Como Vender Online: Conheça Estratégias de Sucesso!

Está pensando em começar a vender online e não sabe como? Veja dicas de planejamentos e estratégias para alcançar o sucesso. Confira!

Empresas que optam por vender online aumentam a visibilidade da sua marca, que não estará mais limitada por barreiras físicas a um bairro ou cidade.

Consumidores de todo o país terão acesso a seus produtos 24 horas por dia, independentemente do tamanho do seu negócio – não é necessário ser uma multinacional para se destacar no e-commerce. Assim, sua base de clientes aumenta e os custos para a manutenção da loja física diminuem!

Dessa forma, caso você tenha se deparado recentemente com a necessidade de mudar as estratégias de vendas, ou esteja pensando em começar a se aventurar no universo promissor do e-commerce, acompanhe nosso artigo e aprenda estratégias de como vender online!

Como vender online em 6 passos

Para te ajudar a aproveitar este momento ao máximo, listamos algumas dicas de como vender na internet!

1. Saiba quem é o seu público-alvo

Para que você possa criar estratégias de captação de clientes, é importante saber quem são as pessoas que podem se interessar pelo seu produto. Uma dica aqui é montar uma buyer persona, que nada mais é do que um perfil fictício de um cliente ideal para o seu e-commerce. 

Com essa definição em mãos, você conseguirá entender quais são os melhores canais para divulgar o e-commerce e ainda estruturar formas de fazer um atendimento ao público na linguagem dele, apresentando os principais benefícios do seu produto.

2. Crie um senso de urgência

Em seus aparelhos digitais, o consumidor é bombardeado diariamente com diversas ofertas de produtos e serviços. Não deixe sua marca se perder em meio a tantas informações. Chame a atenção do cliente oferecendo promoções limitadas!

Planejando e oferecendo promoções, você cria um senso de urgência no consumidor, que tenderá a realizar a compra no momento, ao invés de postergá-la. Essas são dicas de ouro para quem vai vender online. Você pode deixar claro no seu e-commerce o tempo para o fim de uma oferta ou liberar cupons de descontos para clientes válidos por 24 horas.

3. Ofereça conteúdo de qualidade

Através de conteúdos ricos e de qualidade, a divulgação de sua marca em plataformas e redes sociais será muito mais efetiva, e, além de alcançar mais pessoas, trará mais reconhecimento e credibilidade ao seu negócio!

É importante que os seus produtos tenham descrições bem detalhadas e que as suas páginas principais do site possuam um conteúdo completo, que solucione todas as dúvidas dos seus consumidores sobre o que você está vendendo. 

4. Ofereça um bom atendimento

No ambiente online, não há atendentes para auxiliar o cliente e garantir o seu conforto. Porém, isso não significa que você não deve investir em atendimento ao cliente!

Muito pelo contrário! Plataformas como o WhatsApp Business podem ser  ferramentas de vendas online muito eficazes por permitirem que você automatize o seu atendimento, aumentando a sua disponibilidade com os seus clientes.

No entanto, vale ressaltar que apesar de o WhatsApp permitir que marcas realizem atendimentos e gerenciem o relacionamento com clientes através da plataforma, a empresa ainda não permite que ações promocionais sejam feitas via aplicativo.

Isso porque o WhatsApp busca proporcionar a melhor experiência para os usuários da rede, tendo como diferencial a ausência de anúncios, além de impossibilitar que empresas façam propagandas por mensagem sem permissão.

Mas não se preocupe! Temos um artigo completo que fala sobre tudo que pode e não pode ser feito em vendas pelo WhatsApp. Aproveite também para conhecer estratégias de WhatsApp Marketing e dominar esta plataforma!

Além disso, você também pode enviar mensagens de SMS com o status do pedido, oferecer uma canal para sanar dúvidas e divulgar ofertas e eventos. E, para facilitar a sua gestão, existem plataformas de atendimento, como o Zenvia Chat, que permite centralizar todos os seus canais de comunicação em um só lugar.

5. Planeje o pós-venda

A captação de consumidores é importante e a fidelização de clientes é ainda mais! 

Invista em um planejamento de pós-venda e ofereça uma boa experiência ao cliente não só na compra, mas em todas as etapas. Assim, você ganhará a sua fidelidade e ele pensará em sua marca quando tiver novas necessidades. 

Com as vendas online crescendo exponencialmente, devido ao distanciamento social – dados da gestão de logística Intelipost apontam um crescimento de até 128% em alguns setores –, este é um bom momento para se aventurar no meio do e-commerce. Porém, para obter êxito, é necessário muito planejamento e estratégia!

Gostou de nossas dicas para vender online, então não perca tempo e melhore ainda mais suas estratégias com nosso artigo informativo sobre o que é SAC!

Leia Também:

Escrito por

Zenvia