Como a Melhoria de Processos (BPI) pode ajudar a gerar leads

Business Process Improvement ou Melhoria de Processos auxilia nos bons resultados da empresa. Confira como usá-la para gerar leads!

Gerar mais leads para os negócios é um objetivo que toda empresa tem. Sempre que necessário o time de marketing analisa as métricas da sua estratégia e levanta pontos em que são necessárias alterações que permitam gerar mais leads para a empresa.

Para os negócios essa tarefa nem sempre é fácil. Hoje é necessário uma boa estratégia de marketing para que os resultados sejam bons.

A Melhoria de Processos (Business Process Improvement – BPI) pode ajudar nesse processo de geração de leads. Isso não apenas para uma boa campanha de marketing, mas também para saber se o processo interno e pelo qual o usuário está passando até se tornar lead está satisfatório.

Quando falamos sobre aumentar os leads, precisamos pensar em como vamos fazer isso e em como oferecer o melhor valor na experiência do possível cliente. Para isso, precisamos estudar o que precisa ser feito internamente até chegar ao público. Para saber mais sobre o assunto continue lendo este artigo!

O que é Melhoria de Processos (BPI)

A Melhoria de Processos (Business Process Improvement – BPI) é um método usado nas empresas para incrementar melhorias nos processos da empresa.

Na prática, tem como objetivo melhorar os processos para que a organização possa atender seus objetivos e metas, tanto em fluxos como para a visão do público.

Esse processo de melhoria envolve analisar cada parte dos processos atuais e localizar pontos que precisam de alterações ou melhorias. Com isso, montar uma estratégia interna para oferecer valor ao público e gerar mais leads se torna mais simples e dinâmico.

Vale ressaltar que o BPI não é uma automação de processos. Eles até podem coexistir, mas um não depende do outro. É muito importante que uma organização faça o BPI internamente, pois conseguirá identificar os espaços em branco, o que precisa ser alterado, o que está faltando ou o que precisa ser removido para melhorar os procedimentos e fluxos.

Como BPI impacta na geração de leads

Mas como o BPI pode influenciar na estratégia de gerar mais leads para a empresa? Como mencionamos, a Melhoria de Processos tem como objetivo identificar os erros em um processo e alterar o que for necessário.

Quando mencionamos geração de leads precisamos ter em mente que para consegui-los é preciso oferecer soluções para seus problemas e mostrar para o público que a marca é a melhor opção no momento da compra.

Pode acontecer que neste processo haja alguma desalinhamento, resultando em gargalos no direcionamento do lead. Com o BPI, é possível identificar por que a estratégia não está trazendo resultados e ajustar esses pontos.

O processo de gerar mais leads não consiste apenas em quando uma estratégia está em execução. Diz respeito também ao quê dentro da empresa está atraindo o possível cliente, o que ele acha do seu produto/serviço, a opinião sobre a sua marca e o conteúdo que está sendo oferecido.

Quando a empresa analisa cada ponto, ela consegue identificar os erros e as divergências, mesmo que pareçam pequenas. É muito importante saber se a sua estratégia de marketing está falando a mesma língua que o seu público.

Por exemplo, se seu negócio está relacionado a clínicas odontológicas e seus conteúdos são sobre preço de aparelho transparente, mas o seu público está interessado em outro procedimento, é sinal de que o ajuste nas pautas é necessário.

Não saber a necessidade do público pode fazer com que a sua estratégia não tenha sucesso e que o dinheiro destinado para a campanha não seja bem aproveitado para a geração de leads.

Assim, o BPI pode identificar que o interesse do público é outro. No exemplo dado anteriormente, ele pode estar relacionado a valor de clareamento a laser e ser corrigido em tempo hábil para o ajuste da estratégia.

Ou seja, a melhoria é responsável por analisar e se necessário alterar todo o processo que está sendo executado na produção de conteúdos. 

Como o BPI pode impactar na satisfação dos clientes

Na Melhoria de Processos também é possível identificar se os materiais e serviços oferecidos estão satisfazendo os seus clientes, pois a opinião do consumidor impacta na geração de leads.

Hoje em dia, é comum que as pessoas procurem informações ou opiniões sobre as marcas na internet e é preciso identificar o que elas encontrarão.

Caso as pessoas não estejam satisfeitas com o que a marca está oferecendo, o mais provável é que elas recorram diretamente às redes sociais para demonstrar sua insatisfação.

Por isso é muito importante na hora de fazer a Melhoria de Processos analisar a qualidade dos produtos/serviços e, se necessário, mudar de fornecedor.

Benefícios de aplicar a Melhoria de Processos

Além de ajudar na geração de leads, o BPI também traz outros benefícios para a empresa, como redução de custos, otimização de tempo e aumento de resultados. Entenda como a seguir.

Redução de custos

Além de gerar leads, é muito importante saber quanto a empresa está gastando na sua captação.

A Melhoria de Processos vai mostrar para a liderança o quanto ela está investindo (salário do colaborador, estratégia de marketing, material etc.), quantos leads estão sendo gerados e o quanto desses leads estão sendo convertidos em compradores.

Se o valor investindo for mais alto que o lucro, é o momento de rever como está funcionando esse processo e onde está ocorrendo essas falhas.

Otimização de tempo

Como falamos antes, a opinião do consumidor impacta muito na captação de novos leads, pois eles vão procurar opiniões sobre a sua marca.

A otimização de tempo pode beneficiar muito a marca, pois ninguém gosta de ficar esperando por muito tempo para ser atendido, não importa o lugar.

Por exemplo, se um paciente liga em um consultório odontológico para pedir informações sobre extração de dente, é preciso que esse atendimento seja ágil e esclareça as dúvidas, ou direcione para uma consulta mais completa para que o possível cliente não fique insatisfeito ou reclame nas redes sociais.

Vale destacar que a Melhoria de Processos vai identificar o tempo que é gasto nesse  processo de atendimento também levantando possíveis soluções para melhorar o tempo de espera e otimizar formas de explicar sobre procedimentos como valor de implante de dente.

Aumento de resultados

O aumento de resultados está ligado à otimização de um processo que pode deixar de ser operacional e se tornar mais estratégico. Quando um processo é melhorado ele tende a ser mais eficaz, atrair mais clientes e trazer melhores resultados.

A Melhoria de Processos, ou Business Process Improvement (BPI), é uma opção que deve ser considerada por empresas de qualquer porte ou segmento. Dessa maneira, é possível corrigir falhas, mitigar gargalos e melhorar resultados.

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais para quem mais pessoas compreendam como fazer Melhoria de Processos.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal

Leia Também:

Escrito por

Zenvia