Segmentação de clientes: o que é, benefícios e como fazer

A segmentação de clientes é uma importante ferramenta para ter estratégias de marketing mais direcionadas e efetivas. Saiba como aplicá-la.

segmentação de clientes é essencial para alcançar um nicho específico de público. Isso ajuda a alcançar as pessoas com quem a marca realmente quer conversar, aumentando as chances de encontrar leads qualificados e gerar mais vendas.

O que é segmentação de clientes

O conceito de segmentação de clientes é definido como uma divisão de pessoas com características similares. Como segmentação, entendemos que é necessário traçar um perfil do consumidor para conseguir encontrá-lo e se relacionar com ele.

A importância de fazê-la

É importante que as empresas tenham uma segmentação de clientes bem definida. Afinal, é a partir dela que é possível ter um norte na hora de encontrar clientes em potencial e, assim, conseguir encontrar a persona para o negócio.

Essa definição ainda permite que os profissionais de marketing ajustem, de maneira mais assertiva, seus esforços para diferentes subconjuntos de público-alvo. Esses esforços podem estar relacionados à definição de uma campanha de comunicação ou mesmo à criação de novos produtos e serviços. Além disso, podemos encontrar outros benefícios, como:

  • Criar uma estratégia de comunicação direcionada;
  • Identificar o melhor canal de comunicação entre marca e consumidor, como e-mail, chatbotSMS, redes sociais, etc.;
  • Encontrar maneiras de melhorar produtos e serviços;
  • Melhorar o relacionamento com o cliente;
  • Concentrar esforços nas pessoas certas;
  • Aprimorar as estratégias de atendimento.

Tipos de segmentação

Há inúmeras possibilidades e tipos de segmentação de clientes, a definição de quais dados usar varia de acordo com a estratégia de casa empresa.

Uma empresa B2B (business-to-business), por exemplo, pode levar em conta informações como:

  • Segmento da empresa;
  • Número de funcionários;
  • Produtos adquiridos pela empresa;
  • Localização.

Já as empresas B2C (business-to-consumer), geralmente, segmentam os clientes de acordo com dados demográficos, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Localização;
  • Classe social;
  • Interesses (moda, economia, educação, marketing, etc.).

Os dados acima são os mais comuns. Há, no entanto, um vasto campo a ser explorado. Ao longo do tempo, as empresas podem identificar oportunidades e fazer segmentações ainda mais estreitas.

4 exemplos para segmentação de clientes

  1. Geográfica: esse tipo de segmentação é muito comum em empresas B2B, que podem ter uma limitação em relação à localização de seus clientes, por exemplo, ou uma empresa B2C, que pode desenvolver um produto específico para pessoas de uma determinada região.
  2. Demográfica: informações mais específicas como idade, gênero, ocupação e classe social ajudam a definir clientes em potencial para diferentes empresas. Uma empresa de cosméticos femininos, por exemplo, pode criar ações específicas para mulheres casadas, com idade entre 25 e 35 anos e de classe B.
  3. Comportamental: esse tipo de segmentação pode auxiliar com maior precisão as estratégias de automação de marketing. Geralmente, se usa dados analíticos e alguns parâmetros de compra, como pessoas que procuram por determinado produto com certa frequência.
  4. Psicográfica: leva em conta o estilo de vida, os valores e os aspectos da personalidade. Geralmente, as empresas procuram por pessoas que tenham os mesmos interesses, como companhias do ramo esportivo procuram por pessoas que praticam esportes diariamente.

Como fazê-la

Para fazer uma segmentação adequada, a empresa precisa reunir informações específicas sobre seus clientes e identificar padrões. Parte dessas informações pode ser adquirida por meio de pesquisas e também pela base de dados de um determinado site.

É importante que, constantemente, as empresas encontrem e gerenciem os dados dos seus consumidores, identificando oportunidades e mudanças de comportamento. Assim, é possível identificar oportunidades e desenvolver estratégias de vendas cada vez mais eficientes.

Agora que você já sabe o que é e como fazer segmentação de clientes, é importante considerar a automação de marketing para reduzir os esforços e aumentar as chances de resultados das ações de marketing. Quer saber como? Leia nosso outro post!

Escrito por

Zenvia