Automação de marketing: o que é, importância e benefícios

Saiba o que é Automação de Marketing e como pode ajudar a sua empresa a otimizar resultados. Conheça as melhores ferramentas para ações em grande escala!

Automação de marketing é o uso de softwares e tecnologias para otimizar e facilitar as tarefas de marketing online.

Esta técnica é valiosa para otimizar esforços e acompanhar resultados das ações de marketing de maneira mais prática e direta.

O que é automação de marketing

Assim como o nome sugere, a automação de marketing é a prática de usar a tecnologia a favor das estratégias de marketing, com o objetivo de interagir com o público e acompanhar resultados.

É possível considerar também a automação de marketing um facilitador. Afinal, com ela, é possível otimizar uma série de produções e análises para a obtenção de resultados cada vez mais precisos.

A importância da automação de marketing

Imagine que a equipe de marketing de uma empresa é responsável pela rotina de estratégias relacionadas ao marketing online, como um cronograma de ações de e-mail, por exemplo, em que é necessário enviar e-mails semanais para interagir com o público.

Além dessa tarefa, a equipe é responsável pela publicação de artigos em blogs e divulgação desses posts nas redes sociais, bem como outras atividades relacionadas às estratégias da marca, como interação com o público e análise de resultados.

Naturalmente, ao longo do tempo, as demandas tendem a crescer, acompanhando o ritmo de desenvolvimento da empresa. E, é claro, as atividades se tornam cada vez mais trabalhosas.

Diante de tantas atividades, a equipe precisa de ferramentas que facilitem processos e otimizem o tempo de trabalho.

6 benefícios da automação de marketing

Conheça seis benefícios que a automação de marketing digital pode proporcionar às suas estratégias!

Nutrição de leads

Leads que ainda não tomaram a decisão de compra, mas já sabem que têm uma demanda e estão buscando saná-la, merecem atenção especial.

São leads que não estão no momento ideal da compra, mas muito perto – por isso, manter o relacionamento com o cliente pode ser decisivo. Assim, quando estiverem prontos, lembrarão da sua empresa e a terão como um referencial.

A automação em marketing facilita o relacionamento direto, através da nutrição de leads, utilizando recursos como ferramentas próprias para disparos de e-mails, publicação de conteúdos em blogs e redes sociais.

Eficiência no pré-venda

Com a automação do processo de pré-venda, é possível enviar – rapidamente e em grande volume – informações relacionadas a produtos e promoções para a base de leads, por exemplo.

Assim, seu processo de pré-venda ganha mais eficiência e qualidade, gerando leads qualificados e melhores resultados comerciais.

Atendimento ao cliente

 O marketing de automação também melhora o atendimento ao cliente, automatizando o processo de interação com o público.

Através de ferramentas conversacionais, como o chatbot, o SMS e o WhatsApp, é possível oferecer atendimento mais eficiente e rápido em canais de fácil acesso ao cliente.

Além disso, existem plataformas de atendimento que permitem a integração entre todos os seus canais de comunicação com o cliente em um só lugar. Assim, você simplifica o atendimento e garante maior produtividade à sua equipe.

Coleta de dados

Ferramentas de automação de marketing oferecem uma série de relatórios, dashboards e informações valiosas, para que os profissionais da área analisem e tracem novas estratégias para o negócio.

Assim, é possível identificar pontos fortes e fracos de cada estratégia e desenvolvê-los.

Comunicação personalizada

A partir de ferramentas de  automação de marketing, é possível segmentar os leads por diversos critérios e adotar uma comunicação adequada para cada.

Assim, você pode adaptar estratégias e enviar informações personalizadas para cada persona, atendendo melhor seus interesses. O relacionamento entre empresa e lead será fortalecido!

Eficiência da venda

A automação marketing leva a uma maior eficiência no pré-venda, que, por conseguinte, leva a uma maior eficiência na venda.

A equipe de vendas receberá leads qualificados, que, já tendo passado pelas primeiras etapas do funil, estão no momento certo para a compra e não precisarão de muita persuasão. Assim, seus índices de conversão aumentam.

Ferramentas para automação

Agora que você conhece os benefícios, conheça também algumas sugestões de ferramentas de automação de marketing digital!

WhatsApp Business API

A primeira ferramenta da lista não poderia ser outra! O WhatsApp Business API permite a automatização de conversas no aplicativo de mensagens mais popular do Brasil. Mais do que isso, com essa ferramenta é possível utilizar a automação de marketing integrada ao WhatsApp, conectando-se com clientes por meio de notificações instantâneas e atendimento personalizado.

Com o API WhatsApp, é possível enviar conteúdos e alertas, oferecer suporte, atender clientes e mostrar status de pedidos. Além disso, é possível acompanhar os dados dos resultados das interações. Assim, você economiza esforços e ganha eficiência em ações de WhatsApp marketing.

SMS

Assim como no WhatsApp, com um API de SMS, é possível enviar milhares de mensagens de uma só vez, facilitando a divulgação de eventos, o envio de lembretes e cobranças, a coleta de dados e a realização de pesquisas.

Com este sistema de automação de marketing, você aumenta o alcance de suas campanhas, já que 90% das mensagens SMS são lidas em menos de três minutos.

Zenvia Chat

Sugestão especial da Zenvia, o Zenvia Chat permite a integração de diversos canais de comunicação em um só lugar – entre eles, WhatsApp, e-mail, SMS, etc.

Assim, você oferece comodidade e eficiência em todas as etapas do funil de vendas, estando presente nos meios de comunicação mais utilizados pelo consumidor.

Dicas para uma automação de sucesso

Para implementar uma estratégia de automação de marketing de sucesso, confira algumas dicas.

  1. Escolha a ferramenta que mais atenda suas necessidades.
  2. Defina objetivos claros, que te ajudarão a acompanhar os resultados das ações de automação de marketing.
  3. Segmente o envio de diferentes conteúdos para cada tipo de persona.
  4. Programe fluxos de nutrição, com envio constante de conteúdos para leads, e defina a periodicidade de envio.
  5. Acompanhe os resultados através dos dados coletados.
  6. Analise os resultados, com base nos objetivos traçados, e implemente melhorias.

Adote a automação de marketing e poupe esforços manuais, que podem ser melhor alocados na elaboração e implementação de estratégias, melhorando seus resultados comerciais!
Não deixe de conferir também nosso artigo sobre lista de transmissão WhatsApp e aprenda mais sobre esta ferramenta, que pode ser usada em conjunto com o API do WhatsApp Business.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.