Marketing de conversação: como construir novas experiências com clientes

Descubra como o marketing de conversação pode melhorar a comunicação com seus clientes, identificar leads qualificados e fortalecer suas vendas. Saiba mais.

O marketing de conversação, ou marketing conversacional, é capaz de transformar usuários em leads qualificados e dar ainda mais efetividade ao processo de venda. A utilização estratégica dele pode atrair ótimos resultados aos seus negócios, mas para isso acontecer, é necessário criar novas experiências com os seus clientes, principalmente na questão de comunicação. Quer saber como fazer isso? Acompanhe no blog da Zenvia.

O método de utilizar o marketing de conversação torna mais fácil a aproximação da marca com o cliente. Mais do que isso, ele faz com que seja mais eficiente o conhecimento da empresa em relação ao próprio consumidor. Entender o que de fato o usuário busca é primordial para construir uma melhor relação com ele.

O que é o Marketing de Conversação e sua Importância?

Para começar a entender melhor como construir novas experiências com o cliente por meio do marketing de conversação, vamos explicar um pouco melhor o que significa esse método.

Não é novidade para ninguém que o consumidor passou a ter outro tipo de perfil com o crescimento da internet. Ele passou a ser mais exigente em alguns pontos, principalmente na questão da facilidade de achar o que quer. De uma forma mais resumida, os detalhes fazem toda a diferença no momento do usuário realizar alguma compra.

Sendo assim, o marketing de conversação é utilizado por empresas que querem estabelecer uma experiência humana e estratégica com o usuário sem pesar no orçamento. Esse método é utilizado para que os atendentes virtuais possam atender o cliente quando ele quiser e precisar.

Para contribuir com esse método, surgem os bots. Um chatbot é um que tem como função atender o consumidor quando ele quiser e precisar.

Por que Utilizar o Marketing de Conversação em seu Negócio?

Alguns benefícios deste método podem explicar por si só como desenvolver uma relação marca/cliente bem mais próxima e eficiente. São eles:

  • Identificação de leads qualificados;
  • Manter um atendimento personalizado;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Facilidade na divulgação de ofertas e promoções;
  • Fortalece o trabalho da equipe de vendas.

Entenda de uma maneira mais detalhada cada uma dessas questões e saiba o motivo do marketing de conversação ser uma posição bem estratégica dentro do seu negócio.

Identificação de leads qualificados

Esse talvez seja o ponto mais importante quando o assunto é relação com o consumidor. O marketing de conversação é capaz de identificar leads qualificados, ou seja, aqueles consumidores que possuem o interesse de concretizar alguma compra.

A importância de captar os clientes em potencial é que, a partir de informações referentes ao histórico de compra, a marca pode traçar estratégias para tornar as vendas ainda mais eficientes. Esse é o momento ideal de concentrar as forças e saber exatamente o que o cliente quer e precisa.

Comunicação Personalizada para Clientes

Personalizar a comunicação faz com que o cliente se sinta muito mais à vontade para prosseguir com uma compra. Por meio do marketing de conversação, é possível identificar os mais novos usuários na página do site e promover um contato para sanar dúvidas e oferecer exatamente o que eles estão procurando.

Melhorar a comunicação é uma das melhores formas de aproximar o cliente da marca. Com esse tipo de marketing e com a ajuda dos chatbots, é possível contato com os usuários 24 horas por dia. Com os bots, resolver problemas pontuais e possíveis dúvidas se torna algo rápido, simples e que agrada muito o consumidor.

Pesquisas de Satisfação em Tempo Real

Um cliente satisfeito compra duas vezes mais em empresas com boas respostas na pesquisa NPS. Os bots trabalham não somente antes e durante as vendas, mas também após a experiência. Por meio de uma pesquisa NPS, é possível identificar se o cliente está ou não satisfeito com o contato e o serviço prestados pela marca.

Essa é uma excelente maneira de mostrar que a sua empresa realmente se preocupa com o cliente. Ter um feedback da experiência dos usuários é importantíssimo para traçar novas estratégias ou fortalecer as já existentes.

Divulgação de Ofertas e Promoções de Forma Eficiente

A estratégia do marketing de conversação neste quesito é possuir um atendente virtual que promova os produtos e os serviços da sua marca 24 horas por dia. O bot procura impactar o cliente no momento certo com aquilo que possa ser do interesse dele. Essa se torna uma maneira de personalizar o contato com o consumidor e ainda favorecer o número de venda.

Fortalecimento do Trabalho da Equipe de Vendas

Assim que o método do marketing de conversação identificar os clientes em potencial, ou seja, os leads qualificados, a equipe de vendas pode concentrar todos os esforços em oferecer exatamente aquilo que o cliente está buscando. Dessa maneira, uma estratégia será traçada de uma forma bem mais eficiente, podendo oferecer uma conversão de venda ainda maior.

Os leads qualificados podem ser destinados a um representante de vendas, o qual poderá se preparar ainda melhor para realizar uma comunicação mais focado e eficiente, graças ao acesso às informações prestadas pelo próprio cliente.

Estratégias para Melhorar a Experiência do Cliente com o Marketing de Conversação

Adotar o marketing de conversação é um passo gigantesco para melhorar a experiência do cliente com o seu negócio. Inclusive, 87% das pessoas que tiveram algum contato com um bot classificaram a ação como boa e ótima. A grande maioria prefere uma comunicação mais personalizado.

Identificar a necessidade de cada público específico é uma estratégia inteligente e necessária. O marketing de conversação desempenha exatamente essa função e fortalece muito a relação com o cliente, o que faz com que a credibilidade e a autoridade da sua marca cresçam de forma considerável.

Navegue em nosso blog para saber mais sobre marketing de conversação, chatbot, entre outras coisas que podem potencializar a experiência do cliente com a sua marca.

Leia Também:

Zenvia API's

Escrito por

Zenvia