010, o número de mensagens enviadas no ano triplicou, saltando de 1,8 trilhão para 6,1 trilhões.

No Brasil, o serviço ficou popularmente conhecido como “torpedo”, e já é usado há mais de anos. O nome torpedo surgiu por ser uma mensagem curta, porque o SMS pode ter somente 160 caracteres, até por isso, depois do surgimento do SMS no Brasil, foi criado seu próprio vocabulário, criando diferentes abreviações para as palavras, como: Ex: tb = também, bm = bom, cv = você, hj = hoje, entre outros, que acabou se estendendo até ao uso das redes sociais e do WhatsApp. 

O que é SMS e como funciona no celular?

Como escrito anteriormente, o SMS, serviço de mensagens curtas é um serviço disponível em celulares que permite o envio de mensagens rápidas e objetivas entre os usuários digitais. 

A funcionalidade tornou- se parte de qualquer telefone celular e é funcional como troca de mensagens de texto rápidas, curtas, sem precisar de internet e além disso, é econômico.

O processo de envio do SMS começa quando o usuário seleciona o canal SMS dentro do seu aparelho celular, digita a mensagem no local determinado, insere o número da pessoa que irá receber a mensagem e clica em enviar. Prontinho, o SMS foi disparado!

O que é SMS no Iphone:

Símbolo representado no aparelho celular Iphone IOS

O que é SMS no Android:

Símbolo representado no aparelho celular Android

Hoje em dia, muitas empresas utilizam o serviço de SMS por ser um meio de comunicação rápido, barato e eficaz, pois grande parte dos aparelhos celulares tem a possibilidade de receber essas mensagens. 

Além disso, o envio de SMS não necessita de internet e com poucos créditos no chip pré-pago ou pós-pago de qualquer operadora é possível disparar uma mensagem de SMS para qualquer número e de qualquer tipo de telefone, seja um modelo mais antigo ou o modelo mais atual. 

O SMS é um serviço disponível tanto em celulares quanto via internet, podendo ser enviado de qualquer lugar do mundo, independente da operadora do celular, do local onde a pessoa se encontra, é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia, além das redes sociais.

O SMS é um serviço que facilita muito a vida de várias pessoas, pois é um meio de comunicação mais barato e eficiente do que fazer ligações, principalmente, para empresas que precisam se comunicar com seus clientes e não podem gastar muito. 

Como funciona o envio de SMS na prática

O envio de SMS pode ser feito através de qualquer aparelho celular com ou sem internet, para ser disparado é necessário apenas o sinal da operadora e créditos na conta, seja com chip pré-pago ou pós-pago. 

Além da possibilidade de disparar a mensagem uma a uma pelo celular, existem plataformas online na internet que disponibilizam o envio de disparo em massa, podendo criar templates de mensagens de um jeito rápido e fácil digitando através do computador e disparando a mesma mensagem para diferentes números de telefone.

A Zenvia é parceira oficial do SMS e do WhatsApp, nossa plataforma de disparos de SMS online é muito utilizada por empresas que precisam se comunicar com seus clientes através do torpedo curto. 

Imagina se você é dono de uma loja online e precisa fazer a divulgação de um novo produto? O envio de SMS online é uma ótima solução para enviar mensagens curtas e direcionadas a um público específico.

Duvido que você nunca tenha recebido um SMS que lhe chamou a atenção. Pois então, muitos negócios encontram no SMS uma forma barata e eficaz para fazer divulgações e notificar seus clientes. 

Benefícios de enviar SMS

O SMS tem uma taxa de abertura de até 98% e cerca de 90% das mensagens são lidas em até 3 minutos. Além disso, é um dos meios de comunicação mais baratos do Brasil. 

  • Alcance

O SMS tem como benefício não requerer uma rede de internet ativa no dispositivo dos usuários para que estejam aptos a recebê-lo. Dessa forma, basta que tenham uma conta ativa em uma operadora de telefonia móvel. Esse é um dos fatores que torna o alcance desse canal maior, o que aumenta as chances de efetividade e de sucesso dos comunicados e campanhas.

  • Eficiência

90% das mensagens enviadas são lidas em até 3 minutos.  Agilidade e eficiência para sua comunicação.

O uso do celular para contato passou a ser regra e não opção. Hoje, o contato entre uma empresa e o seu público alvo é feito por meio de vários canais através de ferramentas disponíveis na palma de nossas mãos, o que exige estratégias de marketing mais flexíveis e ágeis para chamar a atenção do possível cliente.

A presença do telefone celular no dia a dia mudou a forma como os consumidores se relacionam com várias empresas. Por isso, aproveite a ferramenta mais poderosa do momento para manter seu cliente informado e engajado com a sua marca.

Você pode enviar mensagens para quantos contatos desejar, dependendo apenas da sua estratégia, do seu objetivo e do investimento a ser feito. E por falar em investimento, vamos para o próximo tópico listado e o mais importante para empresas que querem alcançar seus clientes com mais economia.

  • Baixo custo

SMS é o canal mais barato para comunicação em massa.

O SMS é um produto de ótimo custo-benefício, visto que cada disparo custa centavos. Além disso, a compra de pacotes de maiores quantidades de mensagens costuma baratear ainda mais o valor unitário, ou seja, grande impacto com baixo investimento.

Sua praticidade, custo-benefício e alcance são apenas alguns dos motivos pelos quais o SMS continua em alta e em constante crescimento, sendo cada vez mais estratégico para ações de marketing e notificações em massa. 

Aqui na Zenvia, vendemos pacotes de SMS a partir de R$15,00/ mês, nesse pacote você pode enviar mensagens para 100 contatos.

  • Personalização no envio

Plataformas de SMS permitem o envio de mensagens em massa. No entanto, diferentemente do que se pode imaginar, não é necessário enviar a mesma mensagem para todos, sendo possível inserir variáveis como nome, CPF, entre outros dados do usuário, conforme o tipo de comunicação e o assunto requererem.

Por que utilizar o envio de SMS na minha empresa?

Manter um bom relacionamento auxilia o negócio a manter bons números de vendas a médio e longo prazo, além de ter um impacto direto na quantidade da comunicação com seu público.

Envie SMS com promoções, cobranças, cupons de descontos, avisos e notificações para seus clientes, mantenha seu público engajado com a sua marca e prepare campanhas de marketing para vender mais.

Diante disso, podemos destacar o uso de SMS corporativo como uma das principais ferramentas estratégicas de comunicação com clientes de diversos perfis, afinal, para seus contatos receberem suas mensagens eles só precisam ter um número de telefone. Não é mesmo?

Veja alguns exemplos de uso com o SMS: 

Datas comemorativas:

  • Lembretes de agendamento;
  • Cobranças;
  • Envio de cupons de desconto;
  • Confirmação de compras;
  • Comunicação com alunos de instituições;

Entre diversas outras possibilidades, como: envio de boletos de pagamento, pesquisas de satisfação, rastreamento de entregas, divulgação de promoções, divulgação de endereço de lojas físicas e etc..

Como disparar SMS em massa?

Conheça o Zenvia Attraction – Disparador de SMS em massa da Zenvia

Ainda não sabe como enviar SMS online? Adquirindo a solução de disparos da Zenvia você pode alcançar milhares de contatos facilmente, em apenas 5 passos:  

  • 1. Acesse o site ou fale com nossos especialistas 
  • 2. Escolha o plano e contrate
  • 3. Ative sua conta
  • 4. Suba os contatos dos seus clientes
  • 5. Dispare seus SMS!

Assim, você pode compartilhar textos que engajem e impactem o consumidor, trabalhando em estratégias de SMS marketing.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.