Disparo de SMS: saiba o que NÃO fazer para ter sucesso

Entenda como o Disparo de SMS é uma estratégia essencial para o marketing! Saiba tudo sobre o que fazer e o que não fazer para atingir o sucesso!

O disparo de SMS é uma ferramenta de marketing bastante eficaz. Os usuários conferem o celular diversas vezes ao dia e tendem a abrir e ler todas as mensagens recebidas — diferentes dos e-mails, por exemplo.

Além disso, é uma plataforma flexível que envia mensagens instantaneamente e com um potencial de mercado imenso. Afinal, existem milhares de telefones móveis circulando por aí.

No entanto, essa estratégia exige bastante cuidado. Muitas empresas acabam cometendo graves erros que comprometem os resultados da campanha e até mesmo a imagem da companhia perante seu público.

Pensando nisso, preparamos esta lista com algumas práticas que devem ser eliminadas de uma campanha de disparo de SMS para que ela seja bem-sucedida. Continue lendo!

1- Manter a base de dados desatualizada

Embora os custos sejam baixos, cada mensagem enviada no disparo de SMS deve ser muito bem planejada a fim de não desperdiçar os recursos da empresa. Por isso, é preciso garantir que os destinatários recebam, de fato, o seu conteúdo.

Os dados de contato dos clientes podem mudar com certa frequência, o que demanda uma constante atualização da base de dados. Por isso, ofereça um meio pelo qual os usuários possam atualizar suas informações e incentive essa atitude.

2- Inviabilizar a opt out

Presente até mesmo na legislação regida pela Anatel, a opt out é a opção de sair da lista de contatos da campanha de disparo de SMS. Mesmo que o cliente tenha dado a permissão para o envio das mensagens, é fundamental respeitar o seu direito de mudar de ideia quando quiser.

Caso contrário, a imagem e a reputação da empresa são comprometidas. Busque oferecer essa alternativa no final do SMS e não coloque obstáculos no processo. É melhor ter um destinatário a menos do que manter um consumidor insatisfeito.

3- Enviar mensagens genéricas

Conhecer profundamente seu público é um dos pontos cruciais para ter sucesso na campanha de disparo de SMS. Enviar mensagens genéricas e massificadas não desperta o interesse do consumidor, logo, não tem a mesma eficácia que uma abordagem mais personalizada.

A efetividade da campanha depende do quanto o destinatário sente que aquilo foi feito exclusivamente para ele. Portanto, levantar o perfil de comportamento do consumidor auxilia na elaboração de mensagens de texto relevantes.

Outra dica interessante é inserir o nome do cliente ou enviar mensagens em datas especiais, como o aniversário. O engajamento na relação entre cliente e empresa tende a aumentar.

4- Negligenciar os indicadores do desempenho da campanha

Toda ação de marketing pede uma análise de desempenho após sua execução. Dessa forma, é possível identificar o retorno da campanha de disparo de SMS e as mudanças que precisam ser feitas. 

Além de relatórios fornecidos por softwares, mantenha o hábito de ouvir seu cliente. É recomendado realizar pesquisas de satisfação com certa periodicidade para conhecer os resultados.

Eliminar essas práticas fatais da sua campanha de disparo de SMS fará com que cada mensagem enviada tenha um potencial ainda maior de conversão. Uma boa comunicação via SMS pode alavancar um negócio, reduzindo custos com marketing e auxiliando a construção de um relacionamento duradouro e saudável com os clientes.

Para você que tem o interesse em fazer disparos de SMS, confira a ferramenta de envio de SMS da Zenvia, o Zenvia Attraction.

disparo-sms-attraction-banner

Leia Também:

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.