Transformação digital e marketing para franquias: passos fundamentais

Nos dias atuais, a transformação digital é um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa, incluindo as franquias!

Nos dias atuais, a transformação digital é um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa, incluindo as franquias, foco do nosso artigo. E, sem dúvidas, uma das áreas bastante impactadas é a comunicação do negócio. Ou seja, a forma de oferecer um melhor atendimento aos clientes e aumentar os impactos do marketing para franquias.

Afinal, a capacidade de se adaptar às mudanças tecnológicas e utilizar estratégias eficazes de marketing, atendimento ao cliente e vendas desempenha um papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento das franquias. 

Sendo assim, a fórmula do aumento de resultados e, por consequência, dos lucros, passa diretamente por um bom marketing alinhado com a transformação digital.

Por isso, neste artigo, vamos explorar os seguintes temas: 

  • Os princípios fundamentais da transformação digital
  • A importância do atendimento via WhatsApp 
  • Como funciona o multiatendimento ao cliente
  • Benefícios da transformação digital e do marketing para franquias
  • Soluções para transformação digital e o marketing de franquias

Confira nossas dicas e traga a transformação digital para o atendimento e marketing da sua franquia!

Princípios da transformação digital

Para entendermos melhor o conceito de transformação digital é preciso ter em mente que se trata de uma nova abordagem totalmente relacionada com inovações tecnológicas. 

Dessa forma, a transformação digital busca uma integração dessas tecnologias dentro do negócio, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional da empresa e também potencializar a competitividade no mercado.

Para as franquias, isso significa adotar tecnologias que automatizam processos, simplifiquem operações e permitam a coleta e análise de dados para embasar decisões informadas. E, isso inclui tudo que está ligado com marketing, vendas e atendimento.

 Vamos ver alguns exemplos de como a transformação digital impacta diretamente a comunicação da franquia e seus processos de vendas: 

1. Automação de processos: a automação de processos é um dos princípios importantes para que a transformação digital se torne realidade nas franquias. E como isso funciona na prática? Quanto mais forem adotadas soluções que tornam tarefas manuais em tarefas automáticas, mais se ganha eficiência. 

Com isso, por exemplo, permitir que um bot faça uma triagem ou primeiro atendimento dos clientes, permite que o atendente já inicie uma conversa munido de informações fundamentais e otimize seu tempo com pontos mais estratégicos em sua abordagem.

2. Análise de dados: coletar dados é uma das possibilidades mais interessantes que as inovações tecnológicas nos trouxeram. Já que dados representam conhecimento. Mas, aqui entra um porém, eles só se transformarão em conhecimento se tiverem um tratamento, uma análise em cima deles.

Sendo assim, quando a franquia consegue recolher e analisar dados dos clientes, começa a entender melhor seu público, quais as tendências deles, qual a melhor forma de se comunicar com eles e como aumentar o interesse pelos seus produtos. Além disso, proporcionam para o cliente um atendimento mais personalizado e uma melhor experiência. 

Por isso, quanto mais organizados e centralizados os dados estiverem, mais fácil será de obter essas informações. Hoje em dia há soluções que concentram os atendimento e geram relatórios de atendimento em tempo real

3. Integração de canais: garantir a integração de todos os canais de comunicação é fundamental para que a transformação digital aconteça no marketing para franquias. Na prática, isso significa que independentemente do canal (WhatsApp, E-mail, SMS, etc), as informações que se tem do cliente devem ser as mesmas e disponibilizadas para o atendente que for realizar quaisquer interações. 

A importância do atendimento via WhatsApp

Atualmente, o WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação indispensável para as franquias. A sua facilidade de utilização e o potencial de alcance de público fazem com que seja um canal valioso para proporcionar a melhor experiência para os seus clientes. Veja quais são os principais usos e benefícios:

  • Comunicação direta: o whatsapp permite que as franquias se comuniquem diretamente com os clientes, proporcionando um atendimento personalizado e eficaz. Os clientes podem tirar dúvidas, fazer pedidos e receber suporte rapidamente.
  • Marketing direto: as franquias podem enviar mensagens promocionais, atualizações de produtos e ofertas especiais diretamente para os clientes, mantendo-os informados e engajados.
  • Automatização: a automatização de respostas no WhatsApp é uma estratégia eficiente e totalmente de acordo com a transformação digital nos negócios. As franquias podem configurar chatbots para responder a perguntas comuns e direcionar os clientes para o atendimento humano quando necessário.

Como funciona o multicanal ao cliente

Já que estamos falando de como fazer com que a transformação digital seja uma realidade para os negócios e quais as principais aplicações dentro do marketing para franquias, não poderíamos deixar de fora o multiatendimento. Afinal, ele é um dos grandes destaques que as novas tecnologias proporcionaram para as empresas. 

Assim sendo, o multiatendimento tem permitido que as franquias atendam aos clientes em vários canais de forma integrada. Ou seja, não importa o canal de entrada, da primeira comunicação. Pode ser via WhatsApp, e-mail ou SMS, as informações que o atendente terá serão sempre as mesmas e consistentes, mesmo que o cliente procure novamente por outro canal.

Além disso, é possível que mais de um atendente realize uma interação por um único canal. Isso significa que a franquia poderá ter apenas um número de contato de WhatsApp que, internamente, mais de um atendente estará disponível para realizar o contato com o cliente. 

Para obter um multiatendimento na prática, é preciso realizar algumas ações:

  • Integrar os canais de comunicação, como E-mail, SMS, WhatsApp, etc
  • Ter um banco de dados centralizado com as informações sobre todos os clientes, independentemente do canal
  • Os atendentes devem receber treinamento adequado para lidar com as ferramentas e canais de comunicação variados
  • O multiatendimento está ancorado em respostas rápida, por isso é preciso garantir agilidade, como com o uso de um chatbot de triagem, por exemplo

Benefícios da transformação digital e do marketing para franquias

Como vimos, a transformação digital está fortemente ligada com as estratégias de comunicação e marketing para franquias. E, por mais que o termo “transformação digital” possa remeter a algo extremamente complexo, na prática são ações bastante viáveis de serem adotadas para um negócio. Além de trazerem benefícios com ganhos bastante palpáveis.

Pensando nisso, trouxemos um resumo do quanto é possível alcançar de benefícios adotando soluções que permitem a adoção dessas inovações dentro das franquias. Confira:  

  1. Crescimento de negócios: as ações que falamos anteriormente, aliando transformação digital e marketing para franquias, permitem alcançar um público maior e fidelizá-los
  2. Melhoria na experiência do cliente: A capacidade de oferecer atendimento rápido e personalizado através de canais como o WhatsApp melhora a experiência do cliente e aumenta o engajamento do público
  3. Eficiência operacional: A automação de processos reduz erros e aumenta a eficiência operacional, economizando tempo e recursos
  4. Maior competitividade: As franquias que abraçam a transformação digital e o marketing eficaz estão mais bem posicionadas para competir no mercado atual, que está em constante evolução.

Soluções para transformação digital e o marketing de franquias

Após passarmos pelos tópicos que nos mostram quais ações tomarmos dentro da transformação digital e do marketing para franquias e quais os benefícios delas, fica a pergunta: mas como tornar tudo isso em algo concreto? 

Sem dúvidas, para fazer com que a comunicação na franquia possa aproveitar de tudo que a tecnologia traz de verdadeiramente útil é necessário contar com soluções e ferramentas que irão ajudar a alcançar os resultados desejados. 

Aqui na Zenvia, temos o Zenvia Attraction e o Zenvia Conversion, que atendem exatamente essa necessidade.  O Zenvia Attraction cria campanhas de disparo de comunicações em massa de forma personalizada, por WhatsApp, SMS, E-mail ou RCS, tudo isso em uma só ferramenta. Com ele, as franquias podem: comunicar ofertas e promoções em massa, enviar lembretes e notificações, acompanhar resultados e obter insights.

Por sua vez, o Zenvia Conversion permite a centralização do time comercial em uma única plataforma, atendendo a todos os diferentes canais. O Zenvia Conversion possui também um período de testes gratuito de 7 dias. Você pode conferir aqui.

Os dois se complementam e funcionam perfeitamente em conjunto, permitindo elevar o marketing para franquias para um novo patamar.

Lembrando sempre que a capacidade de se adaptar às inovações tecnológicas, implementar novos canais de comunicação e automatizar processos é o que faz e fará diferença nos resultados e no futuro da franquia. Por isso, comece agora mesmo!

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Escrito por

Janine Costa