Mensagem de cobrança: como utilizá-la para diminuir a inadimplência de clientes

Saiba como enviar mensagem de cobrança para clientes antes, durante e após o vencimento da conta com exemplos e utilizando o SMS como aliado!

A mensagem de cobrança é disparada quando existem pendências de pagamento de clientes ou parceiros. É válido ressaltar que, esses envios de SMS são feitos como forma de lembrete, seja antes ou depois do vencimento.

Considerada uma maneira eficaz para reduzir gastos operacionais e otimizar o tempo das equipes financeiras, o SMS pode ser a opção ideal para informar o débito e realizar cobranças assertivas com os clientes inadimplentes. 

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio, o número de consumidores inadimplentes no Brasil aumentou durante a pandemia do coronavírus, sendo que em janeiro, 66,1% das famílias que ganhavam menos de dez salários mínimos estavam endividadas e em julho esse número subiu para 69%. 

O uso de dispositivos móveis é estratégico pela efetividade e baixo custo, os aplicativos móveis e as mensagens via SMS são extremamente atraentes para agilizar o trabalho de empresas que atuam na cobrança de clientes inadimplentes.

Continue conosco e entenda as causas da inadimplência e como evitá-la. Veja também formas de cobrar cada tipo de pessoa com exemplos de mensagem de cobrança para clientes antes, durante e após o vencimento da conta. 

Por que há inadimplência? 

O SPC realizou um levantamento no início de 2016 e identificou que houve uma alta no número de brasileiros inadimplentes. De acordo com o estudo, em janeiro a região que registrou mais dívidas em atraso foi o Nordeste, com um aumento de 6,86%. Logo em seguida aparecem Sul (4,77%), Centro-Oeste (4,59%) e Norte (3,71%).

O ano de 2020 tem sido atípico: o número de famílias que alegam não ter condições de pagar as contas em atraso é de 12%, valor maior que o dos últimos 10 anos, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio

Isso pode ser explicado por boa parte da população ainda estar enfrentando drásticas reduções de renda devido à pandemia do coronavírus. A crise pegou muitos desprevenidos deixando-os desamparados para pagar as contas, o que levou ao aumento do endividamento e também da inadimplência. 

Como evitar a inadimplência? Envie mensagem de cobrança!

Uma coisa é certa: ninguém gosta de encontrar-se em situação de inadimplência. Sendo assim, é importante que a empresa esteja em constante contato com o cliente para alertá-lo de suas contas a vencer, ajudando-o, assim, a se organizar financeiramente e evitar a dívida. 

Para fazer esse contato de forma a não ser incisivo, algumas ferramentas de lembrete de vencimento para cliente podem ser de grande apoio.

1. SMS 

O SMS oferece soluções para substituir ligações, garantindo uma redução nos gastos, além de possibilitar assertividade e instantaneidade no processo de cobrança.

Segundo o Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc), o contato por SMS garante uma taxa de retorno 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas em comparação com outros canais, como e-mail e telefone. 

Com o envio de mensagem de cobrança para clientes SMS, a empresa envia um comunicado sobre a dívida por mensagem. O cliente pode responder ao contato e até receber o código de barras, de forma segura, para saldar o débito. 

Dessa forma, é possível estabelecer um contato direto, garantindo que o cliente fique menos constrangido durante a cobrança. 

2. Voz 

Outra estratégia é trocar o envio de mensagens escritas pelo torpedo de voz. Assim a cobrança será ainda mais humanizada e personalizada, o que pode auxiliar a diminuir os níveis de inadimplência.

Por meio de uma ferramenta de voz é possível automatizar o envio de lembretes antes do vencimento de faturas e mensagens automáticas de cobrança para clientes em dívidas. Assim, a empresa otimiza o tempo da equipe de atendimento. 

Quando é necessário enviar uma notificação de cobrança ao cliente?

Antes de tudo, é importante ter em mente que a cobrança não deve ser vista de forma negativa, pois ela nada mais é do que uma maneira de lembrar o cliente de efetuar o pagamento de uma fatura. 

Enviar mensagem de notificação de cobrança ao cliente evita inadimplência, mantém o bom relacionamento com seus consumidores, controla o financeiro da empresa, ajuda a ter os pagamentos em dia, enfim. 

Dito isso, você pode enviar mensagens antes, durante e depois do período de vencimento da fatura de seus clientes. Tudo vai depender da estratégia de comunicação que você gostaria de ter na sua empresa e também de como os seus consumidores se comportam.

Pode ser que seja necessário enviar mensagem de negociação quando já se passaram muitos dias do prazo final, de verificação de pagamento ou quando existe a possibilidade de o serviço ser suspenso por falta de prestação de contas de uma mensalidade, por exemplo.

Como fazer na prática mensagem de cobrança? 3 exemplos mais comuns

Cobrar dívidas e lembrar pagamentos pode ser muito delicado e exigir muitos esforços da equipe de atendimento. Inclusive, lembre-se de sempre seguir o Código de Defesa do Consumidor, para não gerar problemas ou situações constrangedoras.

Com as ferramentas de automatização de canais para comunicação citadas anteriormente, os esforços podem ser reduzidos drasticamente, liberando os colaboradores para focar mais na atividade essencial de atendimento ao cliente

Confira agora algumas dicas de estratégia e exemplos de frases para cobrar seu cliente para tornar a cobrança mais natural e humanizada. 

Antes do vencimento da fatura 

Nessa fase inicial a ideia ainda não é cobrar expressamente o cliente, mas apenas lembrá-lo de que ele possui uma despesa que precisa ser paga e dar opções para que ele possa fazê-lo. 

Uma boa estratégia é oferecer descontos para quem quitar a fatura antes do vencimento, incentivando a não deixar o pagamento para o último momento ou dar dicas de como evitar porcentagens de juros. 

Confira dois exemplos: 

  • Banco: “Bom dia, Paulo. Não se esqueça: sua fatura já está disponível para pagamento. Pague também pela Internet com o código: 1234567891011121314151.”
  • Empresa: “Prezado Sr.(a) Cliente, faltam 3 dias para o vencimento da sua fatura no valor de R$470,00. Efetue o pagamento em dia e garanta 7% de desconto no valor!

Durante o vencimento 

No dia do vencimento o tom ainda não deve ser de cobrança, mas de lembrete enfático. Uma dica é oferecer opções de pagamento rápidas e fáceis para que o cliente possa pagar no momento em que receber a mensagem e não deixar para depois. 

Confira um exemplo:

  • Empresa: “Carlos, sua fatura no valor de R$100,00 vence hoje! Pague agora mesmo clicando no link.”

Após o vencimento 

Após o vencimento não há como fugir de uma cobrança mais enfática. Note que, no entanto, a cobrança não deve tomar forma de ameaça. Ela deve, pelo contrário, demonstrar que a empresa está disposta a auxiliá-lo, facilitando a regularização de sua situação. 

Confira dois exemplos de modelo de mensagem de cobrança

  • Operadora de telefonia: “Juliana, não identificamos o pagamento da fatura com vencimento em 15/2. Para regularizar, entre em contato pelo telefone (11) 1111-2222.”
  • Loja de departamento: “Sueli, suas dívidas podem ser negociadas em uma de nossas lojas. Procure-nos e confira as facilidades para sua regularização.”

Esses são os três principais momentos em que é necessário ocorrer a mensagem de cobrança. Uma dica é criar uma régua de cobrança espaçada para enviar SMS de maneira espaçada. Assim, se envia lembretes preventivos e reativos após a não identificação de pagamento.

Automatize a mensagem de cobrança na sua empresa!

Para garantir mais eficiência e resultados para o seu negócio, conte com uma ferramenta que te ajuda a escalar o envio de mensagens e a fortalecer a comunicação com seus clientes. Por isso, utilize ZENVIA API’s para fazer envios de SMS automáticos e aumentar o engajamento das pessoas com a sua empresa!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia