Como fazer WhatsApp Marketing e alavancar as vendas

WhatsApp Marketing é uma estratégia para alavancar vendas, estreitar o relacionamento com o clientes e fechar negócios. Aposte neste app!

Você já conhece a força do WhatsApp Marketing? Continue lendo e saiba como fazer dessa ferramenta, um diferencial para a sua empresa!

O que é o WhatsApp Marketing?

O marketing do WhatsApp é um tipo de marketing de mensagens, que serve para promover uma marca através do WhatsApp. Esse canal ajuda as marcas a atingir um público enorme (o WhatsApp é a rede social #1 no mundo) e estabelecer relações sólidas com os clientes para gerar vendas.

Como fazer uma estratégia de marketing pelo WhatsApp?

Todos os dias surgem novos canais para se comunicar com os clientes, trabalhar em uma estratégia de marketing digital que inclua o WhatsApp é essencial para manter um contato personalizado com eles.

É importante integra-lo organicamente dentro do plano de marketing; ou seja, não basta colocar um botão do WhatsApp em seu site, mas sim deve-se pensar em como o WhatsApp pode contribuir para vender melhor seus produtos.

Por exemplo: digamos que você tenha uma loja de tênis. O WhatsApp vai ajudá-lo a impulsionar um canal de comunicação um-a-um, onde você pode entender em detalhe as necessidades de seu cliente e oferecer-lhe modelos disponíveis em seu tamanho.

Você também pode mostrar cores e designs que lhe interessam, através de imagens e vídeos que o encorajam a fazer a conversão acontecer.

Alguns benefícios que você pode obter aplicando uma estratégia de marketing do WhatsApp:

  • Aumento no volume de vendas
  • Eficiência do fluxo de trabalho
  • Melhora a experiência do cliente
  • Impulsiona o desenvolvimento de seus outros canais de marketing
  • Gera uma porcentagem maior de retenção e engajamento
  • Você ganha um canal estratégico e valioso de distribuição de conteúdo

Como você pode ver, existem várias vantagens que você recebe implementando o WhatsApp como uma ferramenta de vendas.

Cada canal deve ter sua própria estratégia de marketing e, por sua vez, estes devem ser capazes de se articular com o resto. É por isso que é importante que você pense cuidadosamente qual será o que você vai aplicar para este canal em particular com suas características distintivas.

Possibilidades do WhatsApp Marketing

Uma observação importante sobre o WhatsApp Marketing é que a empresa deve possuir disponibilidade para responder aos clientes. Caso contrário, a estratégia acaba ficando sem efeito e deixa de gerar resultados significativos.

Veja abaixo algumas ações práticas e acessíveis, que podem ser executadas por qualquer perfil empreendedor.

  • Relacionamento com clientes e leads em tempo real

Essa é a principal funcionalidade do WhatsApp, para atendimento personalizado e exclusivo, solucionar dúvidas ou gerir situações negativas.

  • Envio de descontos, ofertas e promoções

Essa ação só deve ser feita com a anuência do cliente e um cuidado especial para não parecer invasivo.

  • Divulgação de conteúdo de valor

Dicas rápidas, estudos e tendências são assuntos que criam empatia e geram autoridade. Além disso, podem aumentar o tráfego do site e gerar conversões, se divulgadas a partir de um link.

  • Divulgação de conteúdo viral

Um conteúdo criativo pode impactar e se espalhar pelo WhatsApp, aumentando o alcance da marca.

  • Impulsionamento de vendas

Promoções, novos produtos e serviços e datas especiais podem gerar vendas, mas demandam cautela com o exagero.

  • Listas de transmissão

As linhas de transmissão permitem entregar a mensagem a mais de um cliente de uma só vez. Aqui também vale o bom senso e o correto gerenciamento da lista de clientes.

  • Humanização da marca

A empresa, no WhatsApp, é representada pela imagem, estilo e comunicação, ou seja, deve possuir personalidade, como um ser humano.

  • Pesquisas de satisfação

Pesquisas medem a satisfação do cliente e podem ser feitas rapidamente pelo WhatsApp.

  • Campanhas relâmpago

O recurso de compartilhamento de status permite gerar mais engajamento com campanhas válidas por 24 horas.

Passos para a campanha de marketing pelo WhatsApp

Os especialistas listam algumas etapas para fazer WhatsApp marketing numa empresa:

1. Prepare uma lista com seu público:

É muito importante que seja segmentado, ou seja, dividido nos diferentes tipos de clientes ou consumidores que você deseja atingir. Desta forma, você poderá focar as mensagens e ter uma melhor chance de obter uma resposta comercial.

2. Defina a sua mensagem:

Depois de preparar sua lista (que deve ser atualizada continuamente), você deve trabalhar na mensagem: o que você quer comunicar ao seu público? Como você vai convencê-los do que você quer e como vai para atingir a meta que você definiu?

3. Use áudio, vídeo ou imagem:

O WhatsApp é fácil de usar. Você pode enviar mensagens selecionando fotos, vídeos e áudios, o que amplia as possibilidades de comunicação. Você terá mais sucesso e os destinatários poderão encaminhá-lo para seus contatos.

4. Se diferencie da concorrência: 

Tente imaginar algo novo em sua mensagem e agregar valor aos seus contatos. Isso fará com que o destinatário da sua comunicação a passe para seus seguidores, e eles para os deles, e assim você pode alcançar milhares de pessoas.

5. Automatize o envio de mensagens:

A forma de envio deve ser feita de acordo com o número de destinatários, por isso, a melhor opção para grandes disparos é a automatização deste processo. 

Poucos envios: você pode fazer do seu smartphone, mensagem por mensagem, até clicar em “enviar” para o último contato. É uma opção mais trabalhosa e artesanal.

Centenas de envios: para esta opção, é aconselhável utilizar plataformas específicas para este fim, que sejam autorizadas pelo WhatsApp, como o Zenvia Attraction, solução de campanhas de marketing da Zenvia.

O que evitar no WhatsApp Marketing

Essa estratégia pode alavancar vendas, estreitar o relacionamento com o cliente e, até mesmo, fechar negócios. Porém, apesar do imenso potencial de alcance do WhatsApp Marketing, ele possui um manual de ética a ser seguido.

A mesma facilidade que incentiva ações assertivas pode permitir os deslizes e erros. Portanto, deve-se evitar:

  • Lotar a caixa de mensagens do cliente;
  • Enviar mensagens sem autorização;
  • Enviar mensagens em horários inadequados;
  • Enviar conteúdo muito pesado para carregamento;
  • Praticar ações publicitárias;
  • Solicitar ou divulgar informações de pagamento.

Faça marketing no WhatsApp através da ferramenta Zenvia Attraction

Comece hoje mesmo a obter resultados consistentes através do WhatsApp Marketing, conheça o Zenvia Attraction!

O Zenvia Attraction é uma plataforma que contém vários canais interconectados. Nela, é possível criar e gerenciar suas campanhas de marketing, seus contatos e automatizar o envio de mensagens em diversos canais, como, WhatsApp, SMS, RCS e em breve E-mail, de forma fácil e rápida.

A plataforma possibilita a criação de diversas campanhas, tanto por datas comemorativas como para casos específicos de engajamento com clientes. Suas principais funcionalidades são:

  • Régua de comunicação automatizada: Ative suas réguas de comunicação em poucos minutos;
  • Segmentação de contatos: Crie listas personalizadas de acordo com os campos importados (campanhas por estado, cidade, região, sexto e etc..);
  • Templates pré-prontos: Crie templates de mensagens e reutilize em diferentes campanhas;
  • Dashboard e relatórios: Acompanhe facilmente os resultados de suas campanhas;
  • Integração via API com CRM e outros softwares: Integre seu CRM com o Zenvia Attraction para criar comunicações em tempo real.

 

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 6 anos na área. Atualmente, analista de inbound marketing na ZENVIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.