blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile

Cobrança digital: otimize a cobrança com canais digitais

A gestão de empresas vive uma época sem precedentes. Hoje, mais do que nunca, é possível otimizar diversas atividades. Dessa forma tanto os gestores quanto a equipe podem passar a se dedicar mais às estratégias, gastando menos tempo resolvendo problemas operacionais. Nada mal, não é mesmo?

Além disso, as soluções de automação trazem mais efetividade, reduzindo a quantidade de retrabalho e possibilitando o uso de métricas. É o que está acontecendo atualmente com as cobranças.

Você já ouviu falar em cobrança digital? Sabia que ela pode trazer excelentes resultados para a sua empresa? Então, continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

O que é cobrança digital?

A cobrança digital consiste em usar novos meios para enviar faturas e boletos de cobrança. Para isso, as empresas aproveitam os canais e dispositivos digitais, especialmente os celulares. Afinal, eles já são usados por mais de 168 milhões de brasileiros.

Quais são as vantagens desse tipo de cobrança?

A cobrança digital traz resultados bastante concretos e específicos para as empresas que a utilizam. Alguns dos principais benefícios percebidos são:

Redução da inadimplência

O que você checa com mais frequência: a sua caixa de correio ou o seu celular? Provavelmente, a segunda opção, certo? Com o seu cliente, não é diferente.

Com a evolução da tecnologia, a mala direta se tornou distante e impessoal. O contato no ambiente de trabalho do cliente também não é bem-vindo, já que as pessoas preferem manter a discrição em relação às dívidas.

Na tradicional mala direta, a resposta positiva no primeiro contato com o cliente não chega a 10%. Já na cobrança de SMS, por outro lado, esse índice é de 30%. Sem falar que o SMS permite operar um número maior de cobranças em um só dia.

Diminuição dos atrasos nos pagamentos

Além de permitir um contato direto com clientes inadimplentes, a cobrança digital possibilita que a empresa envie lembretes automáticos de pagamento. Dessa maneira, as probabilidades de esquecimento e atraso diminuem muito.

Isso não quer dizer que o SMS deve ser o único canal de contato. Pelo contrário, o ideal é ser multicanal para poder falar com o cliente onde quer que ele esteja. De qualquer forma, ter um meio de acesso tão rápido e próximo do consumidor faz toda a diferença.

Automatização do processo de cobrança

Um dos grandes benefícios da cobrança digital é que ela conta com ferramentas modernas de automação. Essas plataformas permitem automatizar o processo de cobrança, programando o envio de mensagens, faturas e boletos.

Com isso, há uma grande redução do tempo e da mão de obra necessários para efetivar as cobranças. Empresas de todos os tamanhos já optam por automatizar os pagamentos, realocando o trabalho das centrais de atendimento. Por serem mais caras, as equipes de SAC passam a cuidar de tarefas mais complexas, como ligações de novos clientes em potencial.

Redução dos custos de logística

Todo gestor sabe que as cobranças por telefone custam caro para a empresa. Além da ligação, existe a necessidade de pagar o funcionário que faz a ligação. Em contrapartida, o SMS proporciona o mesmo acesso direto ao cliente por um preço muito mais baixo. Enquanto um contato telefônico breve pode custar R$ 2,00 (sem considerar a hora do colaborador), o SMS tem um custo aproximado de R$ 0,10.

Outro ponto fundamental é a redução de custos com Correios, papel e impressões. Ao trabalhar com a cobrança digital essas despesas podem ser reduzidas ou, até mesmo, eliminadas, já que tudo é feito de forma eletrônica.

Agilidade na cobrança (e no pagamento)

Dados da Audac mostram que os clientes são muito mais propensos a pagar quando o contato é feito mais cedo. Nos primeiros 30 dias de vencimento os acordos chegam a 85%. Contudo, esse percentual cai para 15% após 60 dias.

Por isso, as empresas que chegam antes até o consumidor têm muito mais chances de efetuar a cobrança com sucesso. Nesse ponto a cobrança digital é imbatível. O SMS, por exemplo, é uma mensagem instantânea. Ou seja, funciona como a forma mais rápida de notificar uma cobrança.

Somado a isso ainda está à ausência de barreiras de acesso. Quanto maior é a frequência e a facilidade que o cliente tem para acessar um canal, mais ágil ele se torna.

Quais canais podem ser utilizados?

Como mencionamos, as empresas podem utilizar diversos canais de forma a maximizar as chances de pagamento. Existem organizações que mesclam o uso de carta, SMS, e-mail e até redes sociais.

Entretanto, o SMS tem sido a alternativa de cobrança digital que mais cresce. Afinal, ele apresenta custos extremamente baixos e alta possibilidade de automação. Além, é claro, do ponto mais importante: uma alta taxa de sucesso ao cobrar os clientes.

Fora isso, o SMS também tem a seu favor a praticidade. Como não é necessário instalar qualquer aplicativo ou software, muitas empresas optam por utilizá-lo.

Como a cobrança por SMS é feita?

A cobrança pode ser realizada com um alerta de comparecimento ao estabelecimento para negociação da dívida, o envio do código de barras ou o link para acessar a segunda via do boleto.

E você, está pronto para implementar a cobrança digital?

Não há dúvidas de que a cobrança digital é muito benéfica para as mais diversas organizações. Ela serve tanto para aumentar a taxa de pagamentos realizados, como para reduzir custos relacionados à logística das cobranças.

Caso você tenha interesse em adotar essa alternativa, basta entrar em contato com a Zenvia.

Gostou deste conteúdo sobre cobrança digital? Então, aproveite para ler o post SMS para cobranças: recurso eficaz e de baixo custo para a área financeira!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action