Experiência do cliente: saiba como elaborar uma boa estratégia!

Apostar na Experiência do Cliente é fundamental para o bom desempenho do negócio. Saiba como elaborar estratégias para melhorá-la!

A experiência do cliente é resultante da interação ocorrida entre este e a empresa não só na venda, mas em todos os momentos. 

Uma experiência ruim marca o cliente a ponto de ele não querer voltar a fazer negócios na mesma empresa. Por outro lado, uma boa experiência garante a satisfação e fidelização de clientes, o que os incentiva a voltar e até divulgar a organização para seus colegas. 

Sendo assim, conheça mais sobre a importância da experiência do consumidor e métodos de aprimorá-la! 

Importância da experiência do cliente

A experiência do cliente, também aplicada em estratégias de customer experience, pode ser um grande diferencial para marcas inseridas em um meio competitivo. 

Com tantas opções de produtos e serviços similares na mesma faixa de preço, o consumidor valoriza os pequenos detalhes que tornam sua jornada de compra mais agradável. Neste ponto, as organizações que valorizam a satisfação do cliente ganham destaque. 

Clientes satisfeitos tornam-se fiéis, portanto, voltam a fazer negócio com a organização quando têm necessidade. São também um instrumento de divulgação da marca por serem seus promotores. 

Como aprimorar a experiência do cliente

Confira algumas dicas para manter uma boa gestão da experiência do cliente!

Bom atendimento em todas as etapas do funil

Garantir um bom atendimento em todas as etapas do funil é fundamental para garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

Na pré-venda, por exemplo, é possível oferecer conteúdos informativos ao cliente, que irão ajudá-lo a entender e solucionar sua necessidade. Já na venda é preciso guiá-lo de maneira empática e respeitar o seu tempo de decisão. Por fim, no pós-venda, é necessário estar presente caso ele tenha dúvidas ou precise de suporte. 

Use a tecnologia

A tecnologia pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar a experiência de compra do cliente. 

Ela pode ser útil em diversas áreas. Entre elas: 

  • alcance: API para WhatsApp e SMS, por exemplo, te auxilia a alcançar seus clientes nos canais de comunicação mais utilizados por eles; 
  • suporte ao cliente: através de chatbots, a empresa pode estar presente 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender as necessidades de seus clientes;  
  • atendimento personalizado: com a automatização de estratégias de marketing, é possível segmentar o consumidor e atendê-lo de maneira a respeitar suas necessidades específicas.

Faça pesquisas de satisfação

Uma das melhores formas de entender o nível de satisfação do cliente e de identificar pontos de melhoria é por meio de pesquisas.

A Net Promoter Score (NPS), por exemplo, pode ser uma boa opção para as empresas que desejam obter feedbacks. Aproveite e confira nossos conteúdos completos sobre o que é NPS e como calcular NPS.

Não há dúvida de que a experiência do cliente deve ser prioridade em todas as empresas. É possível aprimorá-la através de diversas estratégias – entre elas, o customer success e o customer centric. Mas a dica é sempre lembrar que a comunicação e a empatia são a base de todo o relacionamento com o cliente!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.