CASES

Parceria com a Zenvia ajuda hub de tecnologia a triplicar o faturamento em apenas sete meses

Triplicar o faturamento da empresa em apenas sete meses parece algo inalcançável, certo? Para a Zero Treze Innovation Space, não. Com o Zenvia Partners, programa de parceria de canais da Zenvia, esse hub de tecnologia localizado na cidade de Santos, no Estado de São Paulo, conseguiu tal resultado em tão pouco tempo.

Desenvolvimento de projetos de média e alta complexidade, compartilhamento de leads e muita troca de conhecimento são apenas alguns dos fatores que possibilitaram uma parceria de tamanho sucesso. 

Continue a leitura para entender como tudo começou, o que mudou na empresa, alguns projetos que já foram realizados e quais são os planos futuros para a Zero Treze e a Zenvia.

Como começou a parceria Zero Treze e Zenvia

A parceria começou antes mesmo de Zero Treze e Zenvia existirem. A explicação para isso é que Marco Riveiro, fundador e CEO da Zero Treze Innovation Space, também dirige uma consultoria de inteligência de dados.

Em 2015, a consultoria se aproximou da Spring Mobile, especializada em SMS, ao implementar serviço de mensageria para seus clientes. Esse foi apenas o primeiro passo para uma trajetória de sucesso de ambas. 

Com a aquisição da Spring pela Zenvia, o caminho ficou ainda mais curto para a parceria com a Zero Treze. A partir daquele momento, a solução principal da parceria deixaria de ser o SMS e passaria a focar em outra expertise e ferramenta: a de chatbot e automação.

A Zero Treze Innovation Space já elaborava projetos complexos de Inteligência Artificial, Internet of Things (IoT), chatbots, assistentes virtuais, entre outros. Porém, segundo Marco, “faltava um framework e um canal que ampliassem a divulgação do trabalho para possíveis clientes”.

A parceria foi, então, a saída ideal para o crescimento conjunto. A empresa encontrou na Zenvia um ótimo meio de dar visibilidade aos seus projetos, enquanto essa encontrou um parceiro capaz de não só integrar suas soluções, mas também de atender demandas da própria Zenvia. O contrato foi fechado em dezembro de 2019, quando resolveram caminhar juntas para irem cada vez mais longe.

Alguns projetos já realizados como Zenvia Partner

O escopo da parceria previa que a Zero Treze utilizasse a plataforma Zenvia em seus projetos, ampliando seus canais indiretos. Enquanto isso, o hub de tecnologia expandia também seu alcance na aquisição de novas oportunidades de receita recorrente.

No meio do caminho, os planos se desenvolveram de forma que a empresa santista passou não só a integrar soluções, como também a atender demandas da Zenvia e a dar suporte técnico para os clientes dela.

Já em março de 2020, foi necessário que a Zero Treze assumisse um grande e importante projeto de cliente da Zenvia. Foram feitos treinamentos e a sintonia dos times de ambas empresas mostrou que a parceria poderia render ótimos frutos. 

“As consequências disso foram uma excelente entrega, em curtíssimo espaço de tempo (antes mesmo do fim do prazo estipulado), confirmando as expectativas de ambos os lados”, afirma Marco Riveiro. A partir disso, a relação entre as empresas se estreitaram, em projetos de chatbot e automação de WhatsApp e Watson para diversos clientes.

De acordo com Fabiana Oliveira, gerente de Canais da Zenvia, a parceria é uma via de mão dupla. “Nossa parceria com a Zero Treze é bastante ampla. Além de apoiarmos o hub santista em seus projetos, com o objetivo de criar melhor experiência ao cliente, também pudemos contar com a empresa em projetos estratégicos da Zenvia, como o RCS”, afirma.

Resultados já alcançados

Dado o pontapé inicial, junto com o time de Onboarding da Zenvia e com uma profissional executiva dedicada, o squad da Zero Treze Innovation Space passou a atuar continuamente em demandas. A intensa sintonia, troca de conhecimento e o crescimento conjunto proporcionou compartilhamento de projetos e implementação da plataforma Zenvia em todos eles.

“Temos uma ótima relação com todo o time da Zenvia, principalmente com o time técnico. A integração entre as equipes é excelente e conseguimos uma sinergia em que falamos a mesma língua, além de negociarmos tudo muito bem”, observa o CEO da Zero Treze.

Os resultados disso podem ser vistos em números: de acordo com Marco, o crescimento tem sido exponencial, grande parte devido à parceria com a Zenvia. Em apenas sete meses de parceria, o faturamento líquido mensal da Zero Treze triplicou, partindo de 30 mil para 90 mil reais. Somente de junho a agosto, o aumento foi de cerca de 40% ao mês, com média de cinco a seis projetos ativos.

Ainda, metade da carteira atual de clientes do hub de tecnologia é composta por empresas que chegaram a ela via Zenvia Partners. Para Marco, é inegável a relevância do programa de parcerias: “sabemos que resultados como esse não são comuns de acontecerem. É por isso carregamos o dobro de compromisso com entregas para respaldar essa boa parceria”.

O que mudou na Zero Treze devido à parceria com a Zenvia

Não foram só números e resultados que tiveram um incremento com a parceria entre as empresas. Com o aumento das demandas, a empresa de Marco precisou de uma reestruturação e alocação de um time exclusivo para atendê-las.

Dessa maneira, de cinco pessoas dedicadas, o time cresceu e hoje conta com 15, além de uma Product Manager para gerenciá-lo. Assim, 40% de toda a capacidade produtiva da Zero Treze é alocada para projetos provenientes da parceria com a Zenvia.

Para além do time, procedimentos também foram reformulados e otimizados. Foi criada uma esteira de processos e de gestão de projetos que tirassem a melhor performance da empresa santista. Ainda, os canais de voz e SMS da Zenvia estão sendo integrados na própria Zero Treze para melhorar o atendimento aos clientes em cada etapa da jornada.

Planos para o futuro da parceria

Tamanho sucesso tem rendido ainda planos futuros para a parceria. De acordo com Marco, seu hub de tecnologia tem se comprometido em reinvestir parte do recurso proveniente da parceria para a formação de uma área comercial, tendo a expansão como foco.

E não só isso, o impacto da parceria com a Zenvia também tem fins sociais. A Zero Treze tem uma iniciativa de educação tecnológica de jovens de baixa renda, o Projeto AmiGU, que visa prepará-los para o mercado. 

Segundo Marco, o contrato com a Zenvia demanda a construção de um time de suporte para dar sustentação aos projetos. Como o Projeto AmiGU atualmente multiplica o conhecimento nas plataformas Zenvia a seus alunos, quatro deles foram contratados para dar suporte nas operações da Zero Treze em conjunto com a Zenvia.

“Isso mostra o potencial de impacto dessa união não apenas ao escalar nossos serviços, como também ao gerar impacto social por meio de serviço de TI. Mais do que dar o conhecimento, estamos também buscando dar a oportunidade para o jovem recém-formado no projeto”, afirma Marco.

Sendo assim, o programa Zenvia Partners fez com que os objetivos iniciais da Zero Treze começassem a ser alcançados, assim como possibilitou que mais clientes, ou seja, outras empresas, também tivessem a oportunidade de simplificar sua comunicação por meio de soluções como automação de WhatsApp.

Os resultados da parceria também são bem-vistos pela Fabiana, da Zenvia. Segundo ela, “atender as necessidades de comunicação das empresas não significa apenas gerar soluções. Elas precisam também ser simples, eficientes trazerem os resultados esperados. É para isso que trabalhamos. E, nessa jornada, contar com prestadores de serviço como a Zero Treze que sejam capazes de simplificar a adesão da solução para médias e grandes empresas é essencial”.

Sobre a Zero Treze

A Zero Treze Innovation Space é um hub de tecnologia criado e com sede em Santos, no Estado de São Paulo. A empresa é especialista em projetos de Inovação e tem profundo compromisso em Transformação Digital, sendo sua operação baseada na cocriação tanto em squads quanto com o próprio cliente (e parceiros).

Sua expertise envolve integração de serviços, aplicação de soluções open-source, elaboração de projetos de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, automações, criação e implantação de chatbots, entre outros. 

Sobre a Zenvia

Movida pelo propósito de simplificar o mundo, a Zenvia habilita 8 mil empresas a melhorarem a experiência de 200 milhões de pessoas por meio de sua Plataforma de Comunicação. Nossa tecnologia inovadora inclui soluções de WhatsApp, SMS e Voz, permitindo integrações e automações nos processos e sistemas de gestão das empresas. Temos como objetivo empoderar profissionais técnicos ou de negócio, focando em autonomia, facilidade de uso e modelo de negócios flexível para empresas de qualquer porte. Para mais informações, acesse nosso site e confira nossos perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre o Zenvia Partners

Lançado em 2018, o Zenvia Partners é o programa de parcerias da Zenvia que possibilita que agências de comunicação, software houses, desenvolvedores, entre outros, elaborem projetos por meio do uso de suas soluções de WhatsApp, SMS e Voz.

Entre os benefícios do programa estão o incremento do portfólio, o alcance de novos mercados e a possibilidade de obtenção de receita recorrente. O resultado é otimização de entregas, surpreendendo parceiros e clientes com as possibilidades das soluções de comunicação. Atualmente, o programa reúne mais de 300 parceiros. Quer ser um parceiro? Basta acessar nossa página de Parcerias.

Contrate a Zenvia e tenha mais resultados para o seu negócio

Conheça nossos produtos

Veja como outros clientes aumentaram seus resultados usando a plataforma de interação digital da Zenvia

  • Euro Motors atinge mais de R$ 18 milhões de faturamento com gestão de leads 100% digital

    Principais resultados:
    Em 2019, foram mais de 10 mil leads alcançados, enquanto em 2020 já são quase 4 mil que, até março, resultaram em 49 vendas e mais de 8 milhões em faturamento Segmentos: Chatbots, Zenvia Partners
    Segmentos:
    Confira
  • Rock in Rio: chatbot permite criar a agenda de shows e descobrir a Cidade do Rock

    Principais resultados:
    Foram mais de 100 mil mensagens trocadas entre público e chatbot de Facebook Messenger durante evento.
    Segmentos:
    Chatbots, Zenvia Partners
    Confira
  • Com chatbot, Rentcars.com passa a atender 10 mil pessoas por mês em dúvidas frequentes

    Principais resultados:
    São 2.500 atendimentos por semana que geram índice de satisfação de 80% segundo avaliação dos consumidores.
    Segmentos:
    Chatbots, Varejo
    Confira

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.